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Perfis comportamentais: 3 dicas importantes de aplicação nas empresas
Lidar com pessoas é um desafio e é por isso que o RH utiliza ferramentas inteligentes que auxiliam nessa tarefa. A análise de perfis comportamentais, por exemplo, é uma ciência que, se bem aplicada, pode render resultados reais na rotina de trabalho — e é sobre isso que falaremos neste artigo!
Afinal, você conhece bem o perfil do seu time e sabe como utilizar essa informação a favor do crescimento do seu negócio?
Segundo uma pesquisa da Solides, que analisou cerca de 300 mil pessoas, a maioria da população do Brasil tem características de um perfil comunicador, o que, de fato, diz muito sobre o brasileiro! Mas, você sabe o que este perfil significa, na prática?
Continue a leitura!
O que são perfis comportamentais?
Culturas, modos de vida, criações, diversidade geracional e condutas… tudo isso faz com que cada pessoa seja única.
Os Recursos Humanos lidam diariamente com as diferenças, mas há uma metodologia que agrupa as formas de agir em quatro tipos, são eles:
- Dominância;
- Influência;
- Estabilidade;
- Conformidade.
Essa metodologia de análise, criada pelo psicólogo William Marston, e denominada DISC, foi o ponto de partida para a configuração de perfis comportamentais que conhecemos hoje. Atualmente, as análises fornecem os seguintes resultados: executor, comunicador, planejador e analista, respectivamente.
Veja as principais características de cada um deles!
Tipos de Perfis Comportamentais
- Perfil Executor: é determinado, otimista e dinâmico. Tem aptidão para liderança, pois enfrenta desafios e assume riscos. Também é competitivo, ágile focado em resultados.
- Perfil Comunicador: é proativo, extrovertido e criativo. Trabalha bem em equipe, valoriza a autonomia, preza pelo contato interpessoal e pelo ambiente harmônico.
- Perfil Planejador: é observador, calmo e disciplinado.Preza pela segurança, gosta de rotinas e cronogramas, é mais introspectivo, mas isso não o impede de ajudar os colegas, já que também é bastante paciente e bom ouvinte.
- Perfil Analista: é detalhista, muito organizado e gosta de regras claras. Tem comprometimento com o trabalho de qualidade e analisa as situações por todos os aspectos para tomar uma decisão. Geralmente, se beneficia da rotina.
Todas as pessoas têm um pouco de cada perfil, no entanto, em geral, entre 1 a 2 perfis são mais predominantes e esta combinação dos 4 perfis é que determinam o perfil comportamental de cada um.
Por que implantar a análise do perfil comportamental nas empresas?
- Equipes harmônicas com foco em resultado
Mais do que simplesmente identificar certos atributos, traçar esse tipo de informação pode resultar numa boa base para a formação de equipes harmônicas, com perfis complementares que contribuem para melhores resultados.
Afinal, só conhecendo os skills de cada funcionário para criar o time perfeito, ou melhor, uma equipe de alto desempenho, não é mesmo?!
- Perfil do colaborador alinhado com a cultura da empresa
Não existe perfil bom ou ruim. Para se consolidar uma cultura organizacional é preciso ter entendimento dos diferentes perfiis dos colaboradores e como estes se adequam às expectativas do negócio.
Há com essa prática, ainda, melhorias nos processos de recrutamento e seleção e, consequentemente, menos gastos derivados de escolhas não tão assertivas.
- A importância da escolha certa
A contratação de um novo colaborador é guiada tanto por suas habilidades técnicas quanto pelas comportamentais. Assim, o método contribui para a escolha dos candidatos com perfis mais adequados para cada uma das diferentes vagas, reduzindo consequências negativas como o alto índice de turnover.
Tudo isso melhora a gestão, a produtividade, os treinamentos, e a motivação dos funcionários.
Ótimo, mas como aplicar esse tipo de técnica, na prática? Explicamos a seguir!
3 dicas importantes para aplicação do teste de perfil comportamental
O que sua empresa espera de uma nova contratação? Quais atitudes são esperadas das pessoas que fazem parte do seu time e como pode ajudá-las a entregar esses resultados?
São esses os questionamentos que orientarão as melhores decisões voltadas à admissão de novas pessoas ou gerenciamento dos funcionários já contratados.
Confira nossas dicas para colocar o mapeamento de perfis comportamentais em prática!
1. Entenda o perfil da empresa
É preciso olhar para dentro antes de avaliar o que vem de fora! Por isso, compreender como é a empresa é o primeiro passo para organizar equipes completas conforme as necessidades do negócio.
Isso engloba aspectos como missão e valores, mas também como as funções e processos são conduzidos.
Uma vez compreendido o perfil da organização, a tarefa de buscar por talentos cujas características sejam compatíveis com a identidade da empresa se torna mais fácil.
2. Determine qual é o perfil desejado de um funcionário
A formação acadêmica e a experiência no mercado de trabalho são indispensáveis, mas esses fatores devem estar associados às atitudes do potencial funcionário.
Caso contrário, pode ser que você encontre um profissional excelente, mas que não se encaixe nas expectativas da gestão para aquela vaga.
Além disso, é fundamental visualizar o perfil dos demais colaboradores do setor em que há um cargo vago para não formar uma equipe cheia de comunicadores e com déficit de planejadores, por exemplo.
3. Conte com a Unblur
Após entender o que são os perfis comportamentais e a importância de mapeá-los, pode surgir a clássica dúvida de como fazer essa tarefa.
Podemos te ajudar! Afinal, os 30 anos de experiências das nossas sócias são a nossa marca no mundo de que estamos ajudando pessoas a clarear suas ideias, com a análise dos perfis comportamentais e outros serviços.
Neste artigo, nós abordamos a ideia por trás do mapeamento de perfis, trouxemos características relevantes de cada perfil e pontuamos como o método pode fortalecer as dinâmicas empresariais.
Quer aprofundar mais nesse assunto? Continue aqui e conheça o Teste de Perfil DISC: por que ele é tão importante para analisar perfis comportamentais?