Teste de Perfil DISC: por que ele é tão importante para analisar perfis comportamentais?

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    Teste de Perfil DISC: por que ele é tão importante para analisar perfis comportamentais?

    O teste de perfil DISC é uma das muitas ferramentas à disposição de Recursos Humanos e das lideranças.

    Mapear o comportamento humano sempre foi um desafio para gestores, empreendedores e mais difícil do que compreender sua conduta é encontrar profissionais com perfis comportamentais e habilidades compatíveis com as que o cargo exige.

    O relatório do futuro do trabalho” do Fórum Econômico Mundial (FEM), publicado no fim de 2020, entrevistou quase 300 empresas e aponta essa demanda.

    Segundo o FEM, cerca de 43% das empresas revelam que decidiram diminuir sua força de trabalho nos próximos anos focando na tecnologia; dessas, 41% investirão em seus funcionários para conseguirem desempenhar um trabalho melhor, ou contratarão pessoas especializadas.

    Porém, 55,4% das empresas apontam encontrar lacunas de competências nas pessoas em seus respectivos mercados, o que desacelera o processo de adoção das novas tecnologias.

    Para especialistas, soft skills e hard skills estão no mesmo nível de importância para a transformação do mercado de trabalho.

    Bom, seja qual for o motivo porque sua empresa precisa traçar perfis e habilidades, o fato é que o teste de perfil DISC pode ser uma ótima ajuda para gestores e empreendedores entenderem os melhores perfis comportamentais para as vagas que precisam preencher.

    Teste de perfil DISC: afinal, o que é?

    DISC é uma sigla que indica quatro perfis-chave, cunhados por William Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard em 1920.

    Marston empregou o termo para explicar as principais reações emocionais dos seres humanos em sua obra “As emoções das pessoas normais”, mas ele foi influenciado por ideias similares de Hipócrates e Galeno.

    Mesmo 100 anos após sua publicação, a obra e suas ideias são largamente utilizadas como auxílio no processo de diagnóstico do perfil comportamental.

    DISC: o que significa a sigla?

    Observe o que significa cada letra da sigla:

    D — Dominância: relacionada a poder, controle e foco em resultado;

    I — Influência: indica habilidade de comunicação e relações interpessoais;

    S — Estabilidade: corresponde à persistência e paciência;

    C — Conformidade: relativa à sistematização e organização.

    Na prática do RH, como é o DISC na análise de perfis comportamentais?

    A metodologia DISC é uma ferramenta que auxilia o RH a compreender os diversos perfis comportamentais, dando um olhar mais aprofundado sobre suas motivações e comportamentos. Ter esse conhecimento em mãos certamente faz com que o processo de gestão de pessoas seja muito otimizado.

    Ao realizarem o teste, as pessoas respondem a uma série de questões que, depois, são categorizadas, tratadas e analisadas sistemicamente.

    Como vemos, apesar de complexo o teste DISC pode ser tranquilamente aplicado, com o auxílio de plataformas e planilhas eletrônicas — que também facilitam a análise dos dados.

    Como todo teste, ele deve ser aplicado por um profissional devidamente certificado para realizar a devolutiva, com os conhecimentos necessários para conduzir de modo mais preciso os processos de avaliação.

    9 vantagens da metodologia DISC e porque aplicá-la

    Imaginamos até esse ponto que você já pode supor as vantagens em aplicar o teste DISC, certo? Mas, vamos nos aprofundar nisso!

    1. Reduz informações assimétricas, ou seja, problemas de alinhamento de comunicação que atrasam processos e podem causar erros graves de entendimento.

    2. Aprimora o recrutamento e seleção de profissionais, por dar perfis mais nítidos com detalhamentos das tendências de comportamento, algo que pode ser muito difícil somente com entrevistas.

    4. Promove a retenção das pessoas certas, pois o perfil DISC facilita a seleção das pessoas mais adequadas para as posições na organização

    5. Aproxima mais a empresa de seus funcionários, uma vez que apoia o autoconhecimento e consequente desenvolvimento do time. 

    6. Promove a construção da cultura empresarial, se o RH tem o perfil das pessoas certas nos lugares certos.

    7. Ajuda a criar um banco de talentos completo, que pode começar a ser feito nos processos seletivos conduzidos com o DISC.

    8. Indica programas de treinamento mais assertivos, já que se tem uma ideia real das necessidades das pessoas na organização.

    9. Possibilita o reposicionamento de funcionários em diferentes funções, tendo em vista as características de perfil necessárias para as vagas internas.

    Com todas essas vantagens em vista, apostar no teste de perfil DISC em sua empresa é, de fato, um bom negócio. Ele poderá ajudar a área de Recursos Humanos a lapidar processos e criar times excepcionais.

    Lidando com as diversas gerações com a ajuda do teste de perfil DISC

    Falaremos separadamente desse ponto, afinal, ele merece grande importância.

    Nunca, como hoje, se observou um mix tão grande de gerações no mercado de trabalho. O gerente de RH precisa realizar um verdadeiro malabarismo para liderar as gerações Z, Millennial, Geração X e Baby Boomer, às vezes numa mesma sala.

    Tudo isso resulta no conflito geracional que acaba influenciando negativamente na produtividade. Segundo estudo da ASTD Workforce Development com a VitalSmarts, o antagonismo entre as gerações leva à queda de 12% na produtividade.

    Como notamos nitidamente, não é um assunto que simplesmente se pode ignorar e o RH com as demais lideranças devem alinhar seus posicionamentos para elaborar planos que reduzam esse problema.

    Quer um exemplo?

    Após um estudo dos resultados do perfil DISC e de uma pesquisa de satisfação dos funcionários, podem ser feitas:

    • Ações de endomarketing lidando com determinados pontos levantados pelos funcionários;
    • Rodas de debates com mediadores a respeito de um tema; 
    • Também pode ser adotada a mentoria reversa, para reduzir a sensação de verticalidade na empresa;
    • E até mesmo traçar estratégias de liderança situacional para lidar com conflitos.

    Interessante, não!?

    Somos a Unblur e fazemos diagnósticos assertivos

    Até aqui, apontamos a importância do diagnóstico assertivo do perfil das pessoas que trabalham em sua empresa. 

    Na Unblur, temos o propósito de ajudar pessoas a clarear suas ideias, visualizar soluções e facilitar a tomada de decisão, seja em seu negócio ou em áreas específicas da sua vida.

    Nosso trabalho é levantar informações, diagnosticar o cenário, promover alinhamento de objetivos, apoiar a definição, implementação e acompanhamento de planos de ação e, por fim, medir resultados.

    Conheça-nos!

    Neste artigo, apresentamos a metodologia por trás do teste de perfil DISC e suas vantagens para a gestão das empresas e o trabalho dos Recursos Humanos. Se você gostou dessa leitura, continue aprendendo sobre o tema, entendendo mais sobre os perfis comportamentais da metodologia DISC.

    / para ler em seguida

    transicao carreira

    Foque, mas diversifique!

    No último artigo “Criar asas para voar”. Já havíamos nos conscientizado de que o momento de transição de carreira acontece algum dia e que uma boa reserva financeira é...

    Teste de personalidade MBTI

    Teste de personalidade MBTI: qual a importância na gestão de colaboradores?

    Confira como funciona, os principais benefícios do teste de personalidade MBTI em sua corporação. Acompanhe: