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Action Learning: entenda o que é e sua relevância nas empresas
A mente humana aprende de diversas formas: lendo, escutando, vendo, debatendo o assunto… tudo isso contribui para a aquisição de conhecimento. E quando praticamos algo, então, perpetuamos o ciclo de aprendizado. No meio corporativo, chamamos essa prática de Action Learning, você sabia?
De acordo com a teoria denominada Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, o grau de aprendizagem depende do tipo de ação que se executa. Podemos aprender passivamente ao ler, escutar e ver, mas absorvemos muito mais quando participamos ativamente da ação, seja colocando em prática ou ensinando a alguém.
Nesse caso, o nível de aprendizado proveniente da prática é de 80%. Embora a teoria do psiquiatra norte-americano tenha sido aplicada ao âmbito da educação, ela também se encaixa perfeitamente no ambiente de trabalho.
O que é Action Learning?
Antes da explicação, convém traduzir o termo, não é mesmo?! Em português, “Action Learning” é equivalente a “aprendizado pela ação”.
Trata-se de uma metodologia voltada para a resolução de problemas que exigem a atuação de um grupo de profissionais empenhados na busca pela solução. O aspecto de maior destaque nesse método é que os profissionais aprendem ao mesmo tempo em que resolvem o problema.
É um processo no qual todas as suas facetas têm o mesmo grau de importância: solucionar a questão, definir ações e promover a aprendizagem.
Como funciona a metodologia?
A metodologia consiste em reuniões de pequenos grupos, de no mínimo 4 pessoas e no máximo 8. Nesses encontros, o objetivo é abordar problemas reais e, por vezes, urgentes. O senso de importância dado à situação é o que impulsiona o desenvolvimento dos profissionais envolvidos e canaliza seus esforços para a solução. É imprescindível que haja diversidade na turma, inclusive porque as perguntas dos menos experientes podem gerar importantes reflexões e descobertas!
De modo geral, a metodologia funciona da seguinte forma:
- Para alcançar tais objetivos, o grupo trabalha com perguntas e respostas. Qualquer pessoa presente pode perguntar e a maneira de fazer perguntas vaisendo aprimorada ao longo do processo. No entanto, qualquer afirmação só pode ser feita mediante uma pergunta, que pode ser dirigida a uma pessoa específica ou de forma aberta ao grupo para que todas possam responder;
- É fundamental a presença de uma pessoa especializada e capacitada para fazer o trabalho de tutoria da turma, conduzindo a reunião de acordo com a metodologia e favorecendo o aprendizado (neste caso, um coach de action learning certificado).
A sessão envolve as seguintes etapas:
- Apresentação do Problema
- Exploração para o Entendimento
- Consenso do Problema
- Ações para a solução
- Reflexões e Aprendizagem
No action learning, ação e aprendizagem são interligadas e inseparáveis. Essa é a principal premissa da metodologia.
Além do mais, a finalidade não é somente fomentar o desenvolvimento individual, mas também das equipes e da organização. Mesmo que os questionamentos sejam atribuídos a uma pessoa específica, trata-se de um esforço coletivo que gera resultados para todos.
Quais os benefícios do Action Learning
A resolução de problemas e o aprendizado já são grandes vantagens, mas a implementação dessa metodologia reúne ainda mais benefícios individuais e coletivos. Veja a seguir!
Para a empresa
Muitas são as adversidades que podem surgir no dia a dia das organizações e nenhuma empresa está isenta disso. Independentemente do tamanho da problemática, o action learning surge como um recurso capaz de:
- Solucionar obstáculos de forma ágil, eficiente e colaborativa;
- Promover o compartilhamento de conhecimento entre os funcionários;
- Promover o engajamento, participação ativa e questionamento produtivo dos colaboradores;
- Favorecer a inovação;
- Desenvolver equipes de alta performance;
- Trabalhar a aprendizagem constante (lifelong learning).
Para a equipe
O trabalho em equipe é favorecido diante de uma metodologia que funciona juntamente para grupos. Por isso, as vantagens para os times são:
- Melhora o desempenho das equipes e a integração entre os membros;
- Agiliza a tomada de decisões;
- Eleva a confiança entre os integrantes do time;
- Desenvolve o senso de compartilhamento e cooperação;
- Valoriza a diversidade.
Para os indivíduos
Cada profissional tem seu jeito particular de aprender e de solucionar questões adversas, isso é fato. Ainda assim, o action learning não deixa de beneficiar os colaboradores individualmente, afinal:
- Promove o desenvolvimento de habilidades de liderança;
- Desenvolve habilidades de comunicação;
- Fomenta a autoconfiança;
- Auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional;
- Permite que o profissional seja escutado, não importa qual seja a hierarquia da empresa.
Por que a Action Learning é tão relevante para sua empresa?
Passar por um processo de ação real é muito diferente de um treinamento, concorda?! Como salientamos no início do texto, a prática representa 80% do aprendizado humano, com isso, fica evidente que “colocar a mão na massa” está acima de qualquer simulação.
Junto a isso, o fato de o processo ser guiado por uma pessoa qualificada para tal garante a eficácia da metodologia.
Uma demanda muito comum nas organizações é a agilidade na solução de problemas, o que acaba gerando nas pessoas um comportamento natural de focar na solução, sem antes ter a devida clareza de qual é de fato o real problema que estão buscando resolver. Isso faz com que as pessoas muitas vezes encontrem soluções superficiais para situações que são apenas consequências de outros problemas, gerando a sensação de terem sido ágeis, mas não discutiram com a devida profundidade o que realmente importa, as causas raiz.
Neste artigo, você aprendeu o que é action learning e suas diversas vantagens, sendo uma delas o ato de escutar os colaboradores, preferencialmente de todos os níveis Tratamos mais sobre esse assunto em outro conteúdo nosso, acesse: Escuta ativa no ambiente corporativo.