Action Learning: entenda o que é e sua relevância nas empresas

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    Action Learning: entenda o que é e sua relevância nas empresas

    A mente humana aprende de diversas formas: lendo, escutando, vendo, debatendo o assunto… tudo isso contribui para a aquisição de conhecimento. E quando praticamos algo, então, perpetuamos o ciclo de aprendizado. No meio corporativo, chamamos essa prática de Action Learning, você sabia?

    De acordo com a teoria denominada Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, o grau de aprendizagem depende do tipo de ação que se executa. Podemos aprender passivamente ao ler, escutar e ver, mas absorvemos muito mais quando participamos ativamente da ação, seja colocando em prática ou ensinando a alguém.

    Nesse caso, o nível de aprendizado proveniente da prática é de 80%. Embora a teoria do psiquiatra norte-americano tenha sido aplicada ao âmbito da educação, ela também se encaixa perfeitamente no ambiente de trabalho.

    O que é Action Learning?

    Antes da explicação, convém traduzir o termo, não é mesmo?! Em português, “Action Learning” é equivalente a “aprendizado pela ação”.

    Trata-se de uma metodologia voltada para a resolução de problemas que exigem a atuação de um grupo de profissionais empenhados na busca pela solução. O aspecto de maior destaque nesse método é que os profissionais aprendem ao mesmo tempo em que resolvem o problema.

    É um processo no qual todas as suas facetas têm o mesmo grau de importância: solucionar a questão, definir ações e promover a aprendizagem.

    Como funciona a metodologia? 

    A metodologia consiste em reuniões de pequenos grupos, de no mínimo 4 pessoas e no máximo 8. Nesses encontros, o objetivo é abordar problemas reais e, por vezes, urgentes. O senso de importância dado à situação é o que impulsiona o desenvolvimento dos profissionais envolvidos e canaliza seus esforços para a solução. É imprescindível que haja diversidade na turma, inclusive porque as perguntas dos menos experientes podem gerar importantes reflexões e descobertas!

    De modo geral, a metodologia funciona da seguinte forma:

    • Para alcançar tais objetivos, o grupo trabalha com perguntas e respostas. Qualquer pessoa presente pode perguntar  e a maneira de fazer perguntas vaisendo aprimorada ao longo do processo. No entanto, qualquer afirmação só pode ser feita mediante uma pergunta, que pode ser dirigida a uma pessoa específica ou de forma aberta ao grupo para que todas possam responder;
    • É fundamental a presença de uma pessoa especializada e capacitada para fazer o trabalho de tutoria da turma, conduzindo a reunião de acordo com a metodologia e favorecendo o aprendizado (neste caso, um coach de action learning certificado). 

    A sessão envolve as seguintes etapas:

    1. Apresentação do Problema
    2. Exploração para o Entendimento
    3. Consenso do Problema
    4. Ações para a solução
    5. Reflexões e Aprendizagem

    No action learning, ação e aprendizagem são interligadas e inseparáveis. Essa é a principal premissa da metodologia. 

    Além do mais, a finalidade não é somente fomentar o desenvolvimento individual, mas também das equipes e da organização. Mesmo que os questionamentos sejam atribuídos a uma pessoa específica, trata-se de um esforço coletivo que gera resultados para todos.

    Quais os benefícios do Action Learning

    A resolução de problemas e o aprendizado já são grandes vantagens, mas a implementação dessa metodologia reúne ainda mais benefícios individuais e coletivos. Veja a seguir!

    Para a empresa

    Muitas são as adversidades que podem surgir no dia a dia das organizações e nenhuma empresa está isenta disso. Independentemente do tamanho da problemática, o action learning surge como um recurso capaz de:

    • Solucionar obstáculos de forma ágil, eficiente e colaborativa;
    • Promover o compartilhamento de conhecimento entre os funcionários;
    • Promover o engajamento, participação ativa e questionamento produtivo dos colaboradores;
    • Favorecer a inovação;
    • Desenvolver equipes de alta performance;
    • Trabalhar a aprendizagem constante (lifelong learning).

    Para a equipe

    O trabalho em equipe é favorecido diante de uma metodologia que funciona juntamente para grupos. Por isso, as vantagens para os times são:

    • Melhora o desempenho das equipes e a integração entre os membros;
    • Agiliza a tomada de decisões;
    • Eleva a confiança entre os integrantes do time;
    • Desenvolve o senso de compartilhamento e cooperação;
    • Valoriza a diversidade.

    Para os indivíduos

    Cada profissional tem seu jeito particular de aprender e de solucionar questões adversas, isso é fato. Ainda assim, o action learning não deixa de beneficiar os colaboradores individualmente, afinal:

    • Promove o desenvolvimento de habilidades de liderança;
    • Desenvolve habilidades de comunicação;
    • Fomenta a autoconfiança;
    • Auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional;
    • Permite que o profissional seja escutado, não importa qual seja a hierarquia da empresa.

    Por que a Action Learning é tão relevante para sua empresa?

    Passar por um processo de ação real é muito diferente de um treinamento, concorda?! Como salientamos no início do texto, a prática representa 80% do aprendizado humano, com isso, fica evidente que “colocar a mão na massa” está acima de qualquer simulação.

    Junto a isso, o fato de o processo ser guiado por uma pessoa qualificada para tal garante a eficácia da metodologia.

    Uma demanda muito comum nas organizações é a agilidade na solução de problemas, o que acaba gerando nas pessoas um comportamento natural de focar na solução, sem antes ter a devida clareza de qual é de fato o real problema que estão buscando resolver. Isso faz com que as pessoas muitas vezes encontrem soluções superficiais para situações que são apenas consequências de outros problemas, gerando a sensação de terem sido ágeis, mas não discutiram com a devida profundidade o que realmente importa, as causas raiz.


    Neste artigo, você aprendeu o que é action learning e suas diversas vantagens, sendo uma delas o ato de escutar os colaboradores, preferencialmente de todos os níveis Tratamos mais sobre esse assunto em outro conteúdo nosso, acesse: Escuta ativa no ambiente corporativo.

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