/ receba nossos conteúdos
Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.
Expandindo a Zona de Conforto: a constante busca por evolução
“Somos assim: sonhamos o voo mas tememos a altura. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos: não ter certezas. Por isso, trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram” (Rubem Alves)
Vejo que há dois tipos de gaiolas que nos aprisionam
1. Primeiro aquelas que são desconfortáveis.
Porque não são limpas, porque o alimento não é suficiente, porque o espaço é pequeno, porque está no escuro ou perto do barulho que nem o canto do pássaro conseguimos ouvir. Isso, quando ele ainda consegue ter forças para cantar…
Nesse caso, é preciso uma revolução. Repensar, redirecionar, destruir para reconstruir.
2. O segundo tipo de gaiola são as confortáveis
A comida é boa e chega sempre, a gaiola está sempre limpa e com água fresca, o ambiente ao redor é agradável, e todo dia vem alguém te ouvir cantar.
Mas, por que um pássaro irá limitar seus voos? De certo que o que ele irá encontrar lá fora é incerto. Mas ao se limitar ao que está bom e com medo do que não conhece, daquele mundo fora da gaiola, ele se priva do que poderia ser melhor. Ele mesmo rouba de sua vida a possibilidade da evolução.
E assim somos nós, seres humanos, em nossas vidas e carreiras.
A zona de conforto priva o mundo de ouvir nossos melhores cantos
Estando em desconforto no trabalho, na escuridão, sem visão de futuro ou sem alimentar nossas necessidades e interesses, seguimos presos em funções ou organizações que não promovem absolutamente nenhum bem-estar e privam o mundo de ouvir nossos melhores cantos. Aqui tá ruim, mas pelo menos eu conheço como é. Aqui “não está tudo bem”, mas não sei o que tem lá fora. O medo do novo e do desconhecido nos impedem de buscar algo que poderia ser melhor.
O que de positivo podemos escolher colocar no lugar desse medo?
Eu tenho buscado colocar a coragem. Agindo com meu “cuore”, meu coração, busco evoluir, mesmo quando “está tudo bem”. Entendo isso como uma “expansão da zona de conforto”, onde procuro sair da gaiola, do quentinho, querendo transformar algo bom em algo melhor ainda.
O desejo por novos desafios
Nas organizações, muitas vezes, podemos gostar do que fazemos, mas queremos novos desafios, desejamos aprender algo novo, usando nossos talentos para servir ao mundo de outras formas.
Diferente do pássaro que não consegue abrir a gaiola, nós conseguimos sim.
Começar a escrever esta newsletter, há quase um ano, foi uma forma de expandir minha zona de conforto. Em um primeiro momento, fazendo algo que nunca exercitei muito em minha vida: a escrita.
Como um músculo inativo que estava ali e nunca dei muita atenção a ele. No início, é bem difícil. Requer disciplina, dá medo de não conseguir. Mas, hoje, escrever é uma grande fonte de prazer.
E agora, me desafio mais uma vez a alcançar novos voos. No dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, lançamos um videocast/podcast chamado “Dê um Unblur na sua Carreira”, um espaço de conversas sobre estratégias para gestão de carreira.
Apesar de eu ter me formado em Comunicação Social, falar para as câmeras nunca foi algo natural para mim. Creio que traz à tona uma timidez que era mais presente em minha infância e que poucos conhecem.
E neste primeiro episódio do programa, tivemos ainda uma “não-convidada” nem um pouco especial que interrompeu meu momento de fala, tornando mais difícil esse início de novo desafio de gravação.
Mas, levando com leveza e bom humor, seguimos em frente o projeto de “sair da gaiola confortável”. Depois me contem aqui se descobriram de quem estou falando…rs
Desta vez vou em revoada com minhas sócias Maristela Gorayb e Salete Deon, pois juntas somos mais fortes! E teremos também convidados para compartilhar conosco suas revoluções e evoluções ao longo de suas carreiras. Queremos ouvir o “momento unblur” de cada um, quando ficou claro para eles que era o momento de voar.
Deixo aqui meu convite para que vocês ouçam e assistam os episódios que estarão disponíveis no Youtube, Spotify, Apple e Google podcast.
Em nossas redes sociais @unblurconsultoria vocês verão também alguns cortes dessa nossa nova aventura e esperamos que curtam e compartilhem conosco as reflexões e ações que essas conversas provocaram.
Não fui feita para viver em gaiolas. E você? Já parou para pensar se você precisa expandir a sua zona de conforto?
Flavia Perez é sócia da Unblur Consultoria e atua na Gestão de Carreira e Desenvolvimento de Lideranças.