Crie suas asas!

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    Crie suas asas!

    No fundo, você já sabia de coisas que falei nas edições anteriores, mas foi bom relembrá-las para que tomem lugar de destaque na gestão da sua carreira. Temos 2 pontos em perspectiva:

    i) A hora do salto chegará, pois sua carreira no mundo corporativo tem data para acabar, muito embora você não saiba exatamente quando.

    ii) você vai precisar de uma base financeira para saltar, que deve começar a ser construída o mais cedo possível.

    Mas, estar consciente e agindo sobre isso tudo ainda não será suficiente. Há outros aspectos importantes para considerar na gestão da sua carreira com foco no seu pós-carreira.

    Quem me conhece sabe que minha vida profissional foi construída no segmento de previdência complementar. E, tendo passado por praticamente todas as áreas deste negócio, tive a oportunidade de vivenciar o momento de aposentadoria de muitos executivos. Eram clientes importantes de grandes organizações, que chegavam na hora de se desligar ou se aposentar com boas reservas previdenciárias constituídas durante anos, que estavam ali na minha frente para assinar seus contratos de renda vitalícia. Por várias vezes eu me entusiasmei vendo os valores que seriam recebidos, na maioria das vezes, inferiores ao último salário, mas absolutamente dignos e confortáveis para quem teria o privilégio de receber aquilo sem trabalhar pelo resto da vida. Mas, me chocava o fato de ver pessoas apáticas, inseguras, sem brilho nos olhos, sem planos, sem alegria.

    Realmente me chocava ver alguém chegar no fim de uma carreira bem sucedida, com segurança financeira, mas triste. Me perguntava:

    Já não sabia que este dia iria chegar? Por que não se preparou para poder comemorar ao invés de encarar este momento como um luto?

    Não foi um ou outro caso, foram muitos! Isso me chamou muito a atenção porque era como ver aquelas pessoas paradas em cima de uma base sólida, mas sem estímulo ou coragem para saltar. Faltavam a elas, asas para voar. Faltava um plano de voo. Faltava objetivo.

    Um dia eu jurei para mim mesma que faria do final da minha vida executiva um marco, uma mudança incrível, uma grande virada, uma transformação, um novo recomeço cheio de alegria e propósito.

    E foi assim que eu construí esse momento e uma nova trilha de desenvolvimento e automotivação para mim mesma.

    Hoje olhando para traz consigo elencar alguns fatores que me ajudaram a fortalecer as asas que me permitiram fazer este salto. Pense comigo e avalie se faz sentido para você:

    • Diversifique seus interesses – para isso você precisa fazer gestão de tempo e estimular sua curiosidade
    • Estude ou faça cursos fora da sua área – para isso é bom ter clareza de outras paixões que te movem e humildade para ser aprendiz
    • Construa relacionamentos – para isso é preciso se interessar pelas pessoas, se conectar, se doar
    • Tenha um hobbie – para isso é preciso se priorizar

    O desafio de entregar resultados na vida executiva sempre exigirá muito das pessoas em diferentes aspectos. Mas, a grande sacada é acreditar que esse aparente desvio de foco acima mencionado te ajuda a ser mais criativo, mais entusiasmado, mais ousado e, principalmente, mais interessante. Serve para o AGORA e para o FUTURO.

    Diversifique para criar e fortalecer suas asas. Você vai precisar delas para saltar!

    #gestaodecarreira #segundacarreira #autoconhecimento #autodesenvolvimento

    Acompanhe mais conteúdos com este pela Newsletter “Carreira & Pós-carreira” no LinkedIn.

    / para ler em seguida

    transição de carreira

    9 de fevereiro: o dia que provocou minha transição de carreira pela dor e pelo amor

    Esta é uma história muito pessoal sobre transição de carreira, que pela primeira vez vou compartilhar aqui.

    Como encontrei disciplina para controlar meu orçamento familiar!

    O Planejamento Financeiro é um tema amplo, passa por algumas etapas, mas com frequência atrai a atenção de pessoas interessadas por uma questão bem importante que é como encontrar disciplina...