/ receba nossos conteúdos
Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.
Autoconhecimento: poderoso investimento para sua performance na Carreira
Autoconhecimento, seus valores e paixões é um processo poderoso para alcançar performance profissional. A minha carreira deslanchou em um determinado momento quando fui desafiada a usar a minha melhor essência.
Mas, se eu soubesse disso antes e tivesse buscado caminhos com consciência das minhas potencialidades, teria acelerado meu crescimento desde o início. Depois de muitos anos, ao planejar minha segunda carreira, as minhas bases de autoconhecimento foram no mínimo reconfortantes e impulsionadoras.
Autoconhecimento: Conhecer a Si Mesmo
O autoconhecimento envolve a conscientização de suas habilidades, interesses, valores, forças e fraquezas. Quando você se conhece, pode tomar melhores decisões sobre sua carreira. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o autoconhecimento pode ajudar:
1. Definir Metas Claras: Compreender suas paixões e objetivos pessoais ajuda a definir metas de carreira significativas. Isso significa que você está mais propenso a trabalhar em direção a algo que realmente importa para você.
2. Tomar Decisões Alinhadas: O autoconhecimento ajuda a tomar decisões profissionais alinhadas com seus valores e interesses. Isso aumenta a satisfação no trabalho e a motivação.
3. Identificar Pontos Fortes: Conhecer suas forças permite que você se destaque em sua área de atuação. Focar em suas habilidades naturais te levam à uma performance diferenciada e melhora suas chances de reconhecimento profissional.
4. Gerenciar Fraquezas: compreender e abordar aspectos em que você não é tão bom naturalmente te ajuda a se proteger de eventuais exigências neste sentido para chegar onde você quer e te dá consciência de buscar parcerias complementares no ambiente de trabalho.
Como desenvolver o Autoconhecimento
Você pode desenvolver o autoconhecimento com base em algumas ações, como por exemplo:
1. Assessments:
Considere realizar testes de avaliação de perfil comportamental, personalidade, talentos, dentre outros. Muitos recursos online podem ajudá-lo a entender melhor suas características naturais e suas potencialidades. A análise dos resultados apoiada por um profissional certificado ajuda muito a conectar suas descobertas com seus objetivos e facilita/ fortalece planos de ação para colocar ações positivas em prática no dia a dia.
2. Feedback Externo:
Busque feedback de colegas, mentores e amigos. Eles podem oferecer uma perspectiva valiosa sobre seus pontos fortes e áreas para melhoria, te proporcionando uma visão clara de como você é percebido. Uma consultoria de carreira pode te apoiar na implementação de uma Avaliação 360º e garantir a confidencialidade dos respondentes.
3. Experimentação:
Esteja disposto a experimentar diferentes papéis e responsabilidades para descobrir o que realmente lhe motiva. Às vezes, é preciso tentar coisas novas para encontrar sua verdadeira paixão.
4. Autoavaliação Regular:
Reserve tempo regularmente para refletir sobre suas experiências, sucessos e desafios. Faça um balanço das suas realizações e crie planos para novos objetivos. Sair do piloto automático é importante para perguntar a si mesmo o que realmente ama em seu trabalho e o que gostaria de mudar.
5. Networking:
Converse com profissionais de sua área e de outras áreas para obter insights sobre suas próprias habilidades e interesses. Fortalecer relacionamentos interpessoais não exige apenas falar sobre si, mas também ouvir histórias de outras pessoas que podem te inspirar e orientar seu próprio caminho.
Conclusão
Portanto, dedique tempo para explorar quem você é e o que deseja alcançar em sua vida profissional. O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa na construção de uma carreira próspera e gratificante. Eu me tornei alguém mais feliz profissionalmente quando me conheci melhor e aprendi a apreciar o que eu tinha de positivo. Uso a meu favor o quanto posso e sinto prazer no que faço.