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Escuta Ativa: entenda o potencial da habilidade em sua liderança
Você costuma prestar atenção ao que as pessoas ao seu redor dizem, sem deixar que pré-julgamentos impeçam de entender o outro? Se a sua resposta foi sim, então está no caminho certo para ser uma liderança de sucesso. Segundo um estudo do Google, a Escuta Ativa é uma das habilidades mais destacadas para fortalecer a segurança psicológica nas empresas.
Chamado de Projeto Aristóteles, este estudo apontou que ambientes corporativos que incentivam o compartilhamento de ideias passam a contar com um incremento na produtividade. Ao buscar compreender como as pessoas se relacionam em equipes, a Escuta Ativa pode encontrar caminhos para estimular a inteligência coletiva. E são esses dois fatores que contribuem para construir equipes de alta performance. Vamos saber um pouco mais como utilizar a Escuta Ativa como uma ferramenta de transformação.
Qual o potencial da Escuta Ativa para os líderes?
Exercitar a Escuta Ativa em ambientes de trabalho deve se tornar uma prática constante para promover melhorias nas relações. Assim, evitamos falhas de comunicação, que costumam gerar desmotivação de equipes, retrabalho e conflito. Uma das principais formas de dinamizar o potencial dessa habilidade é investir em planejamento e implementação de uma comunicação eficaz corporativa.
Essa estratégia possibilita compreender de maneira apurada não só os pontos de vista dos envolvidos em um processo decisório. Permite ainda que espaços e momentos propícios sejam estabelecidos para estimular a importância de todos no ambiente de trabalho.
<<<Como aponto neste artigo, essa ferramenta de gestão é uma aliada fundamental para processos humanizados e lideranças compartilhadas.
Mas para que uma Escuta Ativa seja desenvolvida plenamente no contexto organizacional, é preciso observar algo fundamental. Todas as opiniões ouvidas devem ser de conhecimento da gestão da empresa. Sem esse importante passo, qualquer comunicação empática que busque viabilizar a Escuta Ativa em uma organização é incompleta.
Entenda quais são os princípios da Escuta Ativa
Uma das grandes lições que Dale Carnegie nos entrega é justamente essa: ouvir é uma das habilidades mais importantes de um líder. Pautar-se sempre pelo acolhimento para que opiniões sejam consideradas atesta a qualidade de uma liderança democrática. Conhecer os pilares da Escuta Ativa pode auxiliar o desenvolvimento desse processo de conhecimento e valorização. Vamos saber quais são:
1.Empatia
É o princípio basilar da Escuta Ativa. Não podemos dar os primeiros passos em direção a um entendimento conjunto sem que nos coloquemos no lugar do outro. Compreender as necessidades, motivações e expectativas do outro deve nos dar uma perspectiva diferente e construir uma relação de parceria. Aqui também há espaço para exercitar a liderança.
2.Perguntas Investigativas
O papel de uma liderança humanizada deve ser motivacional a todo momento. Isso inclui ainda incentivar a participação de todos, especialmente aqueles mais introvertidos. A Escuta Ativa compreende não só ouvir de verdade, mas também instigar tempestades de ideias, considerações e percepções. Esse princípio também é responsável por estimular a confiança, gerando assim diálogos mais saudáveis e assertivos.
3.Validação do entendimento
Excesso de conteúdo, dificuldade de concentração, sobrecarga cognitiva…São muitas as possibilidades de ruídos de comunicação. Isso pode fazer com que nem todas as informações trocadas em uma conversa sejam compreendidas e assimiladas. Nesse caso, é preciso investir em paráfrases e outras formas de garantir que os ruídos sejam os mínimos possíveis. Esse princípio é focado no desenvolvimento de habilidades comunicacionais que facilitem a interpretação.
Embora não esteja listado como um princípio de Escuta Ativa, há um ponto que não posso deixar de mencionar. Trata-se do Cone de Experiência, idealizado por Edgar Dale. Esse conceito aponta que temos mais condições de absorver informações quando somos envolvidos por ações práticas. Utilizar a Escuta Ativa em sessões de brainstorming ou em war rooms para resolução de problemas envolve diretamente esse conceito.
5 dicas para colocar a Escuta Ativa em prática
1. Não se deixe levar por julgamentos
Para uma liderança colaborativa, em um processo de Escuta Ativa, não há pessoa mais importante no mundo do que aquela que está à sua frente. Essa é a oportunidade que essa pessoa tem para manifestar seu ponto de vista sobre determinado assunto em pauta. Essa opinião pode ser divergente, mas tem validade em um processo onde todos são ouvidos. Pondere e exercite a empatia. O resultado pode te surpreender.
2.Domine a comunicação não-verbal
Some outras habilidades à Escuta Ativa e compreenda os sinais de outros tipos de comunicação. Prestar atenção à linguagem corporal é importante. Conhece a frase “o corpo fala”? Ela funciona exemplarmente aqui. Postura e gestos com as mãos, por exemplo, podem demonstrar insegurança, ansiedade, descontentamento. Cabe à liderança interpretar esses sinais para que qualquer trilha negativa seja contornada.
3. Encoraje os outros ao seu redor
Você já deve saber que bons líderes são ouvintes ativos. Mas saber ouvir é apenas um dos passos dessa jornada. Uma liderança colaborativa encoraja os demais a falar abertamente, sem o temor de consequências negativas. Somente havendo essa abertura é que será possível conhecer as necessidades dos outros e traçar estratégias de sucesso.
4.Invista na construção colaborativa
Ao abrirmos espaços para uma construção colaborativa, estamos contribuindo para que a gestão de conflitos ganhe mais força. Um modo cooperativo de buscar resoluções conjuntas de questões por vezes extremas tornam as decisões mais abalizadas. Assim, todos os envolvidos aprendem em conjunto.
5.Forneça feedback
Como estamos lidando com o exercício de ouvir e a geração de confiança, é vital que um feedback seja dado à pessoa que participou de um processo de Escuta Ativa. Esse é o momento de reforçar o interesse genuíno colocado na conversa e de apontar sua interpretação sobre o que foi ouvido. Elogios são bem-vindos, é claro. Mas, acima de tudo, nunca encerre um processo de interação sem essa troca.
Ouvindo o futuro
Muitas vezes, a raiz de um problema em uma organização está justamente nas falhas de comunicação. Cabe às lideranças colaborativas o papel de fomentar ou reatar laços que permitam que o fluxo de comunicação em ambientes de trabalho seja natural. A Escuta Ativa, como prática de cultura organizacional que une bem-estar e produtividade, é imprescindível para essa finalidade. Em um cenário corporativo onde essa prática é instaurada, percebe-se um desenvolvimento de competências socioemocionais que são vantajosas para todos. Empatia, Escuta Ativa e Inteligência Emocional são algumas dessas competências que farão a diferença no futuro do trabalho. Saiba como podemos auxiliar para você estar mais bem preparado para todas essas mudanças,