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Assessment em MBTI: o que é e quais vantagens para a sua corporação?
Cada vez mais, o perfil comportamental dos colaboradores conquista um espaço de atenção que, antes, era reservado somente às suas competências técnicas. Já existem vários métodos capazes de identificar a personalidade de cada um e possibilitar um trabalho de desenvolvimento interpessoal com base nessa informação, entre eles, temos o assessment em MBTI.
Você já ouviu falar?
O livro Psychological Types (Tipos Psicológicos), de C. G. Jung, é a mais conhecida teoria que visa classificar os indivíduos de acordo com seu temperamento. Com base nisso, a ferramenta MBTI permite que as pessoas identifiquem sua própria personalidade e suas preferências, o que tem sido amplamente aplicado no mundo corporativo.
Que tal entender melhor sobre o assunto?! Acompanhe o nosso conteúdo!
O que é Assessment em MBTI? Entenda!
Primeiramente, nos interessa trazer os conceitos por trás desse termo, vamos lá?
Assessment vem do inglês e significa “avaliação”, mas no meio corporativo também toma o sentido de “orientação”. Serve para mapear o conjunto de competências dos profissionais, bem como traços comportamentais para conduzi-los às posições estratégicas na companhia.
O RH garante, assim, êxito no desempenho e nos resultados do negócio.
MBTI, por sua vez, é a sigla correspondente a Myers-Briggs Type Indicator, uma ferramenta que traz um inventário de personalidade pautado em dicotomias que apontam as preferências dos indivíduos. O método foi concebido por Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katherine Briggs.
O objetivo é detectar tipos de personalidades, sustentado no estudo do renomado psiquiatra suiço Carl Gustav Jung.
No total, são 16 categorias que resultam das combinações possíveis entre os seguintes aspectos:
- Introversão vs. Extroversão;
- Sensação vs. Intuição;
- Pensamento vs. Sentimento;
- Julgamento vs. Percepção.
Unindo os dois conceitos, então, temos que assessment em MBTI consiste na ideia de reconhecer as particularidades de cada colaborador da empresa, a fim de compreender as semelhanças e diferenças entre os funcionários.
Além disso, é um instrumento de percepção da compatibilidade entre as características do profissional e os objetivos da empresa, bem como sua cultura organizacional.
Como funciona?
As tendências comportamentais do funcionário ou candidato a uma vaga são mensuradas através do teste MBTI.
Funciona com um questionário em que a pessoa seleciona suas preferências entre os 4 tipos de oposição que já mencionamos (Introversão ou Extroversão; Sensação ou Intuição; Pensamento ou Sentimento; Julgamento ou Percepção).
A partir disso, é formada uma sigla composta pelas 4 características escolhidas pelo funcionário. Veja alguns exemplos entre os 16 tipos de personalidades:
- ISTJ – Introversão, Sensação, Pensamento, Julgamento;
- INTP – Introversão, Intuição, Pensamento, Percepção;
- ENFP – Extroversão, Intuição, Sentimento, Percepção;
- ESFJ – Extroversão, Sensação, Sentimento, Julgamento.
Conforme forem os resultados, você consegue ter maior entendimento sobre o perfil em que aquela pessoa se encaixa, como ela se porta na organização, como é a convivência com colegas,a maneira como ela prefere receber e dar informações, como ela toma decisões e por aí vai.
Dessa forma, pode-se colocar em prática o assessment em MBTI, já que facilita o processo para entender de autoconhecimento, entendimento de sua fortalezas e preferências, pontos de melhoria e as motivações dos colaboradores. Cabe ao responsável do RH analisar o resultado da avaliação individual e relacioná-lo a uma estratégia de gestão de pessoas.
Quais os benefícios do Assessment em MBTI?
Tendo em vista que o MBTI é um instrumento de análise que auxilia no entendimento de perfis individuais, as informações que ele fornece possibilitam compreender como as pessoas aplicam suas preferências em diferentes circunstâncias.
Isso diz muito sobre o potencial que o profissional tem para tomada de decisões, ou sobre a capacidade de resolução de situações problemáticas, por exemplo, o que torna a gestão mais dinâmica e eficiente.
Além do mais, o MBTI ajuda tanto as pessoas quanto as empresas nos seguintes aspectos:
- Autoconhecimento sobre seus comportamentos;
- Consciência na abordagem de problemas, o que eleva a produtividade;
- Aproveitamento pleno de seus próprios recursos;
- Possibilidade de potencializar os pontos fortes do profissional;
- Aprimoramento do trabalho em equipe, uma vez que os perfis podem ser compatíveis e, inclusive, complementares;
- Compreensão e adaptação a diferentes estilos de liderança;
- Definição do plano de desenvolvimento individual com mais precisão;
- Resolução de conflitos;
- Reconhecimento das contribuições específicas de cada colaborador.
Por que a sua empresa deve implementar o método?
Existem diversos instrumentos de gestão que contribuem para otimizar as escolhas do setor de recursos humanos da empresa, por exemplo, a metodologia DISC e o próprio assessment MBTI.
Afinal, conhecer os perfis comportamentais e outras informações relevantes a respeito do quadro de funcionários é fundamental para afirmar o fit entre corporação e colaborador, estabelecer cargos e, inclusive, consolidar planos de carreira.
A partir da orientação pautada no inventário de personalidade, é possível identificar potenciais líderes e começar o processo de desenvolver as skills necessárias para liderança.
O assessment em MBTI é uma entre as ferramentas de gestão de pessoas, e implementar esse recurso na empresa permite desfrutar de vantagens válidas tanto para o funcionário quanto para a companhia.
Mas esse assunto não se encerra por aqui: você ainda pode conferir mais um conteúdo sobre os tipos de funcionários e como lidar com eles.