Assessment em MBTI: o que é e quais vantagens para a sua corporação?

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    Assessment em MBTI: o que é e quais vantagens para a sua corporação?

    Cada vez mais, o perfil comportamental dos colaboradores conquista um espaço de atenção que, antes, era reservado somente às suas competências técnicas. Já existem vários métodos capazes de identificar a personalidade de cada um e possibilitar um trabalho de desenvolvimento interpessoal com base nessa informação, entre eles, temos o assessment em MBTI.

    Você já ouviu falar?

    O livro Psychological Types (Tipos Psicológicos), de C. G. Jung, é a mais conhecida teoria que visa classificar os indivíduos de acordo com seu temperamento. Com base nisso, a ferramenta MBTI permite que as pessoas identifiquem sua própria personalidade e suas preferências, o que tem sido amplamente aplicado no mundo corporativo.

    Que tal entender melhor sobre o assunto?! Acompanhe o nosso conteúdo!

    O que é Assessment em MBTI? Entenda!

    Primeiramente, nos interessa trazer os conceitos por trás desse termo, vamos lá? 

    Assessment vem do inglês e significa “avaliação”, mas no meio corporativo também toma o sentido de “orientação”. Serve para mapear o conjunto de competências dos profissionais, bem como traços comportamentais para conduzi-los às posições estratégicas na companhia.

    O RH garante, assim, êxito no desempenho e nos resultados do negócio.

    MBTI, por sua vez, é a sigla correspondente a Myers-Briggs Type Indicator, uma ferramenta que traz um inventário de personalidade pautado em dicotomias que apontam as preferências dos indivíduos. O método foi concebido por Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katherine Briggs.

    O objetivo é detectar tipos de personalidades, sustentado no estudo do renomado psiquiatra suiço Carl Gustav Jung.

    No total, são 16 categorias que resultam das combinações possíveis entre os seguintes aspectos:

    • Introversão vs. Extroversão;
    • Sensação vs. Intuição;
    • Pensamento vs. Sentimento;
    • Julgamento vs. Percepção.

    Unindo os dois conceitos, então, temos que assessment em MBTI consiste na ideia de reconhecer as particularidades de cada colaborador da empresa, a fim de compreender as semelhanças e diferenças entre os funcionários.

    Além disso, é um instrumento de percepção da compatibilidade entre as características do profissional e os objetivos da empresa, bem como sua cultura organizacional

    Como funciona?

    As tendências comportamentais do funcionário ou candidato a uma vaga são mensuradas através do teste MBTI.

    Funciona com um questionário em que a pessoa seleciona suas preferências entre os 4 tipos de oposição que já mencionamos (Introversão ou Extroversão; Sensação ou Intuição; Pensamento ou Sentimento; Julgamento ou Percepção).

    A partir disso, é formada uma sigla composta pelas 4 características escolhidas pelo funcionário. Veja alguns exemplos entre os 16 tipos de personalidades:

    • ISTJ – Introversão, Sensação, Pensamento, Julgamento;
    • INTP – Introversão, Intuição, Pensamento, Percepção;
    • ENFP – Extroversão, Intuição, Sentimento, Percepção;
    • ESFJ – Extroversão, Sensação, Sentimento, Julgamento.

    Conforme forem os resultados, você consegue ter maior entendimento sobre o perfil em que aquela pessoa se encaixa, como ela se porta na organização, como é a convivência com colegas,a maneira como ela prefere receber e dar informações, como ela toma decisões e por aí vai.

    Dessa forma, pode-se colocar em prática o assessment em MBTI, já que facilita o processo para entender de autoconhecimento, entendimento de sua fortalezas e preferências, pontos de melhoria e as motivações dos colaboradores. Cabe ao responsável do RH analisar o resultado da avaliação individual e relacioná-lo a uma estratégia de gestão de pessoas.

    Quais os benefícios do Assessment em MBTI?

    Tendo em vista que o MBTI é um instrumento de análise que auxilia no entendimento de perfis individuais, as informações que ele fornece possibilitam compreender como as pessoas aplicam suas preferências em diferentes circunstâncias.

    Isso diz muito sobre o potencial que o profissional tem para tomada de decisões, ou sobre a capacidade de resolução de situações problemáticas, por exemplo, o que torna a gestão mais dinâmica e eficiente.

    Além do mais, o MBTI ajuda tanto as pessoas quanto as empresas nos seguintes aspectos:

    • Autoconhecimento sobre seus comportamentos;
    • Consciência na abordagem de problemas, o que eleva a produtividade;
    • Aproveitamento pleno de seus próprios recursos;
    • Possibilidade de potencializar os pontos fortes do profissional;
    • Aprimoramento do trabalho em equipe, uma vez que os perfis podem ser compatíveis e, inclusive, complementares;
    • Compreensão e adaptação a diferentes estilos de liderança;
    • Definição do plano de desenvolvimento individual com mais precisão;
    • Resolução de conflitos;
    • Reconhecimento das contribuições específicas de cada colaborador.

    Por que a sua empresa deve implementar o método?

    Existem diversos instrumentos de gestão que contribuem para otimizar as escolhas do setor de recursos humanos da empresa, por exemplo, a metodologia DISC e o próprio assessment MBTI.

    Afinal, conhecer os perfis comportamentais e outras informações relevantes a respeito do quadro de funcionários é fundamental para afirmar o fit entre corporação e colaborador, estabelecer cargos e, inclusive, consolidar planos de carreira.

    A partir da orientação pautada no inventário de personalidade, é possível identificar potenciais líderes e começar o processo de desenvolver as skills necessárias para liderança.

    O assessment em MBTI é uma entre as ferramentas de gestão de pessoas, e implementar esse recurso na empresa permite desfrutar de vantagens válidas tanto para o funcionário quanto para a companhia.

    Mas esse assunto não se encerra por aqui: você ainda pode conferir mais um conteúdo sobre os tipos de funcionários e como lidar com eles.

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