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Escuta ativa no ambiente corporativo: você sabe o que é?
Quando conversamos com alguém, umas das melhores sensações que podemos ter é de que a pessoa está realmente envolvida no que dizemos, concorda? Isso se chama escuta ativa, uma prática que vale para relações pessoais e também profissionais.
A qualidade do diálogo no ambiente de trabalho é decisiva para o relacionamento corporativo e reflete no desempenho das tarefas e seus resultados.
Prova disso é dada por um estudo efetuado pela revista The Economist e intitulado Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno).
Segundo a pesquisa, feita com 403 executivos norte-americanos, 44% dos entrevistados afirmam que a comunicação ineficaz impactou a conclusão de projetos. E não é só isso: os problemas comunicativos também geram estresse para 52% dos profissionais que responderam ao questionário.
Pensando bem, tudo isso pode ser evitado se a habilidade de escutar e concentrar-se em seu interlocutor for colocada em prática no dia a dia da empresa.
Queremos aprofundar mais nesse assunto, portanto, te convidamos a seguir a leitura deste artigo!
Escuta Ativa: o que é?
Uma coisa é ouvir, outra é escutar. A diferença é sutil, mas traz efeitos significativos, na prática. O ato de ouvir está relacionado ao sentido da audição e não significa necessariamente que você tem interesse em captar as falas e informações ao seu redor.
Já a escuta requer atenção verdadeira ao que o outro diz, demonstração de interesse e interação no momento do diálogo.
Nesse sentido, a escuta ativa significa escutar atentamente e interpretar as ideias do emissor, saindo do modo passivo do “ouvir”.
A prática surgiu no ramo da psicologia em 1970, quando o especialista Thomas Gordon criou o termo. Atualmente, o conceito se estende ao mundo corporativo, sendo de extrema importância para que processos e relações profissionais sejam efetivas e não causem desgastes desnecessários.
Como funciona?
Colaboradores se comunicam entre si, assim como gestores dialogam com funcionários, líderes conversam com líderes, e assim por diante. Isso acontece de maneira natural, independente de algum conflito geracional ou dos perfis comportamentais.
Todos querem falar e serem escutados, mas quem realmente pratica a habilidade da escuta? Ou melhor, como fazer?
Entenda!
Evite distrações e interrupções
No momento do diálogo, preze pela concentração plena em quem está falando. Qualquer olhada no celular consegue prejudicar o processo de escuta ativa, sendo assim, esqueça os aparelhos eletrônicos durante a conversa.
Evite também que terceiros interrompam a fala, seja ela cotidiana ou em uma apresentação. Demonstre respeito e não direcione sua atenção a outra pessoa enquanto se comunica com alguém.
Faça perguntas
Fazer perguntas é uma ótima estratégia para otimizar a compreensão, mas não exagere e nem interrompa o interlocutor. Dê preferência para questionamentos abertos, cuja resposta vá além do “sim” e “não”.
Tenha empatia
Deixe que o colega ou colaborador fale no seu tempo, e mantenha o autocontrole para não antecipar a conclusão de um raciocínio. Além disso, colocar-se no lugar do outro é fundamental para ajudar no entendimento das informações e o que pode ter motivado determinada situação.
Utilize a linguagem corporal
Para além da linguagem verbal, observar a linguagem corporal também faz parte da escuta ativa. Inclusive, a sua expressão corporal diz muito sobre seu grau de interesse na fala de alguém.
Lembre-se: gestos e expressões faciais podem ser uma manifestação de pensamentos.
Dê feedbacks
Você entendeu o que a pessoa disse? Então forneça a ela um feedback de forma amigável recapitulando o que ouviu. Assim, você demonstra que assimilou as informações que foram passadas nesse diálogo e reforça seu interesse naquela conversa.
Qual a importância da Escuta Ativa no ambiente corporativo?
A falta de foco em uma conversa ou orientação que alguém nos passa é um grande problema, sobretudo no âmbito profissional. Muitas vezes, a distração não é proposital, até porque o ambiente pode estar cercado de conversas paralelas e situações a serem resolvidas.
É exatamente por isso que a habilidade de escutar ativamente precisa ser desenvolvida no contexto organizacional, uma vez que a audição por si só pode não ser suficiente para que uma mensagem relevante seja fixada ou passada adiante.
Somado a isso, é de suma importância que as opiniões, ideias e competências dos colaboradores sejam de conhecimento da gestão, como acontece no método de mentoria reversa.
Para que uma estratégia como essa seja realmente eficaz, a habilidade de escuta deve se fazer presente!
Quais os benefícios da Escuta Ativa?
Há diversas vantagens em adotar a técnica na empresa. São elas:
- Redução de conflitos no ambiente de trabalho;
- Melhora na produtividade e desempenho das equipes;
- Alinhamento entre departamentos da companhia devido ao fluxo de informações;
- Motivação dos colaboradores ao expressarem ideias inovadoras e serem ouvidos;
- Comunicação eficaz e precisa;
- Aumento da confiança mútua entre colaboradores e líderes;
- Melhora no clima organizacional.
Não restam dúvidas de que a escuta ativa promove benefícios para a rotina da empresa e para as relações profissionais. Dessa forma, o convívio torna-se mais saudável, e evita-se acumular desafios de gerenciamento.
Por falar nisso, você quer saber como otimizar ainda mais sua gestão? Saiba o que é microgerenciamento e por que evitá-lo.