Feedforward: o que é e qual a sua diferença do feedback?

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    Liderança

    Feedforward: o que é e qual a sua diferença do feedback?

    Entre os grandes aliados dos Recursos Humanos quando o assunto é desempenho dos colaboradores, podemos citar dois conceitos principais. Um, já bastante conhecido, é o feedback. Outro, que vem ganhando cada vez mais espaço, é o feedforward.

    Aliás, um breve paralelo interessante: uma das principais características do Management 3.0 é que as pessoas são o coração das empresas e quando são empoderadas e suas potencialidades são desenvolvidas, não há limite para o crescimento de um negócio.

    E quando falamos em feedforward a ideia é basicamente a mesma!

    O precursor do conceito foi Marshall Goldsmith, uma importante personalidade da metodologia coaching. Autor de mais de 30 livros, entre eles o próprio Feedforward, Goldsmith é referência no meio executivo e já ajudou centenas de líderes ao redor do mundo.

    Para conhecer a fundo essa ferramenta, como funciona e qual a diferença para o feedback, continue a leitura deste conteúdo!

    O que é feedforward?

    Em tradução livre para o português, feedforward significa algo como “avançar”, “olhar para frente”.

    No contexto organizacional, o termo corresponde ao ato de enxergar as competências e comportamentos que precisam ser trabalhados em função da evolução profissional e pessoal de um funcionário.

    Certamente, o foco dessa tática compreende tanto as habilidades técnicas, hard skills, quanto as comportamentais, soft skills. Sua função é reconhecer o potencial do colaborador e buscar utilizá-lo, sempre acompanhando o processo de desenvolvimento do indivíduo.

    Vale pontuar que há métodos semelhantes a esse, como é o caso do Plano de Desenvolvimento Individual.

    Como funciona o feedforward?

    Qualquer instrumento de gestão requer um olhar atento para ser utilizado com sucesso. No caso da análise das potencialidades de uma equipe não é diferente.

    É por isso que o método, na prática, tem como pilares o diálogo amigável e constante, além de uma projeção do futuro, que pode ser feita por meio de questionamentos.

    Por exemplo:

    • Aonde você quer chegar?
    • Você se imagina gerenciando uma equipe?
    • O que você gostaria de melhorar em seu trabalho?
    • Que tipo de apoio espera de mim como seu gestor neste seu processo de desenvolvimento?

    Dessa forma, o RH ou o gestor conseguem não só pautar eventuais pontos a serem aprimorados como também passar orientações sobre o melhor caminho a ser seguido para determinado objetivo.

    Lembrando que ter um levantamento mais completo daquele funcionário – como, por exemplo, assessments de perfil comportamental – pode ajudar a traçar estratégias mais adequadas para o seu desenvolvimento.

    3 características principais do feedforward

    Vejamos, então, quais são as principais características do feedforward!

    1. Foco no futuro

    O foco é aquilo que está por vir! Por isso, encorajar as pessoas a olhar adiante e deixar o medo de lado, ou melhor, utilizar os erros como aprendizado, é a base do processo.

    A ideia é vislumbrar os resultados que se deseja a médio e longo prazo e traçar estratégias para alcançá-los.

    2. Autoconhecimento

    Como reconhecer seus propósitos e pontos de melhoria se não houver autoconhecimento? Impossível. Por isso, também é importante fortalecer a autopercepção para que o indivíduo conduza sua própria evolução ao lado da liderança.

    Esse talvez seja o ponto mais delicado de todo processo, afinal, exige que o colaborador tenha ou esteja aberto a ter uma boa inteligência emocional e visão autocrítica.

    O gestor por sua vez, tem como aliado o diálogo aberto, respeitoso e transparente para tratar de temas que podem ser mais sensíveis.

    3. Estímulo de talentos

    As falhas do passado não têm espaço aqui! Com essa metodologia, a intenção é incentivar o funcionário a desenvolver seus talentos em pontos fortes e até mesmo descobrir outros até então desconhecidos.

    De fato, as características desse valioso mecanismo de gerenciamento podem elevar o potencial daquilo que já é promissor!

    Qual a importância nas empresas?

    Existe uma série de recursos que a área de Recursos Humanos e a liderança podem aplicar para manter a equipe engajada.

    Com essa estratégia não seria diferente, até porque trata de potencializar as qualidades das pessoas de um time, auxiliando-as a obter melhores resultados e crescer profissionalmente. Ao mesmo tempo, a empresa também lucra ao agregar grandes talentos.

    Aliás, o método também pode ser aliado do pipeline de liderança e de programas como o partnership;

    Além de tudo isso, a ferramenta é importante porque:

    • Garante melhores resultados para o negócio, uma vez que empodera os talentos  e estimula o protagonismo dos funcionários;
    • Contribui para um ótimo clima organizacional, pensando que os funcionários podem alinhar expectativas em relação ao seu desenvolvimento profissional na empresa e conectadas às demandas do negócio”
    • Fortalece a relação entre líderes e colaboradores, já que os dois têm um plano de desenvolvimento a médio e longo prazo;
    • Favorece a evolução da equipe.

    Feedforward x feedback: quais as diferenças entre as duas práticas?

    Muito se fala na cultura do feedback, que já é bastante estabelecida na rotina das empresas.

    Tal prática consiste em dar um retorno sobre os pontos positivos e pontos de melhora do desempenho e postura do profissional a respeito de ações passadas, sempre baseado em dados e fatos. Se formos pensar no termo em inglês, ele corresponde a “olhar para trás”.

    É um recurso de suma importância, embora, na teoria, não fornece um direcionamento para o futuro.

    O feedforward, por outro lado, tem como premissa os próximos passos a serem dados, sem necessidade de enfatizar o que já passou. A ideia é se concentrar no presente e no futuro, buscando identificar quais aspectos precisam ser trabalhados daqui em diante.

    Como você pôde notar, a estratégia de “olhar para o futuro” vem ganhando força ao lado de outros mecanismos que contribuem para a evolução dos colaboradores e, consequentemente, o crescimento da empresa.

    Inclusive, esses instrumentos de gestão podem ser combinados entre si, conforme demonstramos brevemente.

    Se você gostou deste artigo e quer conhecer outras maneiras de engajar os funcionários, leia também sobre o Manual Organizacional: 4 dicas importantes para criar o guia. E vamos conversar sobre as soluções da Unblur Consultoria para o desenvolvimento de lideranças em sua organização.

    Até a próxima!

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