Mentoria reversa: o que é e qual a sua importância?

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    Mentoria reversa: o que é e qual a sua importância?

    Nos últimos anos, um conflito entre gerações tomou conta das redes sociais, mas fora do ambiente virtual a tendência pode ser outra. O melhor exemplo que podemos dar é o da mentoria reversa, metodologia que veio para modificar a visão tradicional e revolucionar os negócios.

    O universo corporativo tem mudado bastante, muito disso em função do papel significativo que os mais jovens têm nas empresas. Com o método, funcionários das gerações Y (millennials) e Z têm a oportunidade de dividir o que sabem com seus líderes.

    Afinal, os colaboradores de nível júnior têm muito o que aprender, mas também muito a ensinar, fomentando a diversidade no ambiente de trabalho, concorda?

    Diversidade = performance corporativa

    Um recente estudo da McKinsey & Company, líder mundial de consultoria empresarial, revelou o resultado prático da adoção da diversidade nas corporações.

    A análise considerou dados de 700 organizações de capital aberto da América Latina, como Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Argentina e Panamá, contou com a visão de milhares de funcionários de vários níveis e de mais de 1.300 das maiores indústrias dos países analisados, dentre outras fontes de dados.

    A conclusão do estudo é que companhias que investem em diversidade tendem a alcançar performance financeira superior àquelas que não o fazem.

    E, como falar em diversidade sem incluir as novas gerações e suas visões de mundo?

    Nesse sentido, a mentoria reversa é uma das ferramentas mais poderosas para as empresas que desejam aumentar sua competitividade no mercado mundial.

    Entenda.

    O que é a mentoria reversa?

    A mentoria reversa é uma estratégia aplicada nas organizações para que os colaboradores mais novos transmitam algum conhecimento específico aos mais velhos.

    É natural que a “voz da experiência” fale mais alto, ainda assim, a metodologia considera a troca de saberes como algo positivo para o desenvolvimento pessoal e empresarial.

    O conceito, embora pareça recente, surgiu em 1999 com o então CEO da General Electric, Jack Welch. O programa de mentoria reversa foi implantado na organização de modo que os funcionários de nível sênior se juntassem com juniores para receber treinamento relacionado às novas ferramentas tecnológicas.

    Assim, a ideia de Welch foi se popularizando com o passar dos anos, ampliando a integração entre as gerações não só no âmbito da tecnologia, mas também quanto a temas de interesse social.

    Porque a metodologia é tão importante?

    Não há dúvidas de que a busca por conhecimento é constante para quem deseja evoluir no mundo corporativo, até porque os avanços tecnológicos e mudanças culturais refletem também no trabalho – e as transformações não param de acontecer.

    Uma empresa que entende e se adapta às novas demandas da sociedade está propícia a ter uma boa imagem frente aos clientes e ecossistema em que estão inseridas, mas, mais do que isso, estão realmente preparadas para o futuro.

    No entanto, não seria justo substituir colaboradores antigos por mais novos e com noções mais atualizadas cada vez que surgissem novos paradigmas. Ou, ainda, não seria válido descartar funcionários experientes caso a companhia desejasse adotar um posicionamento mais moderno, incluindo causas como LGBTQIA+, pautas raciais e de gênero.

    É aí que está a grande importância da mentoria reversa!

    Pense bem: como sua empresa lida com os possíveis conflitos geracionais? Bom, a metodologia permite minimizar a distância entre liderança e colaboradores através do compartilhamento de conhecimentos, ideias e soluções.

    Por isso, é um recurso a ser considerado para alinhar os propósitos entre equipes e possibilitar que todos tenham acesso a informações e competências fundamentais para a execução do trabalho.

    Podemos citar o case de sucesso da AXA, uma seguradora multinacional que implementou a estratégia em 2014 e obteve ótimos resultados. A taxa de satisfação por parte dos colaboradores foi de 97%, principalmente porque os mentorados tiveram suas necessidades atendidas pelos jovens mentores.

    3 vantagens da mentoria reversa para as empresas

    Falar da metodologia significa falar de avanços, crescimento e aprimoramento das qualificações dos colaboradores.

    Quando aquele que costuma ser mentorado eventualmente se torna mentor, ele não só instrui os colegas, como também desenvolve habilidades talvez antes desconhecidas, e, nesse contexto, sua organização pode vir a formar novos líderes e influenciadores!

    Ainda há outros benefícios para empresas que adotam essa prática. Veja a seguir!

    1. Retenção de talentos e mentoria reversa

    A metodologia favorece a retenção de talentos, visto que o jovem se vê diante de uma oportunidade de ser ouvido e valorizado. A partir disso, a conexão entre gestores e colaboradores tende a aumentar com uma relação de respeito mútuo.

    É válido lembrar que as novas gerações prezam muito pela comunicação, portanto, trabalhar em um local cuja liderança está aberta a ouvir suas ideias é um diferencial!

    2. Desenvolvimento de habilidades

    Uma das vantagens do método é o compartilhamento e desenvolvimento de soft skills. É fato que nem todos os funcionários de uma corporação sabem de tudo, aliás, é por isso que cada um tem seu próprio cargo.

    Por outro lado, noções que não são específicas de um determinado setor podem ser compartilhadas e desenvolvidas entre todos. É o exemplo do uso das redes sociais, informações sobre marketing e até mesmo pautas sociais, como a sub-representação de certos grupos no mercado de trabalho.

    Além disso, a partir do momento que o jovem é colocado na posição de mentor, ele certamente fará uso de seus conhecimentos em oratória, além de estudar a fundo o tema que abordará com seus colegas.

    3. Conexão com a cultura empresarial

    Aqueles que participam do programa de mentoria reversa aumentam sua conexão com a cultura organizacional, sobretudo em tempos de home office. De um lado, o jovem mentor precisa entender como funciona o negócio, quais são os princípios e valores que o regem, e quais novos caminhos podem ser tomados.

    De outro, estão os funcionários mais experientes, que já conhecem bem a cultura organizacional, mas devem estar abertos a novas propostas. De todo modo, olhar para o funcionamento do negócio a partir de diferentes perspectivas pode trazer soluções nunca pensadas!

    Fica evidente que aproximar os executivos seniores dos colaboradores juniores traz benefícios individuais e coletivos. A mentoria reversa vai além de uma estratégia que visa o lucro, trata-se também de conexões e trocas culturais e de sabedoria.Tão importante quanto compreender este tema é conhecer mais a fundo as novas gerações. Por isso, se você gostou deste conteúdo, aproveite para conferir também nosso artigo sobre a geração Z e como os líderes lidam com ela.

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