Desenvolvimento de lideranças: qual o papel do RH?

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Liderança

    Desenvolvimento de lideranças: qual o papel do RH?

    O desenvolvimento de lideranças é uma skill muito valorizada no profissional de RH contemporâneo. Afinal, os líderes têm um papel muito importante dentro das organizações e são responsáveis, entre outras coisas, pelo bom andamento da companhia.

    Apesar disso, muitos gestores de RH ainda têm dúvidas sobre esse tema. Foi por isso que criamos este conteúdo, que tem como objetivo promover reflexões sobre as principais dúvidas em relação ao desenvolvimento de lideranças. Prossiga com a leitura e saiba mais  sobre o assunto!

    O que é o desenvolvimento de lideranças?

    O desenvolvimento de lideranças pode ser visto por meio de diversos vieses. Segundo um estudo divulgado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), o desenvolvimento de lideranças é: “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando  atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.

    O estudo também traz uma outra definição sobre o tema: “liderar significa inquietar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo”.

    Assim sendo, podemos dizer que o RH precisa fazer com que os líderes se empenhem ao máximo para fazer com que os seus times cumpram as funções e missões que lhes foram dadas.

    Qual é a importância do desenvolvimento de lideranças para as empresas?

    O líder tem uma função muito importante na empresa, desde organizar times, desenvolver atividades correlatas à função e entregar resultados.

    O bom líder é aquele que aprende com a equipe, inspira e se desenvolve constantemente.

    Assim como os filhos se espelham nos pais, os funcionários de uma empresa tomam os seus líderes como exemplo. Por isso, se um líder desempenha bem a sua função, seu time será motivado a fazer o mesmo.

    É nesse sentido que o desenvolvimento de lideranças é tão relevante para as companhias.

    Quais os elementos podem ajudar  o RH a identificar líderes?

    O RH tem cada vez mais usado ferramentas e metodologias que auxiliam na identificação, atração e desenvolvimento de líderes. Ou seja, colaboradores que têm um perfil comportamental para ocupar cargos de liderança, alinhados com a cultura organizacional e com os desafios das companhias.

    Além disso, o profissional de Recursos Humanos  precisa saber como identificar líderes, ou seja, colaboradores que mais têm o perfil comportamental para ocupar cargos de liderança.

    A seguir, apresentaremos alguns dos principais pontos que devem ser observados para fazer essa identificação. Veja!

    Proatividade

    Os líderes precisam ser proativos, ou seja, ter uma visão geral sobre toda a empresa, para agir antes que os outros e evitar que os problemas ocorram.

    A proatividade é essencial para que os líderes consigam antecipar demandas e não se tornarem meros “apagadores de incêndios”.

    Responsabilidade

    Sem sombra de dúvida, os líderes também precisam ser responsáveis, seguindo prazos e cumprindo com todas as suas tarefas.

    Além da responsabilidade do líder ser pré-requisito para um setor bem organizado, ela serve como espelho para que os colaboradores também sejam mais responsáveis pelas suas tarefas.

    Boa comunicação

    O bom líder deve ter uma comunicação excelente, sabendo se portar e se dirigir aos seus diretores e colaboradores com a mesma maestria.

    Também devem ser muito bons para passar feedbacks às equipes, para que os liderados possam reconhecer os seus erros e sempre trabalhar em prol de melhorias.

    Segundo o report Future of Work 2020, produzido pelo Fórum Mundial da Economia, 34% dos líderes reportaram que estão se movimentando para criar processos que gerem senso de pertencimento e comunidade no trabalho remoto. Ou seja, relacionando tudo isso à realidade dos dias de hoje do mercado de trabalho, o senso de pertencimento dentro das empresas tem sido um ponto cada vez mais debatido pela área de RH e pelas lideranças. 

    As mudanças causadas pela pandemia, de fato, nos transformaram como um todo – tanto colaboradores quanto a sociedade e ainda a maneira como trabalhamos. E existem pontos fortes e fracos neste contexto. Se de uma maneira a Covid-19 acelerou a transformação digital que impactou diretamente na produtividade, por outro também nos auxiliou a ganhar tempo, qualidade de vida e mais convívio com os familiares. 

    No entanto, uma preocupação surgiu neste cenário: a saúde mental e física dos funcionários nesta nova rotina. Por isso, é essencial estreitar ainda mais os laços de comunicação entre equipe e líderes para fortalecer o senso de pertencimento dos colaboradores. 

    Programa de desenvolvimento de colaboradores: 10 habilidades em foco para o RH investir em 2021

    Ainda de acordo com o report Future of Work 2020, produzido pelo Fórum Mundial da Economia, a habilidade de “Liderança e Influência Social” é a soft skill que mais será desenvolvida pelas empresas brasileiras em seus funcionários.

    Também estão à frente dos programas de desenvolvimento corporativos das companhias brasileiras, em ordem de relevância, as seguintes habilidades:

    • Pensamento analítico e inovação
    • Estratégias de aprendizagem e Active learning
    • Análise e pensamento crítico
    • Programação e Design com apoio da tecnologia
    • Orientação ao Serviço 
    • Resolução de problemas complexos 
    • Gestão de pessoas
    • Criatividade, originalidade e iniciativa
    • Resiliência, resistência ao estresse e flexibilidade 

    É possível recompensar pelos resultados da liderança?

    Para que os líderes sigam sempre motivados e liderando pelo exemplo, é uma boa prática para o RH recompensar os resultados pela liderança.

    Aqui, além dos pagamentos em dinheiro, entra a questão do salário emocional. Ou seja, o colaborador deve se sentir pertencente à empresa, perceber benefícios que ele não encontra em outro local.

    Para isso, o RH, em parceria com os setores de marketing e comunicação interna, pode desenvolver atividades e estratégias de endomarketing. 

    O objetivo é sempre ter líderes e colaboradores mais motivados e que cumpram as suas metas não apenas por dinheiro, mas também porque entendem que a empresa em que trabalham é a melhor para as suas carreiras. 

    Isso contribui, inclusive, para a redução do turnover, que é um desafio constante para os gestores de RH.

    Ficou mais fácil para você entender sobre o papel do RH no desenvolvimento de lideranças? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você!

    Continue aprendendo boas práticas e leia agora mesmo o nosso artigo que fala sobre como desenvolver a inteligência emocional dos funcionários. Ele traz dicas e informações riquíssimas!

    / para ler em seguida

    inteligencia-emocional

    Inteligência emocional dos funcionários: é possível desenvolver?

    Será que é possível desenvolver a inteligência emocional de um funcionário? Continue lendo o nosso artigo para entender melhor:

    Lifelong learning

    Lifelong learning: Será que esta é a habilidade mais importante para desenvolver?

    Sabe aquela sensação de estar perdendo algo? Perdendo uma oportunidade… Minha  percepção é que muitos de nós estamos com esta sensação, às vezes difícil de digerir, aceitar ou admitir.Somos...