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4 Soft Skills para Desenvolver em Seus Colaboradores em 2021
Os funcionários que desenvolvem bem as suas soft skills têm mais foco, engajamento, motivação e produtividade. Além disso, podem inspirar os colegas a terem desenvolvimento humano contínuo.
Seria o desenvolvimento das skills dos colaboradores uma grande meta para o setor de Recursos Humanos? Tudo indica que sim!
De acordo com um estudo realizado pela empresa CareerBuilder, publicado em reportagem da revista Valor Econômico, 77% dos empregadores acreditam que essas características são tão importantes quanto às competências técnicas aprendidas para a realização de um trabalho específico.
Diante desse contexto, propomos uma reflexão: você sabe quais são as principais soft skills para desenvolver em seus colaboradores em 2021? Siga lendo e confira!
Skills: entenda esse conceito
Skill é uma palavra da língua inglesa, que foi adotada no meio corporativo para se referir a habilidades ou competências.
As skills, portanto, são características que os colaboradores das empresas devem desenvolver para que tenham mais sucesso ou facilidade ao desenvolver as suas atividades.
Essas habilidades podem ser classificadas em duas modalidades: hard skills e soft skills.
Diferença entre Hard Skills e Soft Skills
Hard Skills
As hard skills são habilidades e aptidões mais técnicas, que podem ser adquiridas por meio de cursos, treinamentos ou workshops. É o caso dos conhecimentos adquiridos nas escolas, faculdades e outras instituições de ensino.
As hard skills são mais facilmente quantificadas, por meio de certificados ou até mesmo provas e são comumente destacadas nos currículos dos candidatos.
Confira o exemplos de algumas hard skills:
- Nível de especialista conferido por um curso de pós-graduação ou MBA;
- Domínio da uma língua estrangeira;
- Domínio de um software, como photoshop, excel, etc;
- Habilidades analíticas, de escrita ou design, entre outras.
Soft Skills
Por sua vez, as soft skills são definidas como competências sociocomportamentais, que estão relacionadas com as capacidades emocionais de um determinado indivíduo lidar com certas situações.
Por exemplo, como uma liderança de sua empresa lida com situações de pressão? Ela consegue se comunicar de forma assertiva e empática com o time? Essas habilidades são exemplos de soft skills.
Por refletirem aptidões comportamentais, são mais difíceis de serem metrificadas e aprendidas por meio de cursos técnicos – como as hard skills. Mas isso não quer dizer que não possam ser incentivadas e desenvolvidas por meio de vivências e práticas de desenvolvimento pessoal, ao longo do tempo.
Exemplos de Soft Skills:
- Negociação
- Oratória
- Liderança
- Inteligência emocional
- Empatia
- Resolução de problemas
- Gestão de Tempo
Por que investir no desenvolvimento de Soft e Hard Skills dos colaboradores?
Para que as skills sejam desenvolvidas com sucesso é preciso dedicação e motivação, por parte dos colaboradores e também do RH das companhias.
De nada adianta um funcionário que possua todas as qualificações técnicas, mas que não tenha habilidades emocionais e sociais para lidar com os desafios impostos pelo dia-a-dia profissional.
Nesse sentido, para formar equipes mais preparadas, tanto técnica quanto emocionalmente, o ideal é desenvolver o colaborador de forma integral – contemplando tanto as soft skills quanto as hard skills necessárias para executar bem sua função.
Outra vantagem é que, ao identificar as habilidades de cada colaborador, os gestores conseguem montar times com diferentes competências, de acordo com as especificidades esperadas de cada área.
4 Soft Skills para desenvolver em seus colaboradores
Existem algumas skills que são estratégicas para empresas de todas as áreas. Por isso, é muito importante desenvolvê-las na sua empresa. Veja, a seguir, quais são as principais!
1. Pensamento crítico
O pensamento crítico é aquele que foca em olhar para o futuro e na capacidade de prever problemas. Dessa forma, os colaboradores conseguem identificar soluções para possíveis adversidades, antes mesmo que elas aconteçam.
Essa soft skill está alinhada com a habilidade de resolução de problemas complexos, também muito importante em um cenário pós-pandemia.
O profissional que tem um pensamento crítico consegue se manter sempre alerta, o que evita possíveis desvios das atividades da companhia.
2. Comunicação eficiente
Saber se comunicar bem é algo extremamente necessário em qualquer área ou tipo de empresa. Afinal, quando não nos comunicamos bem, podem ocorrer gargalos que resultam em refações, desgaste emocional e até mesmo perda de tempo e recursos na organização.
É preciso que os colaboradores, portanto, saibam ouvir e falar de maneira clara, assertiva e empática. Também é importante desenvolver a comunicação escrita, para que as mensagens repassadas em forma textual também sejam facilmente compreendidas pelos destinatários.
3. Perfil de liderança
Saber liderar é muito importante, sobretudo para quem deseja alcançar cargos de gerência e subir de posição nas empresas.
Para as organizações, desenvolver o perfil de liderança em seus colaboradores é algo muito importante. Ao preparar novos líderes, sempre haverá uma “carta na manga” caso seja necessário fazer uma promoção ou até mesmo uma sucessão entre cargos executivos, por exemplo.
4. Criatividade
A criatividade está relacionada com a ideia de “pensar fora da caixa”, ou seja, buscar novas soluções para velhos problemas.
Quem tem o pensamento criativo consegue propor soluções diferentes e inovadoras para as rotinas diárias. Para as empresas, fugir dos padrões pré-estabelecidos e criar um caminho único é algo que pode resultar em estratégias de mercado que se destacam da concorrência.
Bônus: As Quinze Skills mais Valorizadas nos Próximos 5 Anos
No final do último ano, o Fórum Econômico Mundial publicou o relatório “O Futuro do Trabalho 2020” que mapeia as principais habilidades e cargos que estarão em alta até o final de 2025.
O report leva em consideração as mudanças impostas pelo mercado de trabalho pós-pandemia e a contínua revolução tecnológica. “No futuro, veremos que as empresas mais competitivas são aquelas que investiram pesadamente em seu capital humano – nas habilidades e nas competências de seus funcionários”, apontou Saadia Zahidi, Diretora do Fórum Econômico Mundial.
O relatório entrevistou 291 empresas ao redor do mundo que, ao todo, somam cerca de 7,7 milhões de funcionários. Dessas organizações, 66% esperam receber, em até um ano, o retorno do investimento feito em programas de desenvolvimento das habilidades de seus colaboradores.
Soft e Hard Skills em alta até 2025
Confira abaixo as soft e hard skills elencadas no relatório como as mais necessárias de serem desenvolvidas nos colaboradores:
1. Pensamento analítico e inovação
2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
3. Resolução de problemas
4. Pensamento crítico
5. Criatividade
6. Liderança
7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias
8. Programação
9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
10. Raciocínio lógico
12. Experiência do usuário
13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)
14. Análise e avaliação de sistemas
15. Persuasão e negociação
Clique aqui para ver o mapa mental de todas as habilidades descritas pelo relatório.
Invista em treinamentos para aprimorar skills
Notou como é importante desenvolver skills nos seus colaboradores? Lembre-se, portanto, que ao longo do tempo e com recorrência é possível desenvolver as competências em seus colaboradores.
É recomendado, inclusive, investir em treinamentos especiais para atender às necessidades específicas da sua empresa, bem como adotar uma cultura organizacional que seja alinhada com esses propósitos.
Esperamos, neste conteúdo, ter conseguido explicar mais sobre skills para colaboradores e trazido bons exemplos de habilidades para promover na sua empresa.
Como queremos que a sua organização siga se desenvolvendo, o convidamos agora para fazer a leitura do nosso artigo que fala sobre o as principais estratégias para uma gestão de tempo efetiva!