/ receba nossos conteúdos
Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.
Qual é a relação de Carreira com podar árvores?
A reflexão de hoje é sobre podar árvores… E o que isso tem a ver com Carreira e Empregabilidade? Separe sua xícara de café e vamos lá…
Quando pensamos em um pomar com árvores frutíferas, carregadas de lindos e saborosos frutos, imaginamos quanto trabalho e cuidado deve ter sido despendido para obter este resultado.
De forma simplista podemos pensar na preparação do terreno, na adubação, na irrigação, controle de pragas…ah e tem a poda…
Uma poda eficiente amplia a incidência de sol na árvore, aumentando a fotossíntese da planta e, por consequência, induzindo novas brotações e frutos com mais qualidade
Como cuidar da árvore da nossa carreira?
Ao cuidar das árvores, o profissional direciona seu olhar para mitigar as possibilidades de reduzir a colheita e ampliar a produção na carreira. Para isso, no período e estação do ano certos para cada árvore, cuidadosamente ele poda a árvore, removendo galhos secos e galhos secundários.
No outono-inverno é uma excelente época para realizar a poda, pois ao chegar a primavera, a árvore irá despertar com novos galhos, folhas e frutos.
Além disso, estar atento ao bem-estar da árvore e tomar as ações necessárias para mantê-la saudável, são ações que estão no controle do profissional para realizá-las, diferente de fatores externos, como o clima, por exemplo. Ao realizar a poda, modifica-se o vigor da árvore, suprimindo ramos supérfluos, inconvenientes ou secos, produzindo mais e melhor.
Também podemos aplicar essa lógica aos relacionamentos?
A ação “podar árvores” também é importante nos relacionamentos. Será?
Sou uma pessoa movida por relacionamentos. Adoro encontrar pessoas, trocar ideias, fazer amigos e claro, tomar café.
Desde que realizei a transição de carreira em 2017 eu vinha observando mais de perto, a “minha árvore”. As ações que eu vinha implementando de liberar espaço, luz e energia para novos e frondosos “galhos” aparecerem, se intensificaram, me proporcionando um maior centramento e um olhar mais atento para a “minha árvore”.
- Percebi que tinha muitos ganhos secos, que eu insistia em regar.
- Percebi que tinha galhos secundários, que estavam ali e eu nem sabia o por quê.
- Percebi que tinha ervas daninhas que sugam energia da árvore.
- Percebi que a árvore precisava de espaço.
- Percebi que a árvore precisava de luz.
- Percebi que a árvore precisava respirar…
Perceber isso tudo, me mostrou que eu precisava cuidar da “minha árvore”, olhar com carinho e entender o que ela precisava para seguir robusta, saudável e gerando lindos e saborosos frutos.
Esta constatação, a princípio, pede ações que podem gerar situações difíceis e de dor: realizar a poda. Isto implica em “dizer não” para pessoas e situações, implica em deixar galhos irem embora, isto implica em olhar para o que é importante, isto implica em fortalecimento, isto implica em cuidar da árvore…
Se não cuidar da árvore…
Se não cuidar da árvore, ela vai minguando até morrer e todos perdem…Muitos de nós, inclusive eu, dizemos que temos excelentes relacionamentos interpessoais. Será mesmo?
Olhando sob a luz da Inteligência Emocional, entende-se relacionamento interpessoal como:
“a habilidade de estabelecer relações mútuas e satisfatórias que são caracterizadas pela disposição de ambos ”darem” e ”receberem” nas relações, onde a confiança e compaixão são expressas abertamente seja em palavras ou atitudes.”
Aqui é muito além do desejo de cultivar relações amigáveis com as pessoas, mas de se sentir em paz e confortável com estas relações e principalmente sentir que há reciprocidade.
Tem pessoas que chegam à nossa vida por uma razão, por uma emoção, por uma estação ou pela vida toda…
E está tudo bem…
Exercitar este desapego, rever relacionamentos, pode ser difícil, mas necessário. Aqui alguns pontos que tem me ajudado:
- Sentir-se leve: guardo as boas lembranças, sem culpa.
- Podemos nos encontrar em outro momento ou não: sem expectativas, sem julgamentos, se acontecer está tudo bem, se não acontecer, também. Nada é definitivo.
- Novos relacionamentos: olhar para os que chegam com alegria e gratidão e cultivá-los.
- Tempo de qualidade: para os relacionamentos da vida toda, para a família, para os amigos, para o amor.
Como é maravilhoso reencontrar pessoas ao longo do caminho e ter a sensação de que o tempo não passou e ao mesmo tempo que parece uma vida toda.
Como é maravilhoso encontrar novas pessoas ao longo do caminho e ter a sensação de que as conhecemos desde muito tempo.
Ao nos sentirmos leves, saudáveis e fortes, proporcionamos que novas pessoas cheguem a nossa vida e reencontramos pessoas queridas.
Aí a conversa flui, a alegria se faz presente e o café fica ainda mais saboroso!
Assim como uma árvore bem nutrida que produz excelentes frutos, necessita de poda e cuidado para continuar produzindo pela vida toda, assim são os relacionamentos. Eles precisam de atenção, de constância, de afastar e aproximar, de deixar ir, de permitir que possam nascer novos relacionamentos.
Construir e manter relacionamentos é muito mais que networking, é netweaving!
A manutenção de relacionamentos baseados em relações satisfatórias para ambas as partes é fundamental para a construção de uma marca profissional alicerçada na reputação e credibilidade que perdurará em todas as suas fases profissionais até o pós carreira.
Caso você esteja se questionando sobre algum ou alguns relacionamentos e se deveria mantê-los , se pergunte: o que pode acontecer se eu continuar forçando este relacionamento ou carreira? Pode ser que não seja saudável para nenhuma das partes.
Obrigada pelo seu tempo!
Leia também: Você não tem idade para isso