Como mudar? Conheça 4 estratégias para recomeços

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    Como mudar? Conheça 4 estratégias para recomeços

    Em 2022, mais do que nunca, o mundo buscou no Google a frase “posso mudar…?”. Mudar de vida, de carreira, de estilo. Mudar algo em si. Evoluir. Como encontrar aquilo pelo qual se é apaixonado? Como ser mais espontâneo? Como ser mais positivo? Como me tornar um melhor amigo? Como me tornar uma pessoa melhor? Afinal, como mudar e Como fazer tudo isso?

    A busca por mudança vem de dentro e se origina de uma necessidade ou desejo. Ou vem do seu entorno, do seu contexto e você simplesmente precisa mudar para se ajustar.

    “A mudança se tornou uma constante. A forma como a acolhemos define nosso futuro” – Rainha Elizabeth II

    Como mudar? É possível identificar este momento?

    Há alguns sinais que podemos perceber em nós quando buscamos esta mudança.

     Lembro bem quando era gerente de marketing e atuava há 8 anos com uma mesma marca. Com ela, vivi várias mudanças: 

    • expansão para mercados internacionais;
    •  aquisição por outra multinacional;
    •  extensão para novas categorias de produto;
    •  atuação no canal B2B e B2C;
    •  mudança de cidade da sede da empresa, etc.

     Mas , lembro bem o dia que em uma reunião de avaliação de campanha, comentei que a logomarca estava muito presente nas peças e pedi para reduzi-la. Isso é algo que chama a atenção, porque quem trabalha com marketing quer sempre expor mais sua marca! Ali tive um singelo sinal que era o momento de mudar.

    Quando algo que era normal começa a incomodar, talvez seja um alerta de mudança.

    Outro sinal é conseguir facilmente se ver em outro lugar. Uma nova casa, uma nova empresa, uma nova função. É como se nossa cabeça e imaginação chegassem lá antes do corpo. E com isso, somos “puxados” por este futuro vívido em nossas mentes, muito mais do que somos “empurrados” para conseguir fazer uma mudança que, às vezes, pode parecer tão difícil.

    Em geral, as mudanças em minha vida foram precedidas por esta visão de um futuro onde eu queria estar. Posso garantir que é um sinal de mudança e um facilitador do caminho, pois o destino fica mais claro.

    Quando você consegue se imaginar em outro lugar de forma tão vívida,

    avalie se não é pra lá que você tem que ir.

    Fechamento de Ciclos e Recomeços

    Em tempos de fechamento de ciclo, ficamos mais propensos às mudanças. Ano novo, volta das férias, início da faculdade, novo emprego, aniversário, nascimento de um filho, perda de um ente querido.

     Os rótulos que usamos para descrever nosso entorno ou a nós mesmo mudam e fica mais fácil mudarmos também. É o momento  “tábua rasa”, ou seja, de uma tela em branco antes de receber a tinta, pronta para uma nova arte ou para registrar algo.

    Segundo Katy Milkman, no livro “Como Mudar”, os recomeços proporcionam um “lifting psicológico” pois as pessoas sentem um distanciamento em relação a fracassos anteriores e mais otimistas em relação ao futuro.

    A pergunta é: como mudar?  Continue conosco e conheça algumas dicas de estratégia para colocar em prática. 

    Dicas de estratégias de mudança

     Seguem algumas dicas de estratégias para a mudança, seja ela qual for:

    1. Dividir seu objetivo em etapas menores

    Essa é bem conhecida e divulgada. Por exemplo, se seu objetivo for emagrecer 5kg, comece estabelecendo metas semanais para que o objetivo não pareça difícil demais de alcançar. Se a meta é ler mais, estabeleça objetivos diários de tempo ou quantidade de páginas a serem lidas para perceber o progresso e fazer os ajustes de rota necessários.

    É o famoso, “você não consegue comer o boi inteiro, mas pode começar pelo bife”.

    2. Fazer algo difícil parecer divertido

    Uso essa técnica para alcançar o objetivo de manter minha cozinha arrumada. Sempre que vou lavar a louça (algo que não gosto), reservo esse tempo para ouvir algum podcast pelo qual me interesso ou ouvir uma música que me divirta.

    Katy, em seu livro mencionado acima, chama isso de “agrupamento de tentações”. Ela dá o exemplo de alguém que não gosta de se exercitar na esteira, mas destina este tempo para fazer algo que ela considera prazeroso, como por exemplo, ver uma série ou ouvir algum áudio book do autor favorito.

    O que você quer ou precisa fazer que acha difícil começar e que poderia juntar com algo que goste muito?

    3. Como mudar? Que tal uma mudança de casa?

     Além de novas datas nos calendários, as mudanças de espaço físico contribuem com mudanças que se deseja fazer na vida, como mudar de parceiro, ter novas perspectivas. Uma pesquisa realizada por dois psicólogos na década de 90 com mais de 100 pessoas, revelou que 36% das tentativas bem sucedidas de mudança aconteceram com aquelas que mudaram de casa, enquanto apenas 13% das que mudaram não tiveram sucesso. As transições físicas potencializam os recomeços.

    Trago como exemplo meu pai, uma referência para mim, que no auge dos seus quase 80 anos está mudando de cidade, de uma casa para um apartamento, para um novo recomeço de vida. Nunca é tarde!

    4. Entender claramente o que te impede em alcançar seu objetivo

    Andre Agassi, o famoso rebelde tenista a alcançar o título de tenista de maior idade em primeiro lugar no ranking do tênis mundial, conta em sua autobiografia que a mudança em sua trajetória profissional se deu com a abordagem de seu coach Brad Gilbert: “ao invés de bater com mais força, identifique a fraqueza do seu adversário”. Com essa estratégia, Agassi tornou-se um tenista de reconhecimento mundial por sua trajetória de sucesso a partir daí.

    Se olharmos a nós mesmos como nosso maior adversário, a mensagem aqui é: identifique o que está te impedindo de mudar (seria sua impulsividade? Seu jeito de sempre procrastinar? Sua falta de confiança? ) e “ataque” este ponto como um problema a ser solucionado.

    Bem, espero que neste início de ano, propenso a recomeços, eu tenha contribuído com algumas pistas de pôr onde começar a mudança que você tanto busca. No Google, na vida, ou na carreira.

     “Quando a vida pedir um pingo de atenção, por favor, faça chover.” – Bráulio Bessa

    O que você achou do post de hoje com dias de estratégias para recomeços? Que tal seguir com mais uma leitura? Entenda como acontece o coach de transição de carreira! 

    / para ler em seguida

    autocuidado

    Pratique o autocuidado: respeite suas necessidades

    Vamos conversar sobre autocuidado? Escrevo esse texto de um lugar muito especial para mim e para meu filho. Foi aqui, em Bariloche, que resolvi tirar uma semana de férias...

    histórias

    Quem sabe o que é bom ou ruim nas histórias que vivemos?

    Hoje quero falar com você sobre histórias e também te contar uma. Boas histórias para se contar não são uma linha reta! As histórias de fato acontecem porque as...