Profissões do futuro: conheça 7 relevantes no Brasil

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    Profissões do futuro: conheça 7 relevantes no Brasil

    Conforme o tempo passa e as tecnologias evoluem, as profissões do futuro surgem e outras vão sendo substituídas. Se você parar para pensar, algumas atividades que eram comuns antigamente, hoje em dia, se tornaram ultrapassadas.

    Recentemente, o Fórum Mundial da Economia divulgou o report Future of Work 2020, no qual trouxe vários apontamentos interessantes. Segundo a publicação, os líderes esperam que, em 2025, as funções mais redundantes, que podem ser substituídas pela tecnologia atual, caiam de 15,4% para 9%.

    Ao mesmo passo, espera-se que as profissões emergentes cresçam de 7,8% para 13,5%. Isso tudo fará com que, até 2025, 85 milhões de empregos sejam substituídos, mesclando cada vez mais o trabalho entre humanos e máquinas.

    As 7 profissões do futuro que devem emergir no Brasil até 2025 

    O documento do Fórum Mundial da Economia também aponta que 97 milhões de novos cargos e profissões podem surgir. Quer saber quais são as principais delas? Então, prossiga com a leitura!

    1. Data Protection Officer (DPO)

    A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigência no Brasil desde 2020, exige que as empresas tenham uma política clara de tratamento e armazenamento de dados dos seus stakeholders – no que tange informações físicas e digitais. 

    Um dos requisitos é que as empresas tenham um profissional chamado de DPO ou Data Protection Officer. Ele é o encarregado de supervisionar o processamento de dados pessoais dos colaboradores, clientes da corporação ou quaisquer outros titulares de dados vinculados à empresa.

    Assim, em um cenário em que muitas empresas ainda estão se adaptando à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a demanda por esse profissional tende a crescer nos próximos anos. 

    Em geral, as habilidades e conhecimentos relevantes incluem, por exemplo, leis e práticas de proteção de dados nacionais e europeias, incluindo a LGPD, tecnologia de informação e segurança de dados, entre outros. 

    2. Desenvolvedor de games

    O isolamento social praticado durante a pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas passassem mais tempo realizando atividades caseiras, como jogar jogos online.

    Com o número crescente de jogadores, o mercado de games está bem aquecido. Por isso, abrem-se muitas atividades nesse segmento e a profissão de desenvolvedor de games está bastante em alta.

    Entre as atribuições do profissional, podemos destacar: a criação, planejamento e desenvolvimento de um jogo em diferentes plataformas, smartphones, tablets, computadores e os próprios videogames.

    Por ser uma profissão totalmente voltada para o digital, muitas pessoas podem achar que é necessário um conhecimento prévio em programação ou algum sistema de computadores, mas não é necessário. Para atuar, é possível fazer o curso de Design de Games em duas modalidades: na graduação, com bacharelado de duração de quatro anos; e o tecnológico, com duração de dois anos. 

    3. Especialista em Segurança Digital

    Também por conta da LGPD, as empresas estão mais atentas para o tratamento de dados e a forma como as informações são armazenadas em seus ambientes físicos e digitais.

    O especialista em segurança digital está cada vez mais requisitado, muito por conta dessa necessidade de adequação dos softwares e sistemas de segurança das organizações.

    Muito além das senhas e antivírus, assegurar a segurança de redes internas e dados sigilosos são atividades altamente complexas, que necessitam de manutenção e monitoramento com recorrência. 

    Esse tipo de especialista está presente em praticamente qualquer empresa de médio a grande porte, principalmente, em corporações de produção de softwares de segurança ou empresas que lidam com dados sigilosos ou dados bancários de terceiros.

    4. Enfermeiros e médicos assistenciais

    Entre os reflexos que a pandemia trouxe está um alerta que acendeu nas pessoas, no que se refere a cuidados com a saúde.

    Por conta disso, na área da saúde, estão em alta profissões como enfermeiros e médicos assistenciais, que fazem o atendimento, na maioria das vezes, na casa dos clientes. 

    Além disso, com a entrada da telemedicina, é exigido desses profissionais o desenvolvimento de outras habilidades, especialmente de comunicação empática e assertiva.

    Nas consultas de rotina, os profissionais repassam orientações, dão dicas e prescrevem medicamentos. Caso seja necessário exames mais apurados, se recomenda que o paciente seja encaminhado para uma clínica especializada.

    5. Especialistas em marketing digital

    Os ambientes digitais são hoje uma das principais plataformas para negócios e isso deve crescer ainda mais, principalmente devido à pandemia que causa uma mudança drástica do panorama do Brasil e do mundo. 

    Diante desse cenário, uma das transformações mais relevantes é a aceleração digital. Assim, se o marketing digital era visto como uma opção, com a pandemia, negócios que operavam totalmente offline e que sofreram grandes consequências, passaram a vê-lo como um recurso essencial para se manter no mercado.

     Por isso, há uma grande demanda por profissionais especialistas em marketing digital – que unam pensamento estratégico com geração de leads. 

    Ao saber como anunciar corretamente pela internet, por exemplo, as empresas têm mais chances de aumentarem as suas vendas online. É por isso que jornalistas, publicitários, relações-públicas e outros profissionais da área da comunicação podem se dar muito bem profissionalmente, caso se especializem nesse segmento.

    6. Gerente de recursos humanos

    A área de RH também está em alta e cresce a busca por gerentes de recursos humanos. Porém, se destacam os profissionais com soft skills específicas, como a capacidade de trabalhar com a diversidade na empresa, empatia e resolução de problemas complexos. 

    Entre as principais habilidades que área exige estão:

    • Facilidade para lidar com novas tecnologias;
    • Zelo pela cultura organizacional;
    • Cuidado com a saúde psicológica dos colaboradores;
    • Catalisador de competências;
    • Gestor do conhecimento;

    O gestor de recursos humanos contemporâneo é quem deve supervisionar a aquisição desses talentos, bem como buscar meios para que todos convivam com sinergia na organização.

    7. Especialista em logística também é uma das profissões do futuro no Brasil

    Com o crescimento das compras online, aumenta também a demanda por bons profissionais de logística. 

    Esses colaboradores são responsáveis por gerenciar centros de armazenagem, controlar as entregas e as frotas desde a saída dos armazéns até a casa dos clientes. Além disso, essa área garante que a execução da estratégia de encantamento do cliente com o produto aconteça dentro do prazo esperado e no custo planejado.

    Os especialistas em logística contemporâneos precisam entender muito de tecnologia e boas práticas para que as atividades sejam sempre otimizadas.

    A importância de conhecer os seus futuros colaboradores

    Essas são algumas das profissões do futuro que devem estar em alta nos próximos anos. Conhecê-las é bem importante para conhecer as demandas atuais do mercado, tendo em vista que você pode ter que contratar esses colaboradores para a sua empresa, já que os cargos são cíclicos e passam por mudanças. 

    Gostou do conteúdo de hoje sobre as profissões do futuro no Brasil? Conte para a gente nos comentários abaixo. E continue aprendendo! Leia agora o nosso artigo com 4 soft skills para desenvolver em seus colaboradores em 2021.

    / para ler em seguida

    Lifelong learning

    Lifelong learning: Será que esta é a habilidade mais importante para desenvolver?

    Sabe aquela sensação de estar perdendo algo? Perdendo uma oportunidade… Minha  percepção é que muitos de nós estamos com esta sensação, às vezes difícil de digerir, aceitar ou admitir.Somos...

    transicao carreira

    Foque, mas diversifique!

    No último artigo “Criar asas para voar”. Já havíamos nos conscientizado de que o momento de transição de carreira acontece algum dia e que uma boa reserva financeira é...