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3 Práticas do Management 3.0 para as Lideranças Implementarem ainda 2021
O Management 3.0 é um modelo de gestão desenvolvido e testado pelo gerente e palestrante holandês Jurgen Appelo. Cada vez mais, os líderes de empresas de todos os portes estão buscando saber mais sobre a eficácia do método.
Em seu livro “Management 3.0: leading agile developers, developing agile leaders”, Appelo explica que um dos principais objetivos dessa modalidade de gestão é engajar os colaboradores. Dessa forma, eles trabalharão mais e melhor, sempre em prol do crescimento do negócio.
Mas como os líderes podem implementar práticas do Management 3.0? Acompanhe, a seguir!
O que é e quais são as vantagens no Management 3.0?
Podemos simplificar o conceito de Management 3.0 dizendo que esse é um modelo de gestão em que são usadas diferentes ferramentas e práticas para apoiar qualquer profissional na gestão da organização.
Sem muita burocracia e documentação, o Management 3.0 conta com dinâmicas e métodos práticos para que as competências e soft skills dos colaboradores sejam desenvolvidas.
As principais vantagens proporcionadas pelo Management 3.0 são:
- criação de uma cultura do trabalho em grupo;
- feedbacks constantes para os colaboradores;
- capacitação dos colaboradores para gestão;
- maximização da força de trabalho;
- entre outras.
Caso tenha alguma dúvida, você pode se aprofundar mais sobre o conceito em nosso artigo que explica o que é Management 3.0. Vale a pena fazer a leitura!
Como os líderes podem implementar o Management 3.0?
Agora é chegada a hora de você “colocar a mão na massa”. Vamos explicar, a seguir, algumas práticas do método Management 3.0 para você testar com sua equipe. Confira!
- Cartas Kudo ou Kudo Cards
O que é
As cartas Kudo funcionam como um jogo que otimiza o processo de apreciação e reconhecimento entre as equipes e seus integrantes.
Por meio dessa prática, os colaboradores podem reconhecer os seus colegas de time por uma ação positiva que fizeram naquela semana.
Como funciona
O colaborador que quiser elogiar ou agradecer um outro membro da equipe, deve escrever uma mensagem em um cartão, para serem lidas posteriormente. É opcional assinar ou não o cartão!
Algumas empresas criam urnas para que os funcionários depositem os seus recados, que são lidos posteriormente. Já outras companhias sugerem que os kudo cards sejam fixos em um mural ou painel, para que tudo fique visível para todos, aumentando ainda mais o reforço positivo entre a equipe.
A constância que as cartas devem ser lidas também variam de acordo com cada empresa – algumas criam rotinas diárias de apreciação, enquanto outras, optam por processos semanais. Fica por sua conta!
Download
A maioria das práticas propostas pelo Management 3.0 têm materiais de apoio que podem ser baixados gratuitamente no site oficial do método e impressos pelo líder que conduzirá a atividade. Clique aqui para baixar as Cartas Kudo para impressão
- Delegation Poker
O que é
Em dúvida sobre quem é responsável por cada tarefa, em sua equipe? O delegation Poker é um jogo que serve para que seu time tenha uma visualização mais clara da atribuição e responsabilidade de cada um – além de encorajar a auto organização do time e sinergia.
Como funciona
Vamos supor que um membro da sua equipe termina um relatório. Ele tem a autonomia para mandar diretamente para o cliente final ou precisa da autorização de alguém do time antes? Por meio do Delegation Poker, cada um da sua equipe conta o que acha ideal que fosse feito nessa situação – de forma que vocês cheguem a um consenso sobre qual processo adotar para cada tarefa.
O jogo deve seguir os seguintes passos:
- Um participante escolhe uma situação real ou hipotética e a diz em voz alta para o time;
- Em seguida, cada membro da equipe escolhe, em silêncio, uma das sete cartas do baralho, de acordo com o que consideram melhor a ser feito naquela situação:
Carta 1 – Contar: Eu direi ao time que o fazer
Carta 2 – Vender: Eu tentarei vender a ideia do que deve ser feito
Carta 3 – Consultar: Eu vou consultar o time e decidir o que deve ser feito
Carta 4 – Concordar: Nós, como time, concordaremos juntos sobre o que deve ser feito
Carta 5 – Aconselhar: Eu irei aconselhar sobre o que acho melhor mas o time é que decidirá
Carta 6 – Perguntar: Vou perguntar sobre a decisão após eles terem decidido
Carta 7 – Delegar: Eu irei delegar completamente essa decisão
- Quando todos decidirem, todos revelam a sua carta ao mesmo tempo, jogando-as na mesa;
- Todos ganham pontos de acordo com os valores das cartas:
- Carta Contar vale 1 ponto
- Carta Vender vale 2 pontos
- Carta Consultar vale 3 pontos
- Carta Concordar vale 4 pontos
- Carta Aconselhar vale 5 pontos
- Carta Perguntar vale 6 pontos
- Carta Delegar vale 7 pontos
- Se você foi o único a jogar uma carta, não contabilize seus pontos;
- As demais cartas são contabilizadas. Conte as cartas que levaram mais e menos pontos e escreva num quadro, visível para todos.
- As cartas que forem mais e menos escolhidas pelo time, precisam ser justificadas por aqueles que a selecionaram, em voz alta: Eu escolhi a Carta “X” porque….
- É hora de tomar uma decisão! Para chegar a um consenso do processo a ser tomado para a situação escolhida, recomenda-se a criação de um quadro visual para contabilização do resultado final.
Download
Clique aqui para fazer o download das cartas do Delegation Poker, para impressão.
3.Moving Motivators
O que é
O que mais te motiva, enquanto pessoa e profissional? Seria ser reconhecido por seus pares profissionais ou ter autonomia e liberdade em seu cotidiano na empresa? Descobrir essas motivações é o objetivo da prática Moving Motivators!
Composto por 10 motivadores, o Moving Motivators é um baralho que permite que times conheçam o perfil de cada colaborador da equipe. Além de proporcionar autoconhecimento individual e coletivo, é também utilizado por lideranças para alocar de forma mais assertiva profissionais, de acordo com as necessidades de cada projeto.
Como Funciona
Cada um dos participantes recebe um baralho com 10 cartas, sendo elas:
- Ordem: Prezo por um ambiente estável, com regras e políticas claras;
- Aceitação: As pessoas ao meu redor aprovam o que eu sou e o que eu faço;
- Curiosidade: Tenho várias coisas para investigar e me ocupar;
- Poder: Tenho espaço para influenciar o que acontece à minha volta;
- Relações: Tenho um bom relacionamento com os meus colegas de trabalho;
- Liberdade: Tenho autonomia no meu dia a de trabalho e responsabilidades;
- Status: Tenho uma boa posição na empresa e sou reconhecido pelos meus pares;
- Propósito: Meu propósito de vida é refletido no trabalho profissional que faço;
- Honra: Tenho orgulho que meus valores pessoais se refletem em meu trabalho;
- Maestria: Meu trabalho desafia minhas habilidades mas está dentro de minhas competências.
- Em seguida, cada um ordena, em ordem de importância, o que mais te motiva em seu dia a dia profissional. Coloque na posição 10 o motivador mais importante e na posição 1 o menos importante.
- O jogo prossegue com novos rankings sendo montados pelos times, de acordo com o fator motivador.
- Quando todos tiverem finalizado de priorizar os Moving Motivators, conte para o time qual foi sua ordem escolhida e porquê. Isso vai ajudá-los a conhecê-lo melhor!
- Recomenda-se que os outros membros do time também expliquem suas ordens, de forma a aumentar a sinergia do time como um todo.
- Em departamentos que trabalham com sub-times ou squads por projetos, é comum que o time compare os resultados individuais de cada um, somando quais foram as cartas que mais apareceram nos resultados. Assim, vocês conseguem mapear, qual é o motivador que mais os engaja, enquanto equipe.
Download
Quer implementar o Moving Motivators com seu time? Clique aqui para fazer o download do arquivo para impressão.
Conclusão
Essas são algumas das dinâmicas que podem ser desenvolvidas no Management 3.0. Coloque-as em prática para conquistar mais resultados positivos no seu time!
E, para continuar inovando, faça agora mesmo a leitura do nosso artigo que fala sobre a metodologia OKR e como implementá-la. Ele trará muitos insights para melhorar a organização e a gestão do seu negócio.