O que é Scale Up e qual a sua importância?

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Business

    O que é Scale Up e qual a sua importância?

    Alguns conceitos que envolvem o universo do empreendedorismo não são tão novos, mas ainda geram algumas dúvidas. Scale up, muitas vezes confundido startup, é um deles. Essas definições se referem a duas fases distintas da evolução de um negócio.

    Empresas em momentos de Scale up no Brasil representam menos de 1% de todo o mercado, segundo a Endeavor, mas, em um período de apenas 3 anos, geraram 1,6 milhões de novos empregos.

    Tem interesse pelo tema? Venha desvendá-lo conosco no artigo a seguir!

    O que é Scale Up?

    Nos últimos anos, o conceito ganhou notoriedade entre empreendedores e acadêmicos, especialmente a partir de 2015, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou um relatório sobre o assunto.

    Scale up corresponde a uma fase — de, pelo menos, três anos — em que uma empresa tem crescimento escalável e taxa anual de crescimento superior a 20% ao ano, seja em número de trabalhadores ou de faturamento, conforme a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    Uma startup pode se tornar uma Scale Up, mas companhias consolidadas no mercado também o podem. E vale ponderar que não se trata somente de grandes negócios, ao contrário.

    Segundo a Endeavor, 92% são pequenas e médias (PMEs), têm cerca de 14 anos de atuação e, curiosamente, 60% estão mais presentes em municípios com menos de 500 mil habitantes.

    Empreendimentos de alto crescimento econômico estão presentes em todos os setores da indústria, do varejo ao high tech, dos transportes à construção civil.

    E por terem um modelo escalável, as Scale Ups são consideradas empresas do futuro porque movimentam a economia e são inspiração para sair da crise.

    5 pontos importantes para se tornar uma Scale Up

    Tornar um negócio sustentável é uma meta e para alcançá-lo não existe exatamente fórmula de bolo. Por outro lado, existem 5 elementos comuns a todos eles.

    1. Experiência

    Empreender se tornou uma prática muito popular e vemos muita gente começar do zero.

    Apesar de louvável, para tornar uma empresa escalável é preciso que os empresários tenham uma boa bagagem de experiência adquirida, mesmo que, para isso, convidem sócios com experiência de mercado para o negócio.

    Nesse sentido, quem tem uma boa vivência no mercado de trabalho já tem pontos positivos. De acordo com um estudo da Endeavor, 70% dos empreendedores de alto crescimento já tiveram alguma experiência e admitem que o conhecimento adquirido os ajudou a definir sua estrutura e cultura organizacional e no crescimento da companhia.

    2. Sócios, mentores e conselheiros

    Para entrar na fase de Scale up, é importante encontrar pessoas de confiança e dispostas a trabalhar.

    A ideia dessa premissa é somar e para que o resultado dessa conta seja positivo. Assim, todos precisam ser experts em suas áreas.

    Sócios, mentores e conselheiros têm um impacto muito positivo nos negócios. Para encontrá-los, participar de meetups, palestras, workshops — e quaisquer outros eventos cuja participação de executivos que a sua empresa necessita é confirmada — é uma boa pedida.

    Além disso, ferramentas como o LinkedIn são excelentes para quem precisa encontrar o fit ideal.

    Nossa dica principal aqui é: busque pessoas que, mais do que grandes profissionais, estejam engajados com a sua ideia!

    3. Almeje alto

    É preciso sonhar alto, mesmo que o começo seja desafiador e caminhe a passos lentos, o que provavelmente acontecerá!

    Nesse sentido, a ambição é um fator imprescindível e uma pesquisa feita pela Endeavor em parceria com o Datafolha apontou isso.

    O estudo, com quase mil empreendedores, atestou que os empreendedores que estão crescendo acima da média acreditam que o seu esforço é ainda mais determinante para o sucesso de seu empreendimento do que a própria crise econômica, um fator externo.

    A motivação também conta muito, afinal, qual o seu propósito na construção de um business escalável?

    Veja, o mesmo estudo mencionado acima apontou que 46% dos empreendedores esperam que suas empreitadas sejam somente uma fonte de renda.

    Por outro lado, empresários de alto crescimento têm ambições mais ousadas. 52% deseja que seus negócios sejam os maiores de seu segmento e 84% os melhores dos seus setores.

    4. Fluxo de caixa

    É fundamental que se tenha conhecimento e registro de cada detalhe financeiro para escalar.

    Nada deve ser deixado de lado nos registros, nenhuma nota fiscal e gasto, por menor que seja. Tudo o que está saindo e está entrando deve ser monitorado.

    Ter esse tipo de conhecimento faz toda a diferença e é determinante para o crescimento de qualquer negócio.

    5. Gestão de pessoas

    Em uma Scale Up, cada pessoa deve ter sua função bem estabelecida, o que não acontece em algumas startups, onde o CEO costuma desempenhar também outros papéis.

    Gerir pessoas envolve compreender e até mesmo determinar os talentos indispensáveis nas equipes. Assim, além de gerenciá-las e engajar os colaboradores, é preciso saber o momento de dispensá-los e de atrair novos talentos.

    Da mesma forma, pode ser muito rico para a scale up investir no conhecimento de seus funcionários e criar a cultura do lifelong learning. Ter um bom senso de governança corporativa e implementar um conselho consultivo também são boas práticas.

    O crescimento exponencial de um negócio exige estratégias voltadas para cada fase de seu desenvolvimento. Entender isso envolve evitar determinados erros que podem aparecer no caminho, e é sobre isso que falaremos a seguir.

    O que evitar no caminho de crescimento da sua empresa?

    Quem está à frente de um projeto em crescimento precisa ter em mente algumas premissas, vamos a elas?

    Entenda que:

    • Escalabilidade não significa somente vender mais, por isso, tenha em mente que investir nos processos de marketing e vendas é importante, mas não é tudo;
    • Reter um cliente é mais barato do que conquistar um cliente novo, valorize-os;
    • Pode ser preciso contratar mais profissionais do que você gostaria, portanto, faça-o, desde que isso seja necessário e coerente com o crescimento financeiro.

    Nesse artigo, apresentamos uma explanação geral e inicial sobre o que é uma Scale Up. Mas, podemos nos aprofundar ainda mais em como criar empresas escaláveis e como isso se relaciona a um playbook. Entenda!

    / para ler em seguida

    Action Learning

    Action Learning: entenda o que é e sua relevância nas empresas

    A seguir, entenda o que é Action Learning, como funciona e benefícios para a empresa e indivíduos.

    conselho-consultivo

    Conselho consultivo: por que implementar em sua empresa?

    Para entender o que é o Conselho Consultivo, o que ele faz e por que é importante para as empresas, continue a leitura!