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Modelo Cynefin: o que é este framework usado pela liderança na tomada de decisões?
Encontrar a solução exata para cada situação adversa no ambiente corporativo nem sempre acontece de maneira simples e direta. Muitas vezes, é preciso ter um olhar crítico para chegar à decisão ideal e é justamente essa a proposta do Modelo Cynefin, estrutura conceitual usada para auxiliar na tomada de decisões.
O criador dessa ferramenta foi o renomado pesquisador e consultor de inovação Dave Snowden. Em 1999, o especialista consolidou a ideia de que nem todos os problemas podem ser agrupados sem qualquer distinção e abordados da mesma maneira, dando origem ao framework.
Já pensou em aplicar o modelo na sua organização? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é o Modelo Cynefin?
Cynefin é uma palavra de origem galesa que significa “habitat ou lugar de muitos pertencimentos”. Já o Modelo Cynefin consiste na categorização de problemas para orientar a tomada de decisões. Ele baseia-se no fato de que cada adversidade deve ser compreendida em seu contexto e solucionada a partir disso.
Afinal, as ações que funcionam em determinada ocasião podem não ser tão efetivas em outra. Para Snowden, essa percepção é a chave da questão.
O modelo tem origem, na prática da Gestão do Conhecimento, trabalhando com processo estruturado em condições incertas.
A ferramenta é utilizada em ambientes que exigem resoluções concretas e assertivas para os problemas, como é o caso das corporações. Dessa forma, o modelo contribui para que as lideranças possam resolver os contratempos da empresa sob a perspectiva mais adequada.
Na prática, o Cynefin segue a estrutura que veremos a seguir.
Como funciona?
Alguns anos após sua criação, mais especificamente em 2003, o modelo foi descrito detalhadamente em um paper elaborado por Snowden e Cynthia Kurtz. O Cynefin Framework estabelece as medidas que devem ser tomadas diante de cada tipo de problema, os quais são organizados em quatro quadrantes. São eles: óbvio, complicado, complexo e caótico.
Isso porque, como já mencionado anteriormente, existem respostas adequadas às variadas situações de acordo com seu grau de dificuldade. A estrutura é baseada na relação de causa e efeito, e sugere qual é a sequência de ações mais efetiva em cada caso.
Quais são as características?
Para entender melhor o framework, veja uma breve descrição dos quatro domínios.
Óbvio
Essa categoria, que também pode ser denominada como “simples”, abrange situações cujo gerenciamento corresponde a um processo linear:
sentir — CATEGORIZAR — responder.
Nesses casos, o problema em si é de conhecimento de todos, assim como a relação de causa e efeito. As respostas costumam emergir de manuais de boas práticas ou documentos que descrevem procedimentos internos já existentes.
Complicado
Em contextos complicados, a relação de causa e efeito não é tão evidente para todos. Nesse domínio, é possível identificar os sintomas, mas nem sempre se sabe qual é o remédio apropriado.
Por isso, uma característica forte desse tipo de adversidade é a atuação de especialistas que consigam apresentar um diagnóstico e dar a resposta ideal entre as soluções possíveis. O caminho para a decisão acertada é:
sentir — ANALISAR— responder.
Complexo
No modelo Cynefin, o ambiente complexo é caracterizado pela imprevisibilidade, afinal, pode ser resultado de uma série de fatores internos e externos à organização. É necessário acatar as incertezas e desenvolver experimentações, pois aqui não há respostas certas.
O contexto complexo é promissor para ideias inovadoras, desde que o medo do fracasso não seja um obstáculo. Existe a possibilidade de falha, mas também da validação de hipóteses.
A abordagem recomendada é:
EXPERIMENTAR — perceber — responder.
Caótico
Aqui não há relação de causa e efeito, na verdade, trata-se de situações com um teor de urgência. O objetivo central diante de contextos caóticos é estabelecer a ordem e ressignificar a situação, destinando-a a outro quadrante, como o domínio complexo, por exemplo.
Portanto, a ação deve ser imediata e a abordagem recomendada é:
AGIR — perceber — responder.
Qual a importância do Modelo Cynefin para tomada de decisões em sua empresa?
Ainda que sua empresa disponha de ótimas ferramentas de gestão, como manual organizacional e afins, o surgimento de situações difíceis é inevitável. Elas podem ser decorrentes de mudanças na organização, bem como de crises ou até mesmo de falhas nos produtos ou serviços oferecidos.
É nesse momento que as lideranças recorrem a estratégias para reverter o quadro ou, pelo menos, minimizar os impactos.
O Cynefin surge como um modelo capaz de auxiliar a compreensão desses desafios e nortear a melhor conduta. Caso contrário, os problemas ficam no plano da desordem, onde qualquer solução pode ser aplicada por pura intuição, sem a garantia de que irá funcionar.
Pense no seguinte cenário: os consumidores encontraram um defeito recorrente no seu produto e fizeram reclamações. Em um primeiro momento, a situação é definida no plano caótico e exige uma ação rápida, conforme o modelo Cynefin.
É preciso que o time de comunicação esteja de prontidão para atender às contestações e dar suporte aos clientes. Feito isso, o contexto dominante é complicado, de modo que o defeito seja diagnosticado por um especialista e, então, reparado.
Com a ferramenta, a tomada de decisões é otimizada, trazendo:
- Soluções mais assertivas;
- Mais agilidade;
- Possibilidade de ideias inovadoras;
- Soluções definitivas para ocorrências frequentes.
O modelo Cynefin é uma das estratégias que potencializam os processos corporativos, mas também é fundamental fortalecer as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Quer saber como? Confira nosso artigo sobre Comunicação Empática nas empresas.