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Metodologia OKR: conheça principais dicas para implementar
Metodologia OKR é uma estratégia de gestão que trata de simplificar a definição de objetivos de um negócio e conscientizar seus funcionários sobre o impacto de suas ações nesse ambiente. O método pode ser aplicado a empresas de todos os portes.
O OKR, que significa em inglês Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chaves) é uma técnica criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel.
Na prática, ela funcionou tão bem que o método é integrado às estratégias de gigantes do mercado, como Netflix, LinkedIn, Twitter, Sears, Oracle e até mesmo Google.
Para se ter uma ideia, o Google o utiliza há mais de 20 anos e, desde então, cresceu de 40 colaboradores para mais de 60 mil profissionais, além, claro, de ser uma das empresas mais ricas atualmente.
Se interessou pela metodologia OKR? Continue a leitura para conhecer mais sobre ela, o que pode fazer pela sua empresa e como implementá-la.
Passando rapidamente pelo “beabá”: o que significa cada letra da sigla
Cada letra da sigla representa exatamente o funcionamento da metodologia. Entenda.
O – Objetivos (Objectives)
É composto por orientações para o negócio conquistar os objetivos. Portanto, o primeiro passo é determinar quais são eles.
Essas diretrizes, por sua vez, devem ser bem claras, e não deixar margem para interpretação incorreta, ou seja, precisam ser feitas com base em uma comunicação eficaz.
No mesmo sentido, é essencial ter uma gestão de equipes que mantenha todos engajados na jornada de atingir os objetivos.
Exemplo de Objetivos: aumentar as vendas.
KR – Resultados-chave (Key Results)
Não basta determinar objetivos, na metodologia OKR eles precisam ser mensurados e para isso é preciso fixar os Key Results, ou seja, métricas que apontam o sucesso das ações.
É importante, também, que o objetivo macro seja “quebrado” em metas menores, que vão alimentar o crescimento total.
Tomando o exemplo do objetivo de aumentar as vendas, poderíamos ter os seguintes resultados-chave:
- K1: aumentar a prospecção de leads em 60%;
- K2: reaquecer a base de clientes, buscando retomar 50% dos contatos atuais;
- K3: criar uma campanha promocional com metas de lucratividade.
Percebe que tudo gira em torno de resultados comprováveis?
Quais os benefícios da metodologia OKR?
Planejar e executar, por si só, já são tarefas complexas.
Ocorre que existem diversas técnicas e ferramentas de gerenciamento que sim, podem ser de grande ajuda, mas se você aplicar uma que não seja ideal para o seu negócio ela pode tornar todo o processo ainda mais complicado.
Por outro lado, não se pode cair na armadilha de deixar a gestão de um negócio ao acaso, sobretudo se pretende escalar e crescer.
Os OKRs são métodos de natureza objetiva e clara que podem ser aplicados a diversos tipos de negócios.
Veja quais são os seus principais objetivos:
- Fornecer direção clara para a execução de estratégias e rotinas;
- Possibilitar a criação de parâmetros mensuráveis;
- Fornecer transparência e eficiência.
Ah, também vale pontuar que os indicadores podem ser implementados em empresas de qualquer porte e tamanho, aliás, são bastante utilizados na gestão de startups.
Como estruturar a metodologia OKR?
Afinal, como estruturar a metodologia OKR? Veja 3 passos essenciais.
1. Determinar a visão e a missão do negócio
Vamos começar com o essencial, a diretoria executiva deve definir os rumos que a sua empresa tomará. De nada adianta muitos esforços de equipes individuais se não há uma unidade na estratégia.
Assim, é preciso definir a visão e missão da empresa para, então, traduzi-las em estratégias e prioridades organizacionais. Tudo isso fornece contexto a cada ação realizada.
2. Envolvendo a equipe na metodologia OKR
A missão e visão partem da diretoria, mas isso não impede que a equipe ajude na criação das metas. Aliás, quanto mais se integra pessoas à tomada de decisão e se valoriza seu trabalho, mais engajadas elas estarão.
Por falar em integração, abordamos uma prática bem interessante o programa de partnership, neste artigo.
Os resultados-chave podem ser perfeitamente elaborados em conjunto, o que, aliás, é ótimo, afinal, todos da equipe certamente poderão ter bons insights para dar.
Quando criam um plano em conjunto, a tendência é crescer o sentimento de pertencimento por parte dos colaboradores, que naturalmente se comprometem mais em entregar os resultados.
3. Investimento em treinamentos corporativos
A metodologia OKR é um guia para que as empresas conquistem melhores resultados de acordo com seus objetivos, mas nunca devemos nos esquecer de que os colaboradores precisam estar preparados e se sentir empoderados para tal.
Investir em treinamentos corporativos, ao ter metas claras estabelecidas pelo OKR e uma análise cuidadosa dos perfis comportamentais dos funcionários, é de suma importância para que os objetivos sejam, de fato atingidos.
E, dentro disso, também é possível avaliar o ROI sobre os treinamentos, que pode ser parte das estratégias de OKR dos Recursos Humanos!
O capital humano nunca deve ser deixado de lado, ao contrário, precisa ser estimulado. Pensando nisso, indicamos a leitura de um artigo feito especialmente para CEOs e gestores que acreditam nessa premissa para o desenvolvimento de seus negócios. Vamos falar sobre equipes de alto desempenho?