/ receba nossos conteúdos
Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.
Estes são meus principais talentos. Você sabe quais são os seus?
A minha intenção ao compartilhar meus temas de talento dominantes é dividir com vocês as reflexões provocadas em mim pelo simples fato de conhecê-los.
Alguém pode dizer que já sabemos sobre aquilo no qual somos naturalmente bons. Não é bem assim…como digo em meu artigo “Sobre as marcas que deixamos por aí”, o peixe pode viver na água, o tempo inteiro. Mas quando perguntado sobre como ela está, ele diz “Que água?”. A gente não percebe aquilo que nos parece tão natural.
Tenho não-talentos? Sim! Prudência é um deles! Tenho pontos fracos? Claro! Estes podem vir inclusive de talentos exacerbados, acima do tom, que chegam a ficar “chatos” ou fora da medida. A Excelência, por exemplo, precisa ser regulada para não nos tornar perfeccionistas que nunca entregam algo ou elogiam o feito de alguém por achar que não está bom o suficiente.
Ter conhecido meus talentos pela linguagem global da Gallup foi um divisor de águas para mim. Percebi o quanto é poderoso termos consciência sobre os filtros com os quais vemos o mundo.
Compartilho abaixo o ranking crescente dos meus 10 talentos dominantes, todos com ilustrações feitas pela minha querida amiga Camilla, que conheci através do trabalho e que em suas horas vagas usa seu talento natural para refletir através de desenhos sua forma de ver o mundo (visite o @millepuppets no Instagram para conhecer mais):
10. Excelência
Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento EXCELÊNCIA concentram-se nos pontos fortes como um modo de incentivar a excelência individual e do grupo. Elas procuram transformar algo muito bom em algo fantástico.
Não foi a toa que me interessei pela abordagem de Don Clifton oferecida pela GALLUP para o autoconhecimento e desenvolvimento humano, partindo do que já pensamos, sentimos e fazemos naturalmente e investindo nestes talentos para nos diferenciar e performar. Para mim, os pontos fracos devem ser gerenciados, mas o foco precisa estar nos nossos pontos fortes. São eles que nos levarão a excelência. Posso ajudar as pessoas a verem sempre que há possibilidades, sempre perguntando: o que estamos fazendo bem? E o que podemos fazer melhor? Há uma contínua visão de crescimento e desenvolvimento. E isso já faz parte de quem eu sou!
Quem tem esse talento muito presente, pode parecer exigente demais e nunca estar satisfeito. Sabe aquele projeto que você começa e nunca acha que tá bom o suficiente para considerar finalizado? É nessas horas que alguém vem e diz: “o feito é melhor que o perfeito”. O importante é determinarmos o que é o máximo para sabermos a hora de considerar algo pronto.
Para quem não tem este talento tão presente, aproxime-se de quem tem ou use outros talentos seus para te ajudar que seus esforços sejam direcionados aos melhores resultados possíveis.
9. Intelecção
Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento INTELECÇÃO caracterizam-se por sua atividade intelectual. Elas são pessoas introspectivas e que apreciam discussões intelectuais.
Quando vi a palavra introspecção nesta definição, inicialmente não me reconheci! Mas quando penso que tenho uma capacidade de ficar absorta por um livro, uma pesquisa ou algum pensamento, vejo que há momentos de introspecção fortes em minha vida que estão relacionados a minha busca contínua por me manter ativa intelectualmente. Trata-se de um talento relacionado a forma de pensar que me ajuda a resolver um problema e criar novos insights.
Sinto que tenho dificuldade de trabalhar até muito tarde. Creio que é porque minha cabeça continua ativa quando deito e isso me prejudica o sono. Por isso, escolho ter uma pausa mental antes de dormir.
A intelecção é um dos 3 talentos de pensamento estratégico que tenho nos meus top 10 e acaba combinando com os demais que estão em 3o. e 4o. lugar no ranking. Vocês vão ver!
Às vezes este talento pode levar a uma necessidade de se aprofundar, quando o superficial já é necessário. Sofro um pouco, mas acabo combinando com meu talento de Realização para concluir o que tem que ser feito.
8. Responsabilidade
Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento RESPONSABILIDADE assumem a responsabilidade psicológica de cumprir o que prometem. Elas são comprometidas com valores estáveis tais como honestidade e lealdade.
Estes insights abaixo apresentados pela GALLUP fizeram todo o sentido para mim quando li:
Eu sou alguém em que os outros muitas vezes confiam para fazer as coisas.
Eu vou manter minhas promessas e cumprir meus compromissos.
Eu trago confiabilidade e lealdade.
Eu preciso de liberdade para assumir o controle.
Eu amo o respeito de outras pessoas.
Eu odeio decepcionar os outros e me decepcionar com os outros.
Uma metáfora: sou proprietária do que me proponho a fazer (e não uma inquilina desinteressada).
Uma barreira a este talento da responsabilidade: não sabe dizer não ou deixar passar.
Compromisso para mim é algo sério. Tanto o que os outros assumem comigo quanto o que assumo com os outros. Por isso preciso ter critérios bem claros para incluir novos projetos na minha vida ou tarefas no meu TO DO List. Se não os tiver, posso me sentir assoberbada por não dizer não.
Assim como eu, quem também tem dificuldade de dizer não? Quais os critérios que você utiliza para escolher assumir um novo compromisso?
7. Realização
Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento REALIZAÇÃO trabalham duro e apresentam muita perseverança. Elas têm grande satisfação em estarem ocupadas e serem produtivas.
Realmente me sinto uma pessoa que não gosta só da iniciativa, mas preciso também da “acabativa”.
Esse meu talento de execução de alguma forma influencia as pessoas a meu redor a imprimirem um ritmo em seus próprios projetos.
Concluir um projeto, finalizar um processo, fechar um ciclo. Tudo isso é resultado de trabalho e dedicação.
Gosto não porque necessariamente aprecio os términos, mas sim porque representa que algo foi construído. Tenho a possibilidade dos recomeços, que propiciam novas descobertas e novas realizações.
Tenho que cuidar para que essa vitalidade e energia que me movem não me façam estender meu dia de trabalho até muito tarde, pois sei que tenho muitas coisas a realizar em outras áreas importantes da minha vida.
Em que áreas da sua vida você tem alocado sua energia de realização? Como garantir que esta energia não se concentre apenas em uma área?
6. Empatia
Pessoas excepcionalmente talentosas no tema Empatia conseguem sentir as emoções de outras pessoas se colocando na pele e na situação delas
Ah…a empatia!
A gente precisa apreciar nossos talentos, pois a combinação deles é o que nos torna únicos. E este é um talento natural meu que aprecio de uma forma especial, pois sei o quanto é valorizado e necessário no mundo de hoje.
Funciona como um sexto sentido e me ajuda a me conectar com o outro. É uma forma com a qual me relaciono com as pessoas e consigo entendê-las.
Já ouvi diversas vezes que minha inteligência emocional é um ponto forte meu e creio que isso provém deste talento natural. Como coach, a empatia me ajuda muito em estar presente, empatizar com meu cliente e ajudá-lo a entender e tomar consciência do que está vivo nele e como aplicar isso para alcançar o que deseja.
Como você percebe o que está vivo em você? Como você percebe o que está vivo no outro?
5. Inclusão
Pessoas excepcionalmente talentosas no tema Inclusão aceitam os outros. Elas se importam com as pessoas que se sentem excluídas e se esforçam para incluí-las.
Uma característica forte minha é a tolerância e creio que ela provém desta forma natural que tenho de acolher os outros. Gosto de pessoas e procuro ver o que há de bom nelas e como elas podem fazer parte de algo.
Como líder, muitas vezes isso não foi bom, pois tolerei demais situações e pessoas. Algumas queriam meu mal, tinham inveja ou algo mal resolvido com elas mesmas.
Mas como líder, sei também que esse mesmo jeito de ser natural em mim representou uma capacidade de aceitar as pessoas sem julgamento, de mente aberta, e perceber nelas competências que tinham e nem sabiam.
E como empreendedora, escolhi me associar a pessoas que compartilham comigo os mesmos valores e sonhos e somam seus talentos aos meus. Que bom que tenho esse talento pois sou feliz com esta escolha!
4. Input
Pessoas excepcionalmente talentosas neste tema de talento precisam captar e arquivar. Elas podem acumular informações, ideias, artefatos ou, até mesmo, relacionamentos.
Definitivamente não creio que eu seja uma pessoa acumuladora. Estou sempre repensando formas de revisar o valor e organizar as coisas que tenho. Mas sou daquelas que anotam frases que me chamam atenção, guardo apostilas de cursos feitos há mais de 10 anos atrás e tenho dificuldade de desapegar de livros. Sempre acho que podem ser boas referências para algo.
Nem consigo expressar a alegria que senti quando conheci o Evernote. Neste aplicativo, consigo anotar de forma organizada e acessar quando precisar tudo de bom que vejo por aí. E o mais interessante deste talento é que quanto mais Input temos, mais queremos colocar isso para fora (output) e compartilhar com o mundo!
Mas o que o que mais gosto mesmo de captar, de trazer para perto e não abro mão, são de pessoas do bem, que agregam, que nos fazem bem. Tê-las por perto nunca é demais! E todos os meus múltiplos interesses me ajudam a me conectar com os outros. Sempre teremos algo sobre o qual conversar.
3. Estudioso
Pessoas excepcionalmente talentosas neste tema de talento tem um grande interesse em aprender e desejam aprimorar-se continuamente. Elas são motivadas muito mais pelo processo de aprendizagem do que pelos resultados.
Quando enviei as perguntas para amigos e familiares que indico em meu artigo “Sobre as marcas que deixamos por aí”, uma resposta comum sobre minha pessoa é que desde criança sempre foi estudiosa. Ver este tema de talento nos meus top 3 temas de talento não me surpreendeu. Mas ser estudiosa no meu caso é entender o papel que o conhecimento e o aprendizado tem na vida das pessoas e como ele pode melhorar quem somos e como contribuímos para o mundo. O aprendizado é o que me motiva em tudo que faço. Qual é o resultado? Evolução. Crescimento. Quanto mais me desenvolvo, mais consigo contribuir com o desenvolvimento das pessoas.
Tenho curiosidade pelo mundo que me cerca. Mesmo que não tenha aplicabilidade imediata, sei que a soma de tudo irá agregar em algum momento, para alguma pessoa. É o famoso “linking the dots” que o Steve Jobs menciona em seu famoso discurso para uma turma de formandos em Stanford.
Hoje entendo porque sou tão “perguntadeira”. O lifelong learning me move!
2. Positivo
Pessoas excepcionalmente talentosas neste tema de talento tem um entusiasmo contagiante. São pessoas alegres e que estimulam os outros com seus planos.
Por natureza, produzo resultados melhores quando tenho que lidar com muitas atividades ao mesmo tempo. Minha energia e entusiasmo me permitem incentivar as pessoas de uma forma genuína e otimista, incluindo a mim mesma!
Mesmo em situações ruins que todos nós vivemos, sempre busquei ver o copo cheio e creio que este meu talento natural explica o porquê.
Uma coisa que aprendi é que quando focamos naquilo que não queremos, no negativo, a tendência é irmos naquela direção. Mas se colocamos nossa intenção no positivo, é pra lá que tendemos a ir!
1. Carisma
Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Carisma adoram o desafio de conhecer novas pessoas e conquistá-las. Elas sentem satisfação em quebrar o gelo e estabelecer contato com alguém.
Quando vi o resultado do meu Assessment de Pontos Fortes da Gallup e vi Carisma como meu tema de talento número 1, entendi várias coisas sobre mim.
Entendi porque desde pequena ficava triste quando alguém dizia que não gostava de mim. Certamente, com o tempo entendi que é impossível agradar a todos.
Entendi porque é fácil chegar em um lugar que não conheço e quebrar o gelo.
Entendi porque amo conhecer pessoas novas, me conectar com elas e conectá-las entre si. Sempre há troca, aprendizado, crescimento.
Sendo assim, deixo aqui o convite: vamos nos conectar? E se quiser saber quais são seus temas de talento principais e como transformá-los em pontos fortes, vamos conversar.
#gallup #cliftonstrengths #pontosfortes #autoconhecimento #unbluryourlife #unbluryourself