/ receba nossos conteúdos
Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.
A hora de pular fora da carreira executiva!
Hoje vou começar pelo final. Ou seja, pelas conclusões que cheguei neste meu momento que chamo de 2ª Carreira e você pode chamar de Pós-Carreira executiva, se preferir.Parta de uma premissa e não me julgue pessimista, por favor, porque vou relatar um fato. Sua carreira executiva vai acabar. Sim, vai! Em algum momento, por sua livre e espontânea iniciativa ou não, ela vai acabar definitivamente.
Se for por sua vontade, significa que você, assim como eu, enxergou o fim da linha e pulou fora! Mas, estava, está ou estará preparado(a) financeira e emocionalmente para isso.Além disso, não importa quantos anos você tem, se essa introdução faz sentido para você, continue lendo e reflita sobre o seguinte:
Chegou a hora de investir em um plano B na minha carreira?
OK! Pode estar tudo bem agora, mas em algum momento você precisará se virar sozinho(a), sem depender de um emprego e isso pode acontecer antes de querer se aposentar efetivamente (ou seja, parar tudo e só curtir o ócio, seus hobbies,viajar o mundo, etc). Neste caso, se você ainda não tiver cabeça para se aposentar, pode ter certeza que irá precisar de um plano B, quiçá um C.
No meu caso, foi o plano C que funcionou!
O fato é que todos, todos sem exceção, deveriam transitar pela carreira com dois focos. AGORA e o FUTURO! Ou não terão nada construído minimamente para sustentar sua autoestima e pagar suas contas lá na frente. Isso é muito triste e podemos evitar!
A nossa visão sobre gestão de carreira quando interligada ao que buscamos no pós-carreira traz muitos benefícios. Nos tornamos mais seguros, focados e trabalhando não só em prol de uma organização, mas a favor de nós mesmos.
Essa gestão foi algo que eu me despertei a fazer em dado momento da minha vida, errei, acertei, mas nunca deleguei.O que aprendi e implementei nesta estratégia me possibilitou “pular fora” da vida executiva depois de 30 anos no mundo corporativo e criar uma nova carreira para os próximos anos que antecedem minha aposentadoria.
Aqui seguem dicas do que eu usei nesta estratégia de gestão de carreira pensando no pós-carreira
- planejamento financeiro,
- desenvolvimento de habilidades de liderança,
- lifelong learning
- viver com propósito,
- integração de vida pessoal e profissional,
- autoconhecimento,
- planos de transição de carreira,
- preparação para o empreendedorismo
Estes são temas que podem contribuir com pessoas como você que quer fazer algo a mais para si do que performar profissionalmente e receber o bônus no final do ano. Além disso, por hoje, fica essa provocação e espero sinceramente que isso borbulhe na sua cabeça:
Você gerencia sua carreira? E faz isso pensando inclusive no longo prazo? Se sim, ótimo. Siga comigo trazendo suas ideias e compartilhando suas estratégias.Se não, por favor, vem comigo mudar seu FUTURO. Há muitas coisas que você pode começar a fazer hoje e que vai te poupar muito desgaste lá na frente. E esteja certo(a) de que uma pessoa preparada tem uma postura e uma performance nitidamente diferenciada. Acredite!
Aproveite e leia também: PLANEJE O PRÓXIMO PASSO DA SUA CARREIRA