A empregabilidade e os desafios da carreira

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    A empregabilidade e os desafios da carreira

    O que já vinha ocorrendo antes da pandemia se intensificou. Neste panorama, a empregabilidade e os desafios da carreira foram trazidos à tona. Assim, mais e mais profissionais passaram a refletirem sobre suas carreiras, sobre o que é importante em suas vidas e como ter um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal ou “work life balance.” 

    Quando pensávamos em carreira profissional,  décadas atrás, o senso comum era ter uma formação universitária, atuar na área e função escolhida e seguir até sua aposentadoria. 

    Além disso, muitos viam com maus olhos os profissionais que “desistiram” de suas carreiras e migraram para outras áreas. Parecia, para muitos, um desperdício de tempo e recursos.

    Há algum tempo um professor na FGV perguntou a um colega de classe durante um MBA Executivo:

    Quantos anos você tem?

    Ao que ele respondeu: 42 anos

    Disse, então, o professor: 42 anos? Você viverá até no mínimo 90 anos. Pode ter uma empresa de sucesso, criar um novo produto, ser um pianista famoso ou ter tudo isso, ao mesmo tempo. Você pode fazer qualquer coisa!

    Capacidade de aprender sempre em alta no mercado atual

    O mercado hoje vê com bons olhos as diversas experiências dos profissionais e, especialmente, a capacidade de aprender sempre. Dessa forma, as trilhas de carreira que cada pessoa pode escolher são  distintas, temporais e, melhor ainda, se estiverem alinhadas com seus talentos, valores e propósito.

    Carreira é uma jornada metafórica do indivíduo, através da aprendizagem, do trabalho e de outros aspectos da vida”. Wikipédia

    “O ponto de partida é saber o que você realmente quer, e as possibilidades são inúmeras: um salário alto, experiência no exterior, assumir um cargo de liderança, desenvolver projetos inovadores, abrir a sua própria empresa, trabalhar em órgãos públicos, conseguir uma vaga em uma grande multinacional, seguir uma carreira” são muitas possibilidades…

    Carreira sem fronteiras e a necessidade de ampliar a empregabilidade

    Há aproximadamente 15 anos, Stephen P. Robbins já visualizava as carreiras sem fronteiras e a necessidade de ampliar a empregabilidade e o valor no mercado de trabalho. Tendo como inspiração a sua visão trazemos algumas dicas de gestão de carreira:

    • Seja motorista de sua carreira: você define a direção, velocidade e insumos necessários para construir sua jornada profissional. 
    • Invista em seu autoconhecimento: conhecer suas fortalezas e talentos é fundamental para obter os melhores resultados tanto quanto reconhecer seus pontos fracos e áreas de crescimento.
    • Capacidade de Aprendizado contínuo: hoje, se utiliza muito o termo life long learning que se baseia em 4 pilares fundamentais – aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.
    • Equilíbrio entre competências técnicas e comportamentais: muitas vezes, os profissionais são contratados pelas habilidades técnicas e demitidos pela ausência  de habilidades comportamentais.
    • Diferencial competitivo: quais habilidades e características o tornam único em meu mercado de interesse? Quais segmentos valorizam o conhecimento e habilidades que você tem a oferecer?
    • Busque um mentor: encontre um profissional que você sinta confiança para trocar experiências e conhecimentos. As reflexões geradas nestas conversas poderão gerar grandes insights para seus próximos passos profissionais e para o seu cotidiano.
    • Construa e mantenha seu networking: ao construir uma rede de relacionamentos forte, você demonstra seu real interesse pelo progresso, necessidades e aprendizados do outro.
    • Registre suas realizações: utilize a metodologia STAR para fazer um inventário de suas realizações, avaliar seu progresso e manter seu CV atualizado.
    • Esteja atento a sua reputação e credibilidade: às suas realizações, responsabilidade, valores, ética e a forma como você conduz sua atividade profissional são fundamentais para busca de novas oportunidades, empreender e crescer profissionalmente.
    • Fortaleça sua marca pessoal: em sua organização, em sua empresa ou no mercado se considere como um produto, trabalhando a sua marca em seu mercado de interesse.
    • Fique de olho em opções: quando você sabe o seu valor no mercado, você tem a tranquilidade de ir ou ficar. Ou seja, saber o seu valor te permite escolhas. Então, esteja aberto para possibilidades no mercado de trabalho.
    • Tenha um plano B: com as habilidades e talentos que você possui, o que você faria diferentemente da área de atuação de hoje.
    • Inteligência Emocional: todas estas dicas para gestão de carreira ampliam a nossa empregabilidade.

    Pilares da empregabilidade 

    Se você observa muitos profissionais que tiveram sucesso em sua carreira progredindo profissionalmente em uma mesma organização, se manterem dentro de uma bolha ignorando as competências e habilidades requeridas pelo mercado e a necessidade de atualização constante.

    Muito mais que a experiência profissional, se busca profissionais com capacidade de aprendizado, com olhar atento ao que o mercado valoriza e procura.

    Na visão de Minarelli (1995), os seis pilares que sustentam a empregabilidade são a adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas de relacionamentos.

    Recentemente, ouvindo a Rosa Alba, mulher de grande sabedoria, ela traz a reflexão: é muito mais que empregabilidade é  ser contratável. 

    Como é a nossa capacidade de nos manter no trabalho e, em simultâneo, despertar interesse no mercado?

    Investimento em empregabilidade é imprescindível para uma carreira sem fronteiras

    Para uma carreira sem fronteiras, investir em empregabilidade é fundamental. Para um mercado em constante transformação, estar atento e conectado com às tendências amplia as possibilidades de empregabilidade ou ser contratável independente do formato de trabalho que se apresente. 

    Conheça mais sobre a Unblur e como podemos contribuir em sua jornada de autoconhecimento e protagonismo de sua carreira. Entre em contato conosco para agendar uma conversa!

    / para ler em seguida

    carreira

    Qual é a relação de Carreira com podar árvores?

    A reflexão de hoje é sobre podar árvores… E o que isso tem a ver com Carreira e Empregabilidade? Separe sua xícara de café e vamos lá… Quando pensamos...

    carreira

    A hora de pular fora da carreira executiva!

    Hoje vou começar pelo final. Ou seja, pelas conclusões que cheguei neste meu momento que chamo de 2ª Carreira e você pode chamar de Pós-Carreira executiva, se preferir.Parta de...