Metodologia OKR: o que é e por que implementá-la?

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    Metodologia OKR: o que é e por que implementá-la?

    Nem sempre planejar e executar são tarefas fáceis de serem  implementadas pela empresa. É por isso que a metodologia OKR é tão importante, já que ela visa simplificar a definição e o rastreamento dos resultados e metas de uma organização.

    A eficiência da metodologia OKR já foi foco de estudos científicos aplicados à comunidade corporativa. Um trabalho realizado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) analisou a implementação da metodologia OKR em empresas de diferentes nichos – inclusive de saúde! – e constatou que a metodologia provocou melhoras significativas na clareza, na agilidade e na comunicação dos times. 

    Que tal entender um pouco mais sobre como essa metodologia pode otimizar a sua gestão e engajar a sua equipe? Vamos lá?

    Metodologia OKR: entenda o que é e como surgiu?

    O método OKR tem como objetivo simplificar os “Objectives and Key Results”, ou seja, os objetivos e resultados-chave de uma empresa.As metas normalmente são as entregas desejadas que você quer alcançar. Já  os Resultados-Chave são maneiras de medir se você está no caminho certo para atingir seus objetivos.

    A metodologia é indicada para mostrar de forma clara as métricas da organização e ainda realizar seu acompanhamento. Assim, é possível melhorar a eficiência e performance do negócio.

    Como surgiu?

    Os Objectives and Key Results (OKR) foram criados por Andrew Grove, ex-CEO da Intel. No entanto, se tornaram mais conhecidos, no final dos anos 1990, quando John Doerr, sócio da Kleiner Perkins (agora KPCB), uma das firmas de venture capital mais respeitadas do mundo e um dos primeiros investidores do Google e da Amazon, mostrou a metodologia para os colaboradores da empresa ao redor de uma mesa de ping pong. 

    Depois desse episódio, a metodologia ganhou fama por ter alicerçado o crescimento do Google. De aproximadamente 40 funcionários, em 1999, para 85 mil nos dias de hoje.  Isso mostra que as OKRs podem ser usadas tanto para pequenas empresas como para grande corporações. 

    Desde a sua criação, empresas renomadas do Vale do Silício, como Google, GoPro, LinkedIn e Dropbox adotam a metodologia OKR em suas atividades.

    Benefícios dos OKR: veja as vantagens de implementar metodologia

    A metodologia OKR traz diversas vantagens para as empresas. Prova disso é que organizações de destaque a utilizam há anos, como Twitter, LinkedIn, Dropbox e GoPro.

    Listamos os principais benefícios do método. Veja, a seguir!

    Mais flexibilidade

    É importante destacar que existem formas de usar OKR. Mesmo em grandes empresas, times diferentes podem usar OKR de maneiras diferentes. Por isso, uma das conjunturas mais curiosas dos OKRs é que a metodologia não é sistemática e com diversas regras inflexíveis, como as metodologias de gestão tradicionais. 

    Quando criou a metodologia, Andrew S. Grove não recomendou práticas específicas e inflexíveis para que os OKRs sejam aplicados com sucesso.

    Proporciona o alinhamento dos times

    A metodologia OKR faz parte da cultura organizacional de uma empresa. Nesse sentido, perpetuar o método é uma tarefa comum a todos os colaboradores da empresa.

    Isso faz com que as equipes sejam alinhadas de forma estratégica para que todas as atividades se tornem significativas para que as metas sejam cumpridas.

    Os times estarão mais alinhados e as empresas conseguirão ter resultados mais positivos em todos os setores.

    Torna mais simples o processo de tomada de decisão

    Quando a metodologia OKR é colocada em prática, os prontos críticos da empresa são identificados.

    Com esse mapeamento, fica mais fácil para que os gestores tomem melhores decisões no negócio.

    Facilita a análise de talentos

    Um dos principais benefícios da metodologia OKR é a análise de talentos. Com o método, os gestores conseguirão melhorar a produtividade e a eficiência dos colaboradores.

    Isso ajuda a fazer análises de talentos e promover promoções e planos de carreira, por exemplo.

    Bônus: dicas para implementar a Metodologia OKR

    A seguir, vamos mostrar algumas dicas importantes para seguir na hora de implementar a metodologia: 

    Defina metas a serem cumpridas

    A primeira coisa que deve ser feita ao implementar a metodologia OKR é definir metas, que devem ser claras e específicas. Evite deixar metas muito amplas e genéricas, que não possam ser quebradas facilmente em etapas palpáveis em seu plano de ação. 

    De modo simples: podemos dizer que a metodologia é uma fórmula para definir metas sendo como “Eu vou” (Objetivo) “medido por” (conjunto de resultados-chave). 

    Assim, nos OKRs temos dois principais elementos:

    1. Objetivos (O): declaração concisa da direção almejada pelo negócio. Um bom objetivo tem que ser dinamicamente explicado para que as pessoas possam imaginar o quanto será relevante alcançá-lo.
    1. Resultados-chave (KR): objetivo com impacto direto no alvo almejado pela empresa, caso seja alcançado com sucesso.

    A simplicidade na metodologia é necessária para que os funcionários estejam alinhados e motivados para cumprir os objetivos propostos.

    Classifique os Objetivos

    Na metodologia OKR, nem todos os objetivos a serem cumpridos são definidos pelos gestores. Toda a equipe deve participar do processo, identificando pontos de melhoria em seus setores.

    Os objetivos definidos pelos gestores são chamados de top-down e devem somar 40% do total. Já as metas criadas pelos colaboradores se chamam bottom-up e somam os outros 60%.

    Defina prazos curtos

    Para que a metodologia OKR funcione, as metas não podem ser longas demais, tendo em vista que isso torna os processos menos eficientes.

    Devem ser definidos prazos curtos e que criem um senso de urgência entre os membros da equipe.

    Monitore os resultados

    Os resultados devem ser acompanhados de perto pelos gestores. O indicado é que se faça uma análise semanal, para que ajustes e realinhamentos possam ser realizados.

    Isso evita que os processos se prolonguem e os prazos não sejam cumpridos.

    Aja com transparência

    Ao implementar a metodologia OKR, agir com transparência é essencial. Esse é o ponto de partida para que uma estratégia seja bem-sucedida.

    Por esse motivo, todos os OKRs, ou seja, os objetivos a serem alcançados, devem estar em local visível por todos. É uma boa ideia fazer um cartaz e fixar em áreas comuns da empresa, por exemplo.

    Considere os resultados e não os esforços

    Muitas vezes as equipes podem até se esforçar, mas não cumprem os resultados esperados. Isso não pode ser considerado no método OKR!

    O ideal é que você analise os resultados e, caso eles não sejam cumpridos, deve ser analisado qual é o gargalo que está impedindo que isso aconteça.

    OKR = engajamento + metas alcançadas

    De maneira geral, a metodologia OKR é bastante eficiente e pode contribuir muito para que você tenha uma equipe mais engajada e que cumpra com os seus objetivos. Juntos, todos trabalharão pelo crescimento e melhoria contínua do negócio.

    Nesse sentido, é importante ressaltar que, para uma adoção mais assertiva da metodologia, é recomendável o acompanhamento de uma consultoria especializada para otimizar a definição e o rastreamento dos resultados e metas da sua empresa.

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