5 Dicas Indispensáveis para Lideranças no Pós-pandemia

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    Liderança

    5 Dicas Indispensáveis para Lideranças no Pós-pandemia

    O ambiente pós-pandemia exige uma postura diferenciada, principalmente, das lideranças do universo corporativo. Funcionários, clientes e investidores têm demonstrado expectativas diferentes em relação às empresas com as quais escolhem trabalhar. 

    É imprescindível, portanto, uma mudança iminente no posicionamento das empresas e suas  lideranças para atender a esta nova realidade, visto que a pandemia acelerou a necessidade de transformações empresariais bem-sucedidas.  Para se ter uma ideia  87,5% das empresas instaladas no Brasil aceleraram projetos de transformação digital, em 2020, de acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020). O número ficou acima da média mundial, de 80%.

    O crescimento vertiginoso do comércio on-line, o trabalho remoto e o poder dos streamings estão modificando de maneira irreversível a forma de consumo de produtos e serviços. Isso tudo desafia as empresas a adotarem novos modelos de negócio para continuar tendo sucesso no mercado. Veja abaixo 5 dicas indispensáveis para Lideranças no Pós Pandemia: 

    1.  Lembre-se: o cenário externo e interno pode se alterar. Esteja pronto para mudanças!

    Líderes focados em transformação conseguem prever como seus funcionários e clientes vão reagir e já se preparam para se adaptar às mudanças. A pandemia mostrou como as necessidades, cenários externos e internos podem se alterar de uma hora pra outra – e, muitas vezes, para sempre! 

    Por isso, a proximidade é essencial e impulsiona a inovação dentro de uma organização. Somente o relacionamento bem próximo com seus stakeholders permite entender seus desafios mais profundos e traçar um plano de ação para mudança. 

    Como mapear sinais de mudanças?

    • Implemente mecanismos para coletar opiniões sistematicamente em toda a organização.Uma das formas é utilizar o crowdsourcing, um modelo de criação que desenvolve soluções de forma colaborativa. 
    • Implante ferramentas que mapeiem e analisem visualmente os dados coletados – ficará mais fácil trabalhar e agir sobre eles.
    • Conheça o Coolhunting, área de pesquisa que mapeia e prevê tendências e comportamentos em surgimento, por meio da análise dos fenômenos sociais e culturais da sociedade ou grupo focal. 

    2. Pratique novos modelos de liderança

    Conduzir transformações exige contribuir para que a empresa otimize sua postura e performance. Para isso, é indispensável contar com empatia e competência para gerir problemas substanciais, além da capacidade para realizar escolhas complexas.  

    Os stakeholders esperam ver resultados rapidamente. É preciso se desapegar de processos obsoletos e impulsionar os propósitos mais aderentes ao que é esperado da sua organização.

    Não há mais espaço para resistência e relutância à mudanças . Rompa as crenças limitantes e saia da zona de conforto. Não seja um mero observador externo das mudanças. Aproveite as oportunidades de criação de valor impostas pela transformação pós-pandemia e inove. 

    Pense e responda: 

    • Quais as novas necessidades, sentimentos e reações dos meus clientes e funcionários no pós-pandemia? 
    • O que precisamos, como organização, deixar pra trás? 
    • O que precisamos superar?
    • E se nada fizermos, o que aconteceria?

    3. Mapeie e Compartilhe a Liderança 

    A transformação – seja organizacional ou digital – exigida pelo Pós Pandemia requer aproveitar a inteligência coletiva, a energia e a experiência de toda a liderança. O tamanho da mudança e do esforço são muito grandes para deixar nas mãos de uma pessoa só ou de um pequeno grupo.

    Embora o CEO, o presidente ou conselho possam ser os principais responsáveis pela transformação, o CFO e o diretor de RH, por exemplo, podem liderar quando há questões relativas às suas áreas. Além disso, às vezes, é eficaz delegar a liderança aos líderes natos: profissionais admirados, mesmo que não ocupem os altos cargos. 

    Identifique, também, quem são os colaboradores bloqueadores. Há ferramentas que ajudam a lidar com as resistências do time e acelerar o progresso das mudanças e transformação digital. Uma dica é conhecer as dinâmicas de engajamento e mapeamento de times, fornecidos pelo modelo de gestão Management 3.0

    Como escolher as lideranças que guiarão a Transformação Organizacional?

    Analise: 

    • As pessoas nas quais os stakeholders, como funcionários e investidores, depositam sua confiança; 
    • Seus pontos fortes e fracos vs. habilidades necessárias para conduzir tal processo de transformação; 
    • Mapeie como funcionam de forma coletiva: seus estilos de liderança e habilidades se complementam? 

    4. Pratique uma Liderança Empática

    Muitos funcionários, durante a pandemia, passaram por desafios pessoais, solidão e até mesmo esgotamento físico e mental. Agora esperam trabalhar de forma mais inteligente e com maior flexibilidade sob a gestão de líderes eficazes, autênticos e empáticos.

    Os líderes que desejam que suas organizações atendam a este momento e tenham sucesso em longo prazo precisam mudar o status quo e sua abordagem ao conduzir as transformações necessárias para o pós-pandemia. 

    Uma transformação geralmente envolve grandes mudanças estruturais, como aquisições, reestruturação organizacional e cultural, além da implantação de novas tecnologias. Um esforço considerável, mas necessário para o momento que estamos vivendo. 

    5. Dê poder aos colaboradores 

    O empoderamento dos colaboradores é muito importante na jornada da transformação organizacional para que eles estejam aptos a criarem novas maneiras de criar valor pros clientes – e, até mesmo, ativando seu espírito empreendedor.

    Contudo, poucas empresas conseguem comandar esse processo de forma adequada, por terem dificuldade em abrir mão do controle que têm sobre suas equipes.

    Como consequência, ao invés de criar suas próprias funções, os funcionários são forçados a realizar atividades repetitivas em funções fixas, sem investir no pensamento próprio e na  automação das atividades mais rotineiras e operacionais. Esse controle reduz a capacidade dos funcionários em resolver problemas complexos e limita o potencial da organização para fazer mudanças estratégicas e significativas. 

    Como empoderar de verdade os funcionários?

    • Descreva um propósito claro para que os funcionários saibam o que a empresa espera deles;
    • Estabeleça expectativas de desempenho, comportamentos e autocuidado;
    • Faça uma comunicação transparente sobre os dados de desempenho periodicamente a todos;
    • Dê às pessoas as ferramentas que elas precisam para fazer bem seu trabalho;
    • Invista em desenvolvimento pessoal e qualificação sobre novas tecnologias e criatividade;
    • Dê autonomia genuína para tomada de decisões;
    • Ouça e aplique as ideias e sugestões dos funcionários.

    Desenvolvimento de Lideranças

    Como você pôde ler, tudo isso depende de líderes mais preparados profissionalmente e com soft skills alinhadas com os desafios do Pós Pandemia. As dicas acima podem  ajudar muito você neste período. No entanto, é de suma importância contar com serviços especializados de Desenvolvimento de Liderança para guiar esta jornada rumo à uma liderança eficaz, humana, empática e assertiva. 

    Achou interessante o conteúdo hoje com dicas indispensáveis para líderes para o pós pandemia? Conte para a gente nos comentários abaixo! E, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

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