/ receba nossos conteúdos
Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.
Tire férias para valer
Como você imagina suas férias? Eu sempre achei que se fizesse diferente, um dia iria me arrepender. Hoje, eu tenho a mais absoluta certeza de que estaria roxa de arrependimento se eu não tivesse curtido muito todas as férias que eu tirei na vida.
Minha carreira como CLT durou dos 18 aos 48 anos de idade. Comecei como assistente administrativa na empresa do meu pai, que eu abandonei depois de 3 anos para ser atendente de telemarketing no Citibank e encerrei como Diretora Executiva na MAPFRE. Fui crescendo degrau por degrau.
Vivi momentos diversos nestes 30 anos.
Veja com quais você se identifica:
- sofri porque não gostava do que fazia e também experimentei fases de enorme entusiasmo e autonomia
- tive ótimos líderes, outros nem tanto e gestores que não eram líderes
- abri mão de estabilidade para continuar me desenvolvendo e pedi demissão
- tive que demitir e já fui demitida
- montei áreas do zero e também herdei times em conflito
- liderei times espalhados em quase todas as capitais do Brasil
- estive em uma empresa quando foi comprada e também já estive na compradora
- trabalhei em empresa americana, brasileira e europeia
- participei de cisão e de fusão também
- estive em fases intermináveis de migração de sistemas mais de uma vez
- já fui assediada moralmente (uma única vez, Graças a Deus)
Olhando para traz, me dou conta de que a lista de circunstâncias que eu vivi era cheia de motivos para eu considerar imprescindível a minha presença no trabalho. Mas, um dia alguém me disse:
Seu “eu futuro” não irá te perdoar se você abrir mão de viver a vida e curtir sua família nestes apenas 20 ou 30 dias de férias por ano.
Sim, eu tirei férias todos os anos, muito bem tiradas. Fazia o que o orçamento permitisse, mas curti cada férias escolares dos meus meninos quando ainda estavam na escola. Nem que fosse para ficar em uma pousadinha numa praia “mais ou menos”, mas eu saia com eles e aproveitava cada dia. Agradeço a mim mesma por isso, porque valeu cada minuto e cada centavo.
Férias nunca interferiram negativamente na minha carreira.
Pelo contrário, a importância que eu dava (e ainda dou) para minhas férias era a forma retribuir a mim mesma minha dedicação ao trabalho, que sempre foi muita. Para isso, os assuntos sob minha responsabilidade sempre estiveram muito bem organizados e transparentes para meu time, meus pares e gestores. Com isso, aprendi sem sofrimento a delegar e confiar nas equipes que liderei.
Então, eu te digo, independente do seu propósito profissional, do que quer para sua carreira, tire férias para valer. Férias de verdade! Sim, todos os anos! Sem medo! Com muita vontade de vivenciá-las como se não houvesse amanhã!
Garanto para você que a vida passa e esse tempo não volta. A carreira termina, bem ou mal, e aquele momento de viajar, curtir a vida, brincar com seus filhos, namorar, não voltam mais! Eu brincava dizendo que minhas férias sempre resgatavam meu casamento, pois era quando nos reconectávamos com mais força. A rotina do trabalho e as obrigações da casa acabam afastando os casais, infelizmente, e comigo não era diferente.
Se você ainda vive defendendo retóricas do tipo:
“no consigo me desligar”,
“minhas responsabilidades me obrigam a participar de reuniões durante as férias”,
“faz x anos que não viajo com minha família”,
“não dá para lagar o negócio”, etc.,
por favor, não pense que eu fui uma pessoa de sorte ou uma irresponsável. Eu apenas acreditei que era possível e fiz tudo para dar certo. E deu!
Eu dava um duro danado o ano todo, cresci profissionalmente, cheguei onde queria, fiz meu pé de meia e, ainda assim, sempre tirei férias para valer. Desejo o mesmo para ti! Por isso, hoje me dedico a ajudar pessoas como você a fazer uma melhor Gestão de Carreira!
Para mim, Gestão de Carreira também é não deixar a vida passar sem ser vivida! E para você, o que é?