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Estilos de liderança: qual seu impacto na performance do seu colaborador?
Imagine uma orquestra: vários músicos, cada um com seu instrumento e importância no grupo musical. Sentiu falta de uma peça central, certo? Sim, por mais qualificados que sejam os músicos sem um maestro a sinfonia não flui. Essa é uma boa analogia para iniciarmos este artigo em que abordaremos o impacto dos líderes na performance dos colaboradores, bem como os estilos de liderança.
Os estilos de liderança, como observamos à frente, são influenciados por diversos fatores. O contexto de crise sanitária que enfrentamos de modo mais acentuado há dois anos é um bom exemplo disso.
Estudo publicado pela empresa de recrutamento PageGroup em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral apontou que executivos C-level se adaptaram à pandemia de diversas formas, alterando suas prioridades e tomando decisões conforme a necessidade.
Certamente, as ações de líderes também são consequência de seus estilos de gestão. Entenda.
Quais são os principais estilos de liderança?
Os estilos de liderança mais comuns são frutos de fatores como a gestão organizacional, os desafios e objetivos de uma empresa, a formação do executivo e sua geração e tantos outros fatores.
1. Estilo Autocrático
Esse estilo de liderança é centrado no líder, o qual toma as decisões e estabelece ordens, com pouca ou nenhuma abertura para questionamentos, ou sugestões vindas dos liderados.
Por ser um tipo de gestão de caráter visionário, a relação entre liderança e time é totalmente hierarquizada. Inclusive, o comportamento do chefe pode chegar a ser rude e indelicado, quando caracteriza-se uma tendência coerciva, promovendo a tensão no ambiente organizacional. No entanto, se há uma situação crítica pontual e, naquele momento, o líder tem um time ainda despreparado para enfrentá-la, pode precisar ser mais enfático e incisivo para proteger a todos e o negócio dos riscos envolvidos.
2. Estilo Liberal ou Afiliativo
Contrária à anterior, a liderança liberal ou afiliativa oferece mais independência para os colaboradores, baseada no fato de que a equipe consegue desenvolver as atividades sem necessidade de monitoramento constante.
Por um lado, o estilo favorece a autonomia dos funcionários e impede o microgerenciamento, adequado a times com ótimo domínio das tarefas a serem feitas. Por outro, a ausência constante da figura do líder numa equipe despreparada pode ocasionar o descontrole das atividades e entregas devido à baixa produtividade.
3. Estilo Democrático
Esse é um dos estilos de liderança mais participativos, em que o gestor está presente tanto na delegação de tarefas quanto nos feedbacks e na escuta ativa. Isso porque, na liderança democrática, a qualidade das entregas é tão importante quanto o bem-estar dos colaboradores.
A participação de todos é considerada e por isso, muitas vezes, as tomadas de decisões são mais lentas.
4. Estilo Coaching
Um tipo mais recente, a liderança coaching é pautada no desenvolvimento dos membros do time por meio de feedbacks e feedforward. O objetivo do líder coach é melhorar a performance dos colaboradores, ajudando-os a identificar e trabalhar seus pontos fortes e os pontos de melhoria para alcançarem seus objetivos de carreira futuros.
E afinal, o que é a Liderança Situacional?
A liderança situacional é a que se flexibiliza entre todas as aqui citadas, pois parte de uma análise do perfil do liderado em relação aos pontos a serem resolvidos e à circunstância em que se encontra o negócio e/ou respectivo mercado. As dimensões a serem avaliadas no colaborador são as competências técnicas e o compromisso/motivação.
O que se busca, portanto, é adaptar a abordagem do líder para com o liderado frente à determinada situação, como necessidade de forte crescimento, crise mercadológica ou institucional, etc.
Nesta perspectiva, o líder precisa estar atento a adaptar o estilo adequado para cada colaborador individualmente, considerando que cada um está em um estágio de desenvolvimento técnico e em um grau de comprometimento diferentes, nos diferentes cenários.
Qual a relação entre os estilos de liderança e a produtividade dos colaboradores?
A liderança carrega a responsabilidade de orientar os funcionários individual e coletivamente em prol dos objetivos organizacionais. Ou seja, é o elo entre o quadro de colaboradores e a alta gestão da empresa. Sendo assim, o tipo de liderança é uma das partes de maior influência nos resultados da companhia, pois pode determinar o modo como o time recebe essas metas.
Uma gestão autoritária, por exemplo, prejudica a relação entre os profissionais, afetando o clima organizacional e, consequentemente, a força de vontade para execução do trabalho.
De fato, não há quem goste de trabalhar em um ambiente denso e pouco aberto a opiniões e sugestões. Esse cenário desmotivador ocasiona a baixa produtividade, além de bloquear a possibilidade de surgimento de ideias e soluções inovadoras.
Em contrapartida, como já abordamos brevemente acima, uma liderança que oferece liberdade exacerbada também pode incidir negativamente sobre a produtividade. Isso quando aplicada a equipes inexperientes, em que a presença do líder é essencial.
Agora, se a gestão for voltada para a melhoria do desempenho dos liderados e do próprio líder, a produtividade só tende a aumentar. O desenvolvimento contínuo é uma das características da liderança coaching, e o papel do líder é gerar motivação, incentivo e ser visto como um exemplo.
Quando o líder escolhe a abordagem ideal para cada caso, pensando na maturidade do funcionário em questão, há grandes chances de obter retorno positivo.
Qual o papel da liderança situacional neste contexto?
Entre os estilos de liderança, a situacional se destaca por reconhecer individualidades e tratá-las estrategicamente. Certamente, é uma abordagem que valoriza o colaborador, promovendo seu melhor desempenho em cada diferente situação do negócio.
Isso porque ele se vê diante de desafios que lhe foram dados com base nas suas competências, ou seja, é algo que valida sua credibilidade na organização. O líder, após analisar a situação, executa sua função através de uma destas abordagens:
- Apoiar
- Orientar
- Delegar
- Direcionar
Por que exercer a liderança é mais que gerenciar pessoas?
Exercer a liderança é compreender as diferenças que coexistem no meio corporativo. É buscar entender todos os aspectos da sua equipe (limitações, potencialidades, perfis comportamentais, conexões, etc) e atuar para alinhá-los aos propósitos e à cultura organizacional.
Um líder de sucesso também precisa estar preparado para lidar com os fatores externos que impactam os negócios. Para todas essas situações, a Unblur ajuda executivos a se posicionarem adequadamente, adaptando sua abordagem para alcançar seus objetivos.
O nosso Workshop Estilos de Liderança é formado por atividades e dinâmicas desenvolvidas a partir das experiências dos próprios líderes participantes, além de possuir embasamento teórico a fim de promover este desenvolvimento.
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