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Assessment para Gestão de Conflitos: por que utilizar?
Vamos refletir: você acha que seria simples e rápido solucionar uma desavença sem antes entender o que motivou o problema e qual o perfil das pessoas envolvidas? Sabemos, é difícil imaginar! Não por acaso, existe o assessment para gestão de conflitos.
Com ferramentas específicas de avaliação, torna-se possível obter informações valiosas para executar o processo de coaching na sua empresa, incluindo a gestão de conflitos.
De acordo com a pesquisa Workplace Conflict And How Businesses Can Harness It To Thrive, 56% dos entrevistados lidam com conflitos ocasionalmente, e outros 29% sempre ou frequentemente.
Os dados demonstram que não é raro haver desentendimentos no ambiente de trabalho. Portanto, é melhor que a liderança se antecipe a essas casualidades e tenha uma estratégia preparada para colocar em prática.
Em suma, Assessment para gestão de conflitos é uma metodologia que permite mensurar os estilos de conflitos e negociações, identificar e avaliar tendências comportamentais em negociações e na gestão de conflitos interpessoais. Possui como foco principal conduzir líderes e equipes em situações de conflito de forma construtiva.
Entenda mais no artigo a seguir!
O que é Assessment em Gestão de Conflitos TKI?
O clima organizacional da sua empresa pode ser super equilibrado, mas é bom ter a consciência de que nenhuma corporação está isenta de passar por momentos de desacordo em seu dia a dia.
Os conflitos acontecem pelo simples fato de que as pessoas são diferentes, têm interesses, expectativas e ideias distintas. Por outro lado, com boas estratégias em mãos no trabalho de coaching assessment, as situações adversas podem ser solucionadas sem abalar o bem-estar organizacional.
É o caso do TKI, um recurso amplamente utilizado para avaliar o comportamento humano no manejo de conflitos há mais de 40 anos. O TKI (Thomas-Kilmann Instrument) é uma ferramenta de gestão de conflitos que permite identificar e avaliar tendências comportamentais diante de casos de conflito.
Como surgiu a metodologia?
O método TKI foi desenvolvido por Kenneth W. Thomas e Ralph H. Kilmann no início da década de 1970. Desde a sua criação, milhões de cópias da ferramenta foram adquiridas.
Os autores referem-se ao TKI como “assessment tool”, que significa “instrumento de avaliação”, mas sem a intenção de julgamento, já que não há respostas certas ou erradas.
Como funciona a metodologia?
O TKI é uma ferramenta online com um questionário que pode ser preenchido em 15 minutos. A avaliação é guiada por dois pilares:
- Assertividade: o nível de empenho do indivíduo para satisfazer seus próprios interesses;
- Cooperação: o nível de empenho do indivíduo para satisfazer os interesses do outro.
Essas são as duas dimensões de comportamento que direcionam a um dos cinco modos de gestão de conflitos, orientando o processo de coaching assessment. Confira, a seguir, quais são essas 5 formas de gerenciamento de adversidades na empresa:
- Competindo: é assertiva e não cooperativa. Competir é um modo de tentar vencer, seja atingindo uma posição ou defendendo seus direitos;
- Colaborando: é assertiva e cooperativa ao mesmo tempo. Corresponde à busca por uma solução que satisfaça completamente os desejos de ambos;
- Conciliando: é um ponto intermediário entre assertividade e cooperação. A solução que se procura é aceitável à medida que atende parcialmente às preocupações de ambos;
- Evitando: não é assertiva nem cooperativa, uma vez que se afasta ou evita o problema, sem uma ação de gerenciamento;
- Concedendo: é cooperativa e não assertiva. Conceder significa abrir mão das suas necessidades para satisfazer a do outro.
O resultado será dado através da pontuação do indivíduo na avaliação, representado por um gráfico contendo números brutos e percentuais relativos a cada estilo. Os dados são uma comparação entre sua pontuação e a de milhares de pessoas que já foram submetidas ao TKI.
Esse relatório mostra, então, qual dos modos predomina no seu perfil.
É válido ressaltar que cada tipo de conflito interpessoal pode ser solucionado adequadamente com um desses estilos, ou seja, não há melhor ou pior. Uma ocasião de conflito geracional é bem diferente de uma divergência causada pela falta de foco de um membro da equipe, por exemplo. Concorda?
Portanto, o gerenciamento ideal depende totalmente do contexto.
Dito isso, chegou a hora de conhecer os principais benefícios que esse método pode trazer para sua organização. Vamos ao tópico seguinte!
Quais os benefícios do Assessment em Gestão de Conflitos TKI para a liderança e empresas?
Só para ter uma ideia, a ferramenta TKI possui uma série de possibilidades de aplicações na companhia:
- Treinamentos em Negociação;
- Formação e desenvolvimento de equipes;
- Gestão de talentos;
- Desenvolvimento de líderes;
- Desenvolvimento de carreira.
O bom uso desse instrumento permite que a liderança esteja um passo à frente ao se deparar com questões que caminham para o atrito.
As principais vantagens do TKI na gestão de conflitos são as seguintes:
- Colabora para medir as tendências comportamentais em casos de discordância;
- Contribui para o autoconhecimento, o que orienta o indivíduo e favorece as melhores escolhas em momentos de desacordo;
- Ajuda a reconhecer a forma com que outras pessoas lidam com conflitos;
- Reduz os atritos no ambiente de trabalho e eleva a produtividade;
- Permite que a liderança maneje a situação da melhor forma possível e direcione para uma solução construtiva.
Concluindo, o TKI pode ser aplicado na sua empresa visando diversas finalidades, inclusive o desenvolvimento de líderes. Se sua missão é essa, sugerimos que você leia também nosso artigo sobre Pipeline de Liderança: o que é e qual a sua importância.