Teste de personalidade MBTI: qual a importância na gestão de colaboradores?

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    Teste de personalidade MBTI: qual a importância na gestão de colaboradores?

    O autoconhecimento é um aspecto super relevante tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho. Mas se engana quem pensa que conhecer a si mesmo é tão simples quanto olhar-se no espelho… é preciso ir além! Para isso, um dos recursos mais conhecidos é o teste de personalidade MBTI.

    Para se ter ideia, o teste foi aplicado como metodologia de uma pesquisa cujo objetivo era listar o perfil psicológico de executivos de grandes empresas. Com uma extensa amostra de 430 executivos brasileiros, o estudo revelou que o tipo de comportamento deles é distinto do que se encontra na literatura sobre liderança.

    Com isso, notamos que o teste oferece uma diversidade de aplicações, mas a que nos interessa mesmo diz respeito à gestão de colaboradores.

    Teste de personalidade MBTI: o que é?

    O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um método de análise desenvolvido para auxiliar na compreensão da personalidade de um indivíduo. A ferramenta fornece o inventário de personalidade da pessoa baseado em suas preferências entre 4 oposições:

    • Introversão vs. Extroversão;
    • Sensação vs. Intuição;
    • Pensamento vs. Sentimento;
    • Julgamento vs. Percepção.

    Dessa forma, a liderança pode tomar conhecimento dos perfis individuais presentes na corporação, bem como relacionar as semelhanças e diferenças entre colaboradores.

    Como surgiu a metodologia?

    O teste de personalidade MBTI é derivado dos estudos do psiquiatra suiço Carl Gustav Jung, em especial seu livro Psychological Types (Tipos Psicológicos), de 1921. A teoria de Jung consiste na classificação dos indivíduos conforme seu temperamento.

    Katherine Briggs e sua filha, Isabel Briggs Myers, decidiram dar sequência ao trabalho de C. G. Jung e, então, desenvolveram o instrumento conhecido como MBTI. O indicador de Myers e Briggs foi registrado em 1943, em meio ao contexto da Segunda Guerra Mundial.

    Como funciona o teste?

    Vamos entender como é o teste na prática!

    O MBTI trabalha as preferências dos indivíduos de acordo com suas escolhas entre 8 possibilidades divididas em 4 pares opostos, o que chamamos dicotomias. Cada um desses elementos é representado por uma letra:

    • Fonte de energia: Introversão (I) / Extroversão (E)
    • Modo de perceber o mundo: Sensação (S) / Intuição (N)
    • Maneira de tomar decisões: Pensamento (T) / Sentimento (F)
    • Estilo de vida: Julgamento (J) / Percepção (P)

    O resultado, por sua vez, é dado pelas 16 possíveis combinações entre esses aspectos.

    Por exemplo, INTP significa que a pessoa tem os traços introvertida, intuitiva, racional e perceptiva; enquanto ESFJ configura uma personalidade de extroversão, sensação, sentimento e julgamento.

    Essas informações são coletadas através de um questionário extenso com algumas perguntas objetivas e outras que induzem o respondente a pensar em como agiria diante de determinadas situações. Ambos os tipos de questões fornecem apenas duas alternativas de resposta.

    Ao fim do questionário, é fornecido o resultado com as letras que representam o perfil do indivíduo e um detalhamento sobre os 4 elementos.

    Quais os benefícios do Teste de Personalidade MBTI para as lideranças e empresas?

    Não seria surpresa se afirmarmos que a gestão de pessoas tende a ser mais eficaz e dinâmica quando se tem autoconhecimento, além de reconhecer os tipos comportamentais dentro do seu time, correto?

    É nesse sentido que o MBTI se mostra vantajoso não só para a gestão, mas também para a companhia. Por isso, nós, da Unblur, selecionamos uma lista de benefícios que você, como líder, e a empresa podem ter ao implementar a metodologia.

    O trabalho em equipe fica mais fluido

    A tarefa de gerir um grupo de pessoas não é nada fácil, considerando que cada uma possui suas particularidades e modos de agir. Porém, tendo compreensão sobre os traços de personalidade predominantes em cada colaborador, o time tende a ser conduzido com mais leveza.

    Maior precisão nas escolhas

    Você pode formar uma equipe de alto desempenho se fizer as escolhas certas! Lembre-se que as personalidades de seus funcionários podem ser opostas e isso permite que as habilidades comportamentais (ou soft skills) sejam complementares.

    Da mesma forma, perfis similares podem trabalhar em conjunto por pensarem de modo semelhante. Essas decisões dependem do seu objetivo ao estabelecer um time.

    É possível definir um plano de desenvolvimento individual

    Com o teste de personalidade MBTI, a liderança consegue analisar o inventário de personalidade de seus colaboradores e traçar um plano de desenvolvimento individual com maior grau de exatidão.

    Além dessas vantagens, a liderança e a empresa ainda tiram proveito da metodologia no ato de resolução de conflitos.

    O reconhecimento pelos esforços específicos de cada membro do quadro de funcionários também é um ponto positivo do MBTI, assim como a possibilidade de potencializar os pontos fortes do colaborador.

    Neste conteúdo, nós te apresentamos o MBTI, explicamos como funciona e listamos os principais benefícios da metodologia. Você já pensou em utilizar o teste de personalidade MBTI na sua empresa? Vamos conversar!

    Aproveite o assunto e não pare por aqui, entenda também o que é assessment em MBTI e quais as vantagens para sua corporação.

    / para ler em seguida

    escrever-sua-historia-

    Você já parou para escrever sua história? 

    Já que falamos sobre histórias, você já escreveu a sua história?  Este é um exercício muito valioso e que fiz em 2008, em um momento de transição de carreira,...

    personal branding

    Personal Branding: qual importância para carreiras e organizações?

    O personal branding oferece benefícios que vão além. A seguir, entenda como imagens de indivíduos podem fortalecer marcas institucionais.