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É possível calcular o ROI de treinamentos corporativos?
Corte de gastos! É desagradável ouvir essa expressão, ainda mais colocá-la em prática. Das universidades aos hospitais, dos pequenos negócios às multinacionais, quase ninguém escapou da “faca” durante a crise sanitária e econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.
Como nunca, calcular o ROI de treinamentos, tanto de hard quanto de soft skills, se fez necessário. Afinal, como justificar uma despesa do tipo quando o mundo todo parece brigar por algumas cifras?
Para você, que é gerente de RH, está há um bom tempo no mercado e entende a importância de impulsionar o desenvolvimento e a capacitação profissional dos colaboradores, nem precisamos reforçar o valor desse investimento.
Por outro lado, entendemos que pode ser um grande desafio manter os valores em sua folha de custos — e é justamente sobre isso que queremos conversar com você!
O cálculo do ROI provê indicativos concretos de resultados obtidos através de programas de capacitação, tudo o que a área de Recursos Humanos necessita para comprovar a importância da aplicação.
Esse artigo é um manual de como calcular o ROI e ter em mãos indicadores poderosos.
Como calcular o ROI de treinamentos
O ROI — (Return on Investment) ou retorno sobre investimento — já é uma prática muito comum nas agências de Marketing, Vendas e startups, mas o conceito pode ser aplicado para qualquer segmento e empresa de qualquer porte.
Trata-se de uma fórmula que comprova se um gasto gerou retorno ou não. Portanto, calcular o ROI depende se é possível estimar os efeitos econômicos decorrentes desse aprendizado.
Veja um exemplo básico:
Se o treinamento tem a finalidade de promover maior desempenho de uma equipe em vendas, o resultado, quantas vendas ela passou a fazer após o curso, será o nosso ponto de partida.
Assim, se o time fazia, em média, três vendas semanais e passou a fazer quatro após a capacitação (e considerando somente esta variável) pode-se dizer que houve aumento de 33% na produtividade dos colaboradores.
A fórmula para calcular o ROI é a seguinte:
- ROI = (Resultado obtido – Investimento) / Investimento
Parece simples, e, de certa forma é, mas existem algumas minúcias muito importantes ao fazer essa conta. Há quatro etapas para que essa matemática seja redonda!
Dicas para Calcular o ROI de Treinamentos Corporativos
1. Planeje-se
O cálculo do ROI de treinamentos deve ser pensado lá no princípio, em seus planejamentos e desenvolvimento de KPIs para o período.
Quais são os maiores gargalos das equipes sob sua supervisão? De que forma elas podem superá-los? Que tipo de curso é mais indicado para isso? Há alguma meta do time Comercial? Que valores são esperados para o próximo período de balanço?
Feita a análise e pensada a estratégia, é preciso considerar todos os recursos que serão envolvidos no treinamentos, como:
- Custo da contratação do instrutor ou plataforma;
- Modalidade, se é presencial e, se sim, qual será o gasto com aluguel do espaço;
- Deslocamento, materiais e alimentação;
- Horas de trabalho utilizadas para a qualificação.
2. Faça testes para calcular o ROI
Uma forma de mensurar o retorno, antes mesmo de fazer o investimento completo, é separar a equipe em dois grupos e aplicar a capacitação a um deles.
Depois, analise se houve alguma mudança significativa no desempenho do time que recebeu treinamento para, então, aplicar o curso ao restante do grupo.
3. Atenção a resultados palpáveis
Alguns resultados são mais palpáveis que outros. É o caso do número de vendas, conversão de leads, visitas a um site e redução do turnover, por exemplo, que correspondem a indicadores de fácil mensuração.
Por outro lado, é mais desafiador classificar resultados de treinamentos baseados em engajamento, trabalho em equipe, oratória e outras soft skills que não tem correspondência direta a KPI’s quantitativos.
Nesse último caso, temos indicadores de difícil mensuração e, para eles, é necessário se basear em projeções calculáveis.
Por exemplo, no caso do trabalho em equipe, uma das métricas de avaliação de desempenho pode ser a quantidade de projetos finalizados com o menor número de alterações; é possível, ainda, avaliar a satisfação dos clientes, caso o tipo de serviço prestado tenha relação direta com o trabalho do time.
Cada caso é único, por isso é tão importante que se façam essas definições antes.
4. Avalie o retorno
Por fim, é preciso verificar se houve retorno positivo, negativo ou neutro.
Atenção: o ROI não deve ser utilizado nos seguintes casos:
- Quando não se tem a certeza de que o retorno é causa direta do investimento, e não produto de causas diversas;
- Em análise de treinamentos que aconteceram em épocas diferentes.
Caso a avaliação do ROI sobre o curso não tenha sido satisfatória isso não significa que você deva desistir de tentar usar a fórmula, ou mesmo parar de capacitar seu time.
Sem contar que existe a possibilidade de potencializar o retorno sobre a aplicação nos treinamentos com a ajuda de uma consultoria de carreira. Você sabia?
Nós, da Unblur, oferecemos esse serviço para que seus colaboradores conquistem um melhor autoconhecimento e performance profissional! Vamos conversar? Se você gostou deste conteúdo e entendeu como calcular o ROI, aproveite a visita ao nosso blog e confira também o artigo “O que é o RH Ágil e por que implementar no seu setor”.