Sobre tomada de decisões:  O “como” será construído por você!

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    Sobre tomada de decisões:  O “como” será construído por você!

    Quantas decisões você já procrastinou esperando que as coisas se resolvessem por si só?

    Eu poderia parar de escrever aqui e dar um tempo para você pensar com calma sobre o que realmente quer para você no FUTURO. Mas, também poderia parar por aqui porque você é do tipo que está sempre à frente das decisões da sua vida e sabe o que quer.

    Ok! Mas, ainda há algo no meio destes dois extremos que são pessoas como eu, que às vezes precisam de um tempo para entender “como” vão seguir um determinado caminho.

    Funciona mais ou menos assim: depois que temos clareza do que não queremos, começamos a pensar sobre o que queremos. E quando essa resposta fica clara, vem a próxima pergunta:

    “Como posso alcançar isso que quero no FUTURO com as minhas decisões?”

    Um dia, eu estava em um grupo de grandes e queridas amigas conversando sobre carreira. Uma delas havia acabado de sair do mundo corporativo, estava cheia de planos e feliz da vida. 

    Uma outra, mais jovem, observava a conversa entusiasmada com tudo o que envolve uma transição de carreira, mas tinha um olhar distante do tema ainda. E eu estava no meu limite. Já sabia o que eu não queria e tinha uma ideia do que queria. A primeira amiga que mencionei resolveu logo o assunto dizendo: – Larga tudo! Se não é mais isso que você quer, tem que sair logo!

    Mas, eu precisava maturar, encontrar caminhos, encontrar um substituto real para colocar no lugar do que era a minha carreira executiva. Precisava organizar as coisas para sair no melhor momento. Eu não queria me precipitar.

    Esse momento está entre a fase da reflexão e a fase da ação. E é parte do processo de transição de carreira.

    Eu sabia o que queria, mas não sabia “como” fazer aquilo acontecer.

    No meu trabalho hoje, ajudo executivos neste processo. São pessoas que me procuram porque acreditam na mesma coisa que eu: que é possível e necessário nos prepararmos minimamente para incorporar no dia a dia ações que nos direcionem para o futuro que queremos construir no pós-carreira.

    Em geral, a primeira fase é de muita reflexão e autoconhecimento. Trabalhamos com ferramentas que nos apoiam a entender perfil comportamental, talentos e, por que não, sabotadores. Quando o Norte fica claro, e não precisa ser escrito na pedra, vem a pergunta: Mas, “como” eu coloco isso em ação? Por onde começar? O que deveria fazer desde já?

    Altos executivos, muitas vezes, estão tão acostumados a pedir soluções para suas equipes, que buscam em mim suas respostas. É curioso isso! Como mantemos nosso processador do mesmo modo! Neste caso, as coisas são bem diferentes por uma simples razão. Quando saímos do mundo corporativo, especialmente de posições de liderança, deixamos para traz nossas equipes que fazem as coisas acontecerem. Até aqui, você dava a direção e um time que sabe como fazer, traz os resultados. Acredite, isso muda!

    Essas decisões da nossa carreira dependem só de resolver o que queremos, como queremos, testar, errar, acertar, arriscar e aos poucos, encontrar caminhos. Não dá para delegar. Você precisa arriscar ideias, cenários, abrir campos para possibilidades e exercitar a execução.

    Profissionais mais jovens também me procuram para mudanças de carreira. Percebo o quão abertos são, quantas respostas são capazes de dar sobre si mesmas, como têm facilidade de admitir que não se sentem capazes, que têm insegurança e medo. Neste contexto, trabalhar a autoestima e autoconfiança torna-se o principal fundamento. Mas, por outro lado sinto muita disposição para agirem por conta própria.

    Enfim, em cada etapa da vida, temos diferentes perspectivas e diferentes desafios. Para seguir em frente e encontrar o que acreditamos ser importante para nossas vidas, temos que agir. Para agir, temos que tomar decisões e acima de tudo, colocá-las em prática. Afinal, isso tudo faz parte da sua gestão de carreira. E a sua carreira, lembre-se disso todos os dias, é o seu negócio, sem equipe, sem chefe, mas com a sua meta para alcançar e o seu futuro como cliente.

    Sou Maristela Gorayb, sócia da Unblur Consultoria, especializada em gestão de carreira e desenvolvimento de lideranças. Ajudo executivos e empreendedores a alinharem seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros para potencializar seus resultados, aumentar seu bem-estar e senso de realização.

    / para ler em seguida

    transicao carreira

    Foque, mas diversifique!

    No último artigo “Criar asas para voar”. Já havíamos nos conscientizado de que o momento de transição de carreira acontece algum dia e que uma boa reserva financeira é...

    carreira

    Seja o editor de sua vida e carreira

    Vivemos em um mundo abundante de informações, de opções. Como você pode lidar com isso? Como escolher onde focar sua energia, ou sua carreira? Tenho me dado conta que...