Será que eu preciso de uma consultoria de carreira?

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    Será que eu preciso de uma consultoria de carreira?

    Quando pensamos em consultoria de carreira é inevitável relacionar com “transição de carreira e, muitas vezes, de forma simplista com pessoas que contribuem com a construção de um curriculum ou ajudar a se sair bem em uma entrevista de emprego.

    Entretanto, a consultoria de carreira é muito mais do que isso. Contar com a parceria de um consultor de carreira implica na disposição de trilhar uma jornada de autoconhecimento e descobertas acerca de si mesmo.

    Consultoria de carreira: é indispensável que o profissional saiba o que ele quer!

    Eu acredito fortemente que um profissional tem todos os recursos para construir um currículo atrativo e que o representa, além de comunicar claramente as suas realizações e competências ou qualificações em uma entrevista de emprego ou para uma promoção, se em primeiro lugar este profissional “sabe o que ele quer”. Como assim?

    “Construí uma carreira de sucesso, fui me deixando levar no piloto automático e, neste momento, eu não sei o que quero”.

    Após uma afirmação como esta, são listados uma série de razões pelas quais o profissional não quer mais atuar naquele segmento, naquela organização, naquela atividade… Se define como perdido, confuso, embaçado…

    E aqui vem a grande pergunta: 

    O que quero neste momento de vida e carreira profissional?

    É um dilema que se apresentava até pouco tempo atrás em profissionais mais seniores próximo aos 50 anos e agora observamos que estas indagações chegam cada vez mais cedo, ao redor dos 35 anos, e neste momento, fortemente potencializadas pela pandemia.

    Mais importante do que descobrir “o que quero” é entender o porquê quero, quais as razões. E aqui entra o trabalho de um consultor de carreira.

    A Consultoria de Carreira tem como principal objetivo contribuir para que o cliente obtenha clareza quanto aos caminhos a seguir.  O consultor de carreira trará reflexões ao cliente sobre suas potencialidades, valores e qualificações; ampliando o autoconhecimento  e como utilizá-los a seu favor. 

    Contribuirá na identificação de áreas de crescimento e na elaboração de estratégias para desenvolvimento. Isto tudo com o objetivo de obter resultados profissionais alinhados com suas expectativas e com aquilo que é “importante” em sua vida e carreira tanto a curto quanto a longo prazo.

    O momento atual da consultoria de carreira

    O momento econômico e a proliferação de cursos aliados à enorme disponibilidade de pessoas que se apresentam como “Consultores ou Coaches” adicionam complexidade para os profissionais que buscam este tipo de serviço.

    6 passos a considerar na escolha de uma consultoria de carreira:

    1.Indicações

     Busque indicações junto à sua rede de relacionamentos. Uma boa experiência, a geração de confiança mútua e a obtenção de resultados são fatores importantes de questionamento.

    2.Site da empresa e redes sociais 

    Consulte  informações no site da empresa e observe postura e posicionamento nas redes sociais (LInkedin). 

    3.Consulte as redes sociais e o site da empresa

    Conversa de empatia: agende uma conversa para conhecer o profissional, seu método de trabalho e background.

    4.“Match”

    Após a conversa, como você se sentiu em relação ao profissional? Como foi a conexão? Sente confiança?

    5.Proposta Comercial

    Solicite uma proposta formal!

    6.Matriz de decisão

     Avalie os diversos aspectos envolvidos para facilitar a tomada de decisão.

    A importância da reputação e credibilidade da consultoria de carreira

    A reputação e credibilidade da consultoria aliados aos pontos mencionados acima são fatores determinantes para uma escolha mais assertiva da consultoria.

    Vale ressaltar que você continua sendo o “motorista de sua carreira” e dará o ritmo e velocidade do processo. A parceria entre o consultor e o cliente e o protagonismo do cliente na implementação das ações e comportamentos são fundamentais para o sucesso do trabalho e o atingimento dos resultados. Gostou do conteúdo de hoje? 

    Conte para a gente nos comentários abaixo e se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

    / para ler em seguida

    economia da paixao

    A Economia da Paixão: gerando renda com o que amamos fazer

    Há tempos falar em "Economia da Paixão'' podia parecer algo utópico e muito longe de nossa realidade. Trabalhar com o que se ama? Saiba mais!

    Quando o coachee faz as perguntas | Entrevista com a Flavia Perez

    Entrevista com Flavia Perez publicada no podcast EmConstrucast de Hernane Ferreira Junior.