O que aconteceria se você soubesse o seu valor no mercado?

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    O que aconteceria se você soubesse o seu valor no mercado?

    Neste conteúdo,  trago algumas reflexões:

    Quantas vezes você se perguntou se você está sendo reconhecido(a) e recompensado(a) adequadamente pelas suas entregas e pelo impacto de seu trabalho?

    Ao refletir sobre esta pergunta, você sabe o quanto o mercado remunera profissionais como você?

    Qual foi a última vez que você se candidatou a uma posição na empresa onde você atua ou em outra empresa?

    Você tem sido convidado(a)  para entrevistas ou conversas com headhunters?

    Se você balançou a cabeça negativamente para mais de uma pergunta acima, talvez as reflexões que tratarei neste texto possam ser úteis a você.

    Com frequência converso com profissionais muito talentosos que acreditam que entregando um bom trabalho serão reconhecidos e recompensados. Já outros acreditam que ao olhar o mercado, se candidatar a uma vaga, estariam de certa forma sendo desleais ou fazendo algo errado em relação à empresa atual.

    “Esta também “era” a minha crença”.

    Recentemente, uma pessoa, bastante decepcionada, me disse que havia sido preterida para uma promoção para uma posição de Diretoria. Sentia-se frustrada e não entendia porque um colega com menos qualificações e performance do que ela havia sido promovido para a posição que ela tinha como certa que seria sua. Então, perguntei:

    Seu gestor sabe que você quer esta posição?

    humm. Acho que sim! 

    Em algum momento você conversou com ele sobre suas expectativas de assumir esta posição?

    Não. Acho que isso não precisa ser dito. Precisa?

    Sim, precisa!

    Acordo de Expectativas

    Da mesma forma que o gestor  deixa claro as expectativas e define metas a serem atingidas, é importante que você fale sobre  as suas expectativas em relação à sua carreira e solicite feedbacks sobre pontos de desenvolvimento para a posição que você deseja.

    E se a mensagem que você recebe é de que não há espaço para crescimento na empresa. Se esta mensagem não te incomoda, ok, porém se isto não te deixa confortável, use  o tempo a seu favor!

    Se você já bateu no teto na empresa onde está, é tempo de ampliar seu horizonte!

    A pandemia ampliou as possibilidades de trabalho e empregabilidade e o home office oportuniza trabalhar de qualquer lugar. Mesmo diante de  um cenário de desemprego, são muitas as oportunidades para profissionais que estejam preparados para assumir novos desafios.

    E se estas possibilidades existem, o que me impede de acessá-las?

    São as mais variadas desculpas que usamos para nós mesmos e para os outros, justificando a permanência e a ausência de ação, muitas vezes, reclamando:

    1.Muitos anos na mesma organização

    Uma pessoa me contou que tinha 20 anos de experiência. Ao perguntar sobre suas realizações, ela me disse que durante todos esses anos, estava realizando a mesma atividade para a qual foi contratada, portanto, tinha 20 anos de repetição da mesma atividade.

    Quando estamos muito tempo em uma organização, perdemos a noção do valor que temos e continuamos dia após dia acreditando que “trabalhando duro” seremos reconhecidos, deixando assim de olhar o que o mercado tem a oferecer.

    2.Falta de Aperfeiçoamento

    O profissional pode ter feito uma formação acadêmica e depois disso não realizou mais cursos de aperfeiçoamento ou atualização. Também não têm se dedicado a nenhuma leitura e não se interessa por entender tendências no campo profissional. Assim, é mais seguro manter-se por onde está. 

    3.Currículo Desatualizado

    A maioria das pessoas tem dificuldade em apropriar-se de suas realizações e contá-las no CV ou no LinkedIN. O CV é um “elemento vivo” e atualizá-lo oportuniza reconhecer as fortalezas e atuar nas áreas de desenvolvimento, requeridas pelo mercado de trabalho.

    4.Networking inexistente

    Manter a rede de contatos exige dedicação e trabalho. Entretanto, é ela, a rede de contatos, que proporciona o maior número de recolocações e movimentações no mercado. Procurar as pessoas somente quando temos necessidade de nos recolocar é um grande erro cometido por profissionais “empregados”, que ignoram o poder de uma rede de relacionamentos genuína.

    5. O receio da entrevista

    Muitas vezes, o profissional está acostumado a fazer entrevistas, mas não em ser entrevistado. Para evitar uma rejeição, a preferência está em evitar esta exposição e manter-se na zona de conforto, recusando convites.

    E poderíamos acrescentar mais um montão de razões…

    Quando um profissional não sabe seu valor no mercado de trabalho, tanto ele quanto a empresa perdem.

    Aqui percebemos dois tipos de profissionais:

    1. Aqueles que desconhecem seu valor: é muito nítido que profissionais que desconhecem o valor que tem muitas vezes atuam com medo de perder o “emprego”, não ousam, não arriscam, não inovam.
    2. Aqueles que subestimam os pontos de desenvolvimento: aqui são profissionais que ignoram feedbacks de crescimento de desenvolvimento.

    Para ambos, conhecer as necessidades e tendências do mercado e “colocar a escola de samba na avenida” é fundamental para medir a temperatura e calibrar suas percepções de valor.

    Pode ser um paradoxo, entretanto, quanto mais os profissionais sabem o seu valor no mercado, mais eles têm a autodeterminação de fazer escolhas – inclusive de ficar na organização onde está ou partir para uma nova oportunidade.

    Valor no mercado: quando ambos perdem?

    Empresas e profissionais perdem quando as expectativas de ambos não estão claras, quando os profissionais não têm clareza sobre seu valor.

    De certa forma, profissionais com medo de perder o emprego, não confrontam ideias, não inovam, não arriscam. Muitas vezes, tem um excesso de horas de trabalho e não desligam nunca, mesmo nas férias. Se apequenam frente aos desafios e podem se inferiorizar ou serem subservientes. Como consequência, perdem oportunidades de crescer em suas carreiras e usar todo seu potencial.

    Ao manter estes profissionais as empresas, muitas vezes,  perdem eficiência e competitividade e geram desmotivação nos profissionais que estão engajados e comprometidos com o resultado.

    Algumas dicas para  ampliar o valor no mercado:

    • Tenha clareza sobre seus objetivos profissionais e pessoais!
    • Mantenha-se atualizado(a)!
    • Seja motorista de sua carreira! Assuma o protagonismo!
    • Tenha claro o seu valor e o que você agrega!
    • Construa e mantenha uma rede de networking!
    • Valorize seus pontos fortes!
    • Peça ajuda!

    O seu valor no mercado está no impacto, no valor que você agrega ao outro.

    #UnblurYourLife #UnblurYourCareer #SeuValorNoMercado

    E você, como você avalia o valor de seu trabalho? Conte para a gente! Obrigada pelo seu tempo! E continue acompanhando mais conteúdos com este pela Newsletter Café com Sassá no LinkedIn!

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