Desenvolvida em quatro etapas a partir de toda a base de conhecimento, formação específica no tema abordado e experiência executiva de nossas sócias fundadoras com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de líderes, times e organizações.
Understand & Agree
Entender contexto, acordar objetivos e determinar fatores de sucesso e formas de mensuração de resultado.
Believe & Build
Reconhecer e acreditar em suas fortalezas e realizações por meio de ferramentas de autoconhecimento para co-construir as bases prioritárias de desenvolvimento e impulsionar performances individuais, de times e organizacionais.
Leverage & Unite
Alavancar e unir conhecimentos e competências que gerem planos de ação em direção ao objetivo acordado, sempre alinhados com os valores pessoais e organizacionais.
Review Results
Revisar os resultados alcançados e os aprendizados obtidos para implementação de ajustes necessários e validação das estratégias de sustentação.
/ nossas abordagens
Acreditamos que a co-construção a partir de bases teóricas e vivência de práticas são maneiras eficazes de aprendizado. As mudanças de comportamento e do jeito de fazer as coisas são motivadas pela visualização clara dos impactos nos resultados. Isso acontece quando o líder é apoiado no processo de autodesenvolvimento, experimentação, aprendizado e consequente melhora do seu desempenho.
Nossa metodologia própria é utilizada tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas e inclui a customização de Programas com base em diagnósticos.
Nas organizações, apoiamos nossa forma de trabalho utilizando as seguintes abordagens e ferramentas:
team coaching
Team Coaching, de acordo com a definição do ICF, é uma experiência que permite a uma equipe trabalhar em prol de resultados sustentáveis e desenvolvimento contínuo. Nossa abordagem é baseada no modelo das cinco disciplinas que contribuem para que o time reconheça tanto a necessidade de focar no desafio em questão e no processo de trabalho quanto focar no time e no impacto em todos os stakeholders. Trata-se de uma busca pelo aprendizado de como atingir os melhores resultados ao mesmo tempo que traz a tona o perfil daquele time, suas áreas de excelência e de desenvolvimento.
As cinco disciplinas envolvem o PORQUÊ do trabalho em time e quais serão as métricas de sucesso, O QUÊ será objeto de trabalho e de que forma isso se conecta com o propósito maior e valores da organização, o COMO o time trabalhará junto, QUEM precisa se engajar para que seja criado valor e COMO haverá sustentação dos aprendizados adquiridos.
action learning
Action Learning – ou Aprendizagem pela Ação – é uma metodologia utilizada na resolução de problemas que, ao mesmo tempo que busca as soluções, desenvolve equipes, líderes e organizações. Encontrar soluções, definir ações e garantir a aprendizagem tem a mesma prioridade neste processo de trabalho.
O processo de trabalho envolve reuniões em grupo que apresente diversidade, de no mínimo 4 pessoas e no máximo 8 pessoas, moderadas por um Coach de Action Learning devidamente certificado. Uma sessão de Action Learning envolve as seguintes etapas:
1. Apresentação do Problema
2. Exploração para o Entendimento
3. Consenso do Problema
4. Ações para a solução
5. Reflexões e Aprendizagem
Dentre os principais benefícios desta metodologia estão:
PARA AS ORGANIZAÇÕES
- Permite resolver problemas de forma ágil e colaborativa
- Promove o compartilhamento de conhecimento
- Promove o engajamento e o questionamento produtivo dos colaboradores, favorecendo a inovação
- Resulta na alta performance das equipes
- Desenvolve continuamente a aprendizagem de forma fluida e natural
PARA OS TIMES
- Melhora o desempenho das equipes
- Desenvolve a capacidade de resolução de problemas
- Agiliza a tomada de decisão
- Aumenta a confiança entre os integrantes do timeDesenvolve o senso de compartilhamento e cooperação
- Valoriza a diversidade
PARA OS INDIVÍDUOS
- Desenvolve habilidades de liderança
- Desenvolve habilidades de comunicação
- Desenvolve a auto-confiança dos participantes
- Desenvolve a inteligência emocional
- Permite aprender com a experiência individual
- Permite ser escutado independente da hierarquia na organização
facilitação ACP
A Facilitação com base na Abordagem Centrada na Pessoa – ACP – tem como pressuposto a tendência atualizante, ou seja, o entendimento que todo indivíduo busca o melhor para si e tem a liberdade de fazer suas escolhas. A partir deste pressuposto, existem três posturas para a facilitação do desenvolvimento humano:
1. COMPREENSÃO EMPÁTICA – capacidade do facilitador tentar entender o outro pelo olhar do outro, entendendo seu contexto, a forma como ele se enxerga e sente.
2. CONGRUÊNCIA – capacidade e coragem de expressar sentimentos e sensações provenientes das relações interpessoais.
3. ACEITAÇÃO INCONDICIONAL POSITIVA –capacidade imprescindível do facilitador aceitar o outro incondicionalmente, independente do que seja, fale, pense ou deseje. Representa o facilitar sem controlar, confiando no grupo e em seu potencial.
Carl Rogers, precursor desta abordagem diz que o melhor encontro é aquele que, depois que acontece, as pessoas falam: fomos nós que fizemos”. O participante é o centro do processo de aprendizagem – e não o conteúdo ou o facilitador. É nisso que acreditamos.
design thinking
Design Thinking é uma das metodologia que usamos para apoiar organizações a desenvolver soluções para problemas complexos.
Trata-se de um modo de pensar e agir que otimiza o capital intelectual disponível em equipes multidiciplinares dentro das empresas, com foco em desenhar soluções a partir de uma forma estruturada de entender o problema, divergindo, convergindo, coconstruindo, testando soluções e incorporando-as no contexto.
Uma metodologia que estimula equipes a trabalhar a empatia, a colaboração e a experimentação e traz um nível de aprendizado e desenvolvimento significativos para colaboradores, influenciando seu grau de engajamento, bem como tornando mais ágil a obtenção dos resultados esperados.
teoria U para organizações
A Teoria U, criada por Otto Scharmer é uma metodologia que propõe uma jornada de aprofundamento – como o formato da letra U – para chegar na melhor possibilidade de futuro para uma questão ou projeto. É também uma linguagem de agentes de mudança do mundo todo para falar sobre processos de transformação sistêmica baseados na consciência.
“O sucesso de uma intervenção depende da condição interior do interventor.”
A partir desta frase de Bill O’Brien é notório o entendimento que as lideranças precisam trabalhar seus pontos cegos, aquilo que é a fonte e não está visível, para impactar seus comportamentos e o consequente impacto que causam em quem influenciam.
A Teoria U parte de duas fontes de aprendizado: o passado (refletindo sobre as experiências) e o futuro (aprendendo a partir do futuro que emerge), contemplando 3 movimentos:
- Observar, observar, observar
- Recuar e refletir – deixar emergir o conhecimento interior
- Agir em um instante – Prototipar
Algumas ferramentas como Journaling, Entrevista com Stakeholder, Clínica de Caso, são exemplos da aplicação deste conceito em organizações.
estruturas libertadoras
As Estruturas Libertadoras (http://www.liberatingstructures.com/) são uma linguagem para a interação em grupos. São dinâmicas de trabalho que utilizam a inteligência coletiva e princípios colaborativos para diferentes propósitos como: planejar, dar ou pedir ajuda, analisar, diagnosticar ou refletir, gerar idéias ou soluções, compartilhar idéias, desenvolver estratégias, etc. As ELs parte dos seguintes princípios:
1. Incluir e libertar a todos
2. Praticar profundo respeito pelas pessoas e soluções locais
3. Praticar a auto-descoberta a partir do grupo
4. Aprender falhando (caindo para frente)
5. Praticar a auto-descoberta a partir do grupo
6. Amplificar liberdade E responsabilidade
7. Dar ênfase às possibilidades: Crer pra ver
8. Convidar a destruição criativa para possibilitar a inovação
9. Engajar em uma curiosidade seriamente-divertida
10. Jamais começar sem um propósito claro