/ receba nossos conteúdos
Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.
Prepare seu recomeço na carreira
Toda carreira acaba e por que não falar disso com naturalidade e pragmatismo?
Tem sido terapêutico para mim escrever sobre isso e, cada vez mais, ajudo pessoas a se prepararem durante a carreira para “o fim dela”. Parece dramático falar do “fim da carreira”, mas a ideia é estabelecer uma conexão com um recomeço.
Ser realista sobre isso, sobre o que está fora do seu controle, além de ter clareza do que mais pode fazer por si mesmo, é um caminho para transformar essa transição em um momento menos traumático, mais estimulante.
Por onde começar a transição de carreira?
Esse momento vai chegar para todos e será bom ou ruim dependendo de inúmeros fatores que podem ser trabalhados com antecedência.
Há 21 semanas, escrevo sobre isso aqui usando minha história de vida e experiência profissional como pano de fundo. Uso meus erros e acertos para despertar em você a visão de que estar tão focado no HOJE não te impede de criar formas de se preparar para este FUTURO.
Quando menciono transição de carreira, pode ser para uma 2ª carreira, para uma iniciativa empreendedora, para o 3º setor ou até mesmo para uma aposentadoria feliz, por que não!
Eu falo isso para você que está no mundo corporativo, não importa sua idade. Meu objetivo é o mesmo, só mudo um pouco o foco quando penso em que fase da carreira você está.
- Se tem até uns 35 anos de idade, sei que está batalhando para conseguir alcançar seus objetivos de carreira, mas você precisa se lembrar que já é hora de fazer uma reserva financeira para o futuro.
- Se está por volta dos 40, consolidando-se na carreira, precisa se lembrar que a vida não é só trabalhar. Te garanto que será muito mais criativo, produtivo e preparado para o futuro se diversificar seus interesses, tiver vida familiar e social, especialmente um hobby.
- Passando dos 50 anos? Se sente no ápice da carreira? Lembre-se de continuar aprendendo, de se interessar por coisas novas, de exercitar “outros músculos”. Há muito para fazer ainda.
Como se preparar
Essa preparação gera um efeito positivo inclusive na própria performance profissional, porque você se torna mais seguro, muito menos vulnerável.
Não se permita estar despreparado para o desemprego! Cuide disso! Cuide de você, da sua imagem, da sua saúde, da sua vida financeira. É possível fazer isso sem perder o foco nos resultados que precisa entregar hoje! Sim, é possível.
Amplie sua consciência sobre si mesmo. Amplie sua visão de longo prazo. Crie objetivos para sua vida e defina planos de ação para alcançá-los. Se organize, acredite e realize! Se eu fiz, você também pode fazer.