/ receba nossos conteúdos
Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.
O que de melhor eu posso fazer hoje…
Se este conteúdo chegou até você, separe seu café e fique alguns minutos por aqui…Todo início de ano nos deparamos com a grande oportunidade de fazer um ano diferente, de finalmente fazer acontecer aquelas tantas metas e objetivos que ainda não saíram da cabeça ou do papel. E já estamos no final de janeiro de 2023… Mas, o que de melhor eu posso fazer hoje?
Escrevendo e pensando em temas de #carreira que sejam úteis a você leitor(a) este tema chegou e estacionou por aqui.
Nosso dia continua tendo 24 horas, 1440 minutos e 86.400 segundos. Nossa lista de afazeres e obrigações parece só aumentar. Quando chegamos ao final do dia, brotaram outras tantas questões para resolver no dia seguinte. Fica a sensação de que faltaram horas… Não é verdade?
E se você se perguntasse: O que é realmente importante, que seja feito hoje?
Independente do que você esteja realizando na vida, de estudante a aposentado, de executivo a desempregado, de operacional a estrategista; não importa – o dia continua tendo 24 horas. E elas passam voando…
Neste mesmo dia, nosso olhar e atenção se voltam para todas as necessidades que se apresentam nas diversas áreas da vida: cuidado com a saúde, dedicação à família, entregas do trabalho, espaço para os amigos, momento de descanso, pausa para si mesmo, etc…
Em sua cabeça, neste momento, está passando uma lista muito maior de obrigações e responsabilidades.
Se ao final do dia eu fizer algo efetivamente importante relacionado a qualquer área da vida, aquilo que realmente vai me trazer uma sensação de bem-estar e satisfação, então, o dia terá valido a pena. Faz sentido?
Mesmo sendo domingo, algumas “pendências” da semana aparecem pela mente. E às vezes permanecem por aí. Posso decidir me concentrar nelas e “tirá-las” da frente, posso sair, caminhar e aproveitar o dia lindo, posso encontrar pessoas queridas, posso fazer tantas coisas. Todas elas são muito importantes…
No livro ”A única coisa” os autores Gary Keller & Jay Papasan trazem importantes reflexões sobre as mentiras que contamos a nós mesmos e que nos atrapalham na jornada, gerando ansiedade e evitando que sejamos bem sucedidos. Eis algumas mentiras:
- Tudo tem importância igual
“As coisas que mais importam jamais deveriam estar à mercê de coisas que importam menos” Johann W. Van Goethe.
- A ideia de ser multitarefas
“Fazer várias coisas ao mesmo tempo é meramente a oportunidade de ferrar com mais de uma coisa ao mesmo tempo” Steve Uzzell
- A vida disciplinada
“Um dos mitos predominantes de nossa cultura é a autodisciplina”. Leo Babouta
- A força de vontade infinita
Falar para as pessoas “querer é poder” pode ter prejudicado mais pessoas do que ajudado.
- O equilíbrio como ideal
Quando escolhemos fazer algo importante, preciso dedicar todo o tempo necessário. Isto implica em desequilibrar outras áreas da vida temporariamente. E está tudo bem!
- Pensar grande é ruim
“Somos afastados do nosso objetivo não pôr obstáculos, e sim por um caminho livre para um objetivo inferior”. Robert Brault
Algumas ideias, listadas pelos autores, para afastarmos estas mentiras que contamos a nós mesmos para nos manter no “quentinho” e “confortável” espaço de lamentações, queixas e reclamações:
- Não se concentre em manter ocupado. Se concentre em ser produtivo.
- Diga não agora até que o importante seja feito.
- Não fique preso a “ticar” tarefas.
- Não se sinta mal quando se distrair. Acontece!
- Desenvolva um hábito de cada vez. Um hábito demora 66 dias para se formar.
- Não exija demais da força de vontade. Temos doses limitadas a cada dia.
- Determine horário e faça o mais importante primeiro.
- Contrabalance a vida pessoal e profissional.
- Pense grande. Pense diferente. Aja com ousadia.
E sim! É difícil para mim, é difícil para você, é difícil para todos nós equilibrar todos os “pratinhos” do dia a dia…
Então, eis a grande pergunta:
QUAL É A SUA ÚNICA COISA?
O importante pode ser algo simples. Se esta única coisa for realizada hoje, como você se sentirá ao final do dia?Desejo que, ao final do dia, você sorria ao pensar: eu fiz a minha única coisa que eu queria para hoje! Me conta! Obrigada pelo seu tempo! Que tal aproveitar que você já está por aqui para ler um conteúdo nosso sobre gestão de tempo!