O poder da música em nossas vidas

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    O poder da música em nossas vidas

    A música está intimamente ligada com nossas emoções e nossa história. Desde a infância até o final da vida, ela nos impacta de maneira tão profunda em diferentes momentos e situações que só nos damos conta quando ao ouvi-la novamente a emoção aflora sem podermos controlar. 

    Você já viveu esta situação? Escutar uma música e começar a chorar? Eu já… várias vezes.

    Selecionei três cenas reais da minha vida para compartilhar pela primeira vez com vocês. Puro truthtelling.

    Cena 1

    Recém casada, chego do trabalho, tomo um banho e vou relaxar no sofá. Dia intenso, mas tudo certo. Marido põe um CD do Elton John (na época do CD, vale comentar…rs) e quando começa a tocar “Don’t go breaking my heart” começo a chorar copiosamente.

    Veio a tona uma lembrança bem profunda de quando eu tinha cerca de cinco anos. Lembrei da sensação de alegria que foi entrar no meio da tarde em uma discoteca vazia de um hotel fazenda na serra do Rio de Janeiro. O responsável do local ligou o globo espelhado pendurado no teto que começou a girar ao som da música. As luzes piscavam e me senti livre. Estava feliz em ter viajado, algo que amo fazer até o dias de hoje. Dancei sozinha na pista, com minha mãe espiando, e nunca soube o quanto aquele momento tinha me marcado até ouvir a música novamente. É como se tivesse destravado uma sensação que estava guardada há anos dentro de mim. Para os que não conhecem esta música da década de 70, deixo aqui o link para você ouvi-la e se divertir com o Elton John. h

    https://www.youtube.com/watch?v=z0qW9P-uYfM.

    Cena 2

    Em visita ao Rio, saio para jantar com meu tio. Colocamos o papo em dia. Durmo na casa dele e, pela manhã, ele liga o rádio enquanto conversamos degustando nosso café matinal. Quando começa a tocar uma música da Mariah Carey, “My All”, começo a chorar. Esta música me lembra uma pessoa muito importante em minha vida que já não está mais entre nós. Bateu a saudade. 

    Cena 3 

    Dirigindo em São Paulo, indo para um compromisso, começa a tocar no rádio uma das músicas da década de 90 que mais amo. “River of Dreams”. Ela tem um astral ímpar que me faz lembrar de muitas coisas boas. Choro de alegria. Vale a pena ver o vídeo pois o Billy Joel está impagável dançando!

    A música nos leva a lugares que estivemos. Nos leva a momentos que vivemos. Nos aproxima de quem temos saudade. Nos conecta com que somos. A música tem poder sobre nós. 

    É como se a música fosse uma pílula diária para nossa recuperação emocional e cognitiva.

    Somos seres musicais. Desde a infância. Qual bebê não reconhece sua mãe pela música que ela canta? Os bebês não entendem a fala mas entendem a musicalidade da voz materna. Isso é mágico. Conecta.

    Na terceira idade, a partir de determinado momento, muitos idosos começam a perder sua conexão com a vida, com seu próprio “eu”. Esquecem suas memórias e até mesmo desconhecem aqueles que sempre amaram. Através da música, eles se reencontram com suas histórias. Pesquisas demonstram que a música é um remédio muito mais eficaz que qualquer outro para despertar o idoso através de suas memórias. Isso é poderoso. Reconecta.

    Ela tem o poder de ativar partes do nosso cérebro mais que outros tipos de estímulos. Ajuda a relaxar, energizar, aprender idiomas, se comunicar, se socializar. Música afeta nosso humor, marca nossos relacionamentos, reforça nossa fé. Através da música podemos até contar a nossa história. 

    Você já pensou em contar a história da sua vida através das músicas que te marcaram? 

    Desde aquela que te fez ter a sensação de liberdade em uma discoteca vazia na sua primeira infância, até a música do seu primeiro amor, da sua maior decepção, do dia mais feliz de sua vida ou aquela que você cantava para seu filho ninar. Qual foi a música tema de uma viagem inesquecível?

    Você pode fazer de forma cronológica ou pensar em áreas da sua vida: músicas que marcaram sua infância, seus romances, momentos especiais com seus amigos e família. 

    E que tal ter uma música que represente seu sonho grande? Que te energize naquele momento que você pensa que não vai conseguir? Que faz seu olho brilhar? Que te faz lembrar o seu porquê? 

    Monte a playlist da sua vida que represente sua história e seus sonhos. 

    Aperte o play e…ENJOY!

    / para ler em seguida

    comemorar 50 anos

    Comemorei meus 50 anos e os planos para o futuro! E os seus planos: quais são?

    Comemorar 50 anos me fez me reinventar para o próximo ciclo e compartilho algumas reflexões para você pensar!

    fazer as coisas

    Encontre sua maneira de fazer as coisas

    Hoje em dia temos modelos para tudo, não é mesmo? É só “dar um Google” que encontraremos templates e referências para praticamente tudo o que queremos fazer. Desde um...