Identidade corporativa: qual a importância para as empresas?

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Business

    Identidade corporativa: qual a importância para as empresas?

    O que faz uma marca ser única e facilmente reconhecida? Talvez você tenha pensado nas cores e símbolos que ela utiliza, o que, de certo modo, está correto. A realidade é que esses e outros elementos são componentes de um conceito ainda mais amplo: a identidade corporativa.

    Em um mercado tão concorrido e com consumidores cada vez mais exigentes, é indispensável que sua empresa aposte em suas particularidades e diferenciais para conseguir se destacar.

    Muito mais do que a qualidade do produto ou serviço, a experiência que a marca entrega ao cliente tem um peso enorme no seu grau de satisfação. É o que aponta um estudo conduzido pela Salesforce, cujos resultados mostram que 80% dos consumidores estão de olho em todos os aspectos das empresas com as quais se conectam.

    Dado o contexto, não dá para negar que a atenção aos detalhes é um fator que confere mais credibilidade ao empreendimento aos olhos do consumidor.

    Neste artigo, entenda os principais pontos sobre a identidade do negócio. Vamos lá?

    O que é identidade corporativa?

    A identidade corporativa é a expressão das características essenciais de uma empresa, englobando uma série de elementos pertinentes à realidade da companhia. Vai além da representação estética do negócio, afinal, também envolve visão, missão e valores, quer dizer, a cultura organizacional em sua totalidade.

    O conceito surgiu no início do século XX a partir do arquiteto e designer alemão Peter Behrens e, desde então, não sofreu alterações.

    Considerando que cada empresa é única, suas particularidades são demonstradas através de elementos visuais, de seu posicionamento no mercado, de suas relações comerciais e estratégias de branding.

    É a verdadeira essência da organização que está em pauta! Inclusive, conforme Behrens, tais características podem ser divididas em dois grupos. Veja só!

    Atributos essenciais

    Trata-se da natureza da organização, ou seja, seus aspectos próprios. Estes não se modificam significativamente ao longo dos anos, uma vez que estão ligados à fundação da empresa e questões concretas que guiam o negócio.

    O propósito, a visão e os valores são exemplos de atributos essenciais.

    Atributos acidentais

    Por outro lado, os atributos acidentais são mais flexíveis, costumam se adequar ao momento pelo qual o empreendimento está passando e podem ser agregados a cada nova fase.

    Aspectos materiais e simbólicos, como logotipo e portfólio, fazem parte desta seção.

    Qual a importância da identidade corporativa?

    Quanto mais sólida e marcante for a identidade empresarial, mais atraente será para o público! Uma organização que tenha força identitária eleva seu potencial de fidelizar o cliente e garantir credibilidade no mercado.

    Não só os consumidores, mas também os parceiros e colaboradores procuram relacionar-se com instituições que demonstrem total coerência entre o que se divulga e o que se pratica.

    Além do mais, o recurso traz as seguintes vantagens:

    • Consolida a cultura organizacional, fortalecendo valores e hábitos aceitáveis no cotidiano da empresa;
    • A marca de destaca pela sua identidade e, assim, se diferencia das demais;
    • maior precisão em suas ações, visto que a comunicação externa, por exemplo, é mais eficiente ao ter uma linguagem bem definida.

    Qual a diferença entre imagem e identidade corporativa?

    Quando falamos na identidade da companhia, estamos nos referindo a um conjunto de aspectos, lembra?! Pois bem! Não podemos confundi-la com o que é puramente imagético, isto é, aquilo que se nota através de elementos gráficos e afins.

    Não se esqueça: a identidade visual é um dos componentes da identidade corporativa. O logotipo, a paleta de cores e a tipografia são os elementos básicos que representam visualmente a marca e que, em certa medida, são os primeiros a chamar a atenção do público.

    No entanto, a personalidade da organização vai muito além da imagem, ela engloba também:

    • A história da marca;
    • A essência do empreendimento;
    • O tom de voz na comunicação interna e externa;
    • O público-alvo e as personas.

    Aliás, é fundamental combinar todos esses aspectos para estabelecer uma completa identidade de negócio.

    Vale reforçar a importância de alinhar o discurso à prática, caso contrário, sua credibilidade ficará comprometida perante o cliente, a concorrência e os parceiros em potencial.

    O que a identidade corporativa afeta na empresa?

    Entenda, a seguir, quais áreas são afetadas quando se implementa o conceito!

    Comunicação interna e externa

    A mensagem que sua empresa passa deve estar em perfeita harmonia com a identidade, e isso vale tanto para a comunicação com o time quanto com o público.

    Pense o ambiente de trabalho como um universo à parte, onde os processos são padronizados e há detalhes que remetem à essência do negócio. Por exemplo, o logotipo pode estar presente nos materiais do escritório, ou o ambiente pode estar decorado com as cores da paleta.

    É uma questão de presença, algo que leva os funcionários à sensação de pertencimento e os mantém engajados.

    Da mesma forma, os padrões da marca precisam ser demonstrados em todos os canais de comunicação externa. Assim, a tarefa de cativar o público-alvo, atrair leads e conquistar clientes torna-se mais fácil!

    Relacionamento com o cliente

    Sua referência identitária deve constar em cada etapa do relacionamento com o cliente, afinal de contas, ele deve reconhecer a marca do início ao fim de sua experiência.

    É importante reforçar a identidade em todos os canais de atendimento de forma integrada, gerando confiabilidade no consumidor.

    Cultura Organizacional

    Por fim, a cultura organizacional tem tudo a ver com a identidade corporativa, visto que seus princípios estão englobados no conceito.

    Isso significa que os valores e até mesmo os comportamentos esperados e permitidos na organização refletem na mensagem transmitida. Algumas corporações focam em inovação e tecnologia enquanto outras prezam por autonomia e criatividade, e é justamente isso que as distingue.

    Gostou deste conteúdo?

    Você pôde entender o que é identidade corporativa, sua importância e como ela impacta positivamente a empresa em diversos níveis. Agora, se quiser saber mais sobre Cultura Organizacional, assunto que mencionamos aqui algumas vezes, não deixe de conferir nosso artigo sobre Culture Book.

    / para ler em seguida

    ScaleUp

    O que é Scale Up e qual a sua importância?

    As Scale Ups são consideradas empresas do futuro porque movimentam a economia e são inspiração para sair da crise. Saiba mais no nosso artigo!

    teoria U

    Teoria U para líderes e Organizações: o que é e qual a sua importância?

    Neste artigo, vamos explorar o que é essa metodologia, como surgiu, como funciona e quais benefícios ela pode trazer às empresas.