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17/05/2022

Estilos de liderança: qual seu impacto na performance do seu colaborador?

Maristela Gorayb

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    Liderança

    Estilos de liderança: qual seu impacto na performance do seu colaborador?

    Maristela Gorayb
    17/05/2022

    Imagine uma orquestra: vários músicos, cada um com seu instrumento e importância no grupo musical. Sentiu falta de uma peça central, certo? Sim, por mais qualificados que sejam os músicos sem um maestro a sinfonia não flui. Essa é uma boa analogia para iniciarmos este artigo em que abordaremos o impacto dos líderes na performance dos colaboradores, bem como os estilos de liderança.

    Os estilos de liderança, como observamos à frente, são influenciados por diversos fatores. O contexto de crise sanitária que enfrentamos de modo mais acentuado há dois anos é um bom exemplo disso.

    Estudo publicado pela empresa de recrutamento PageGroup em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral apontou que executivos C-level se adaptaram à pandemia de diversas formas, alterando suas prioridades e tomando decisões conforme a necessidade.

    Certamente, as ações de líderes também são consequência de seus estilos de gestão. Entenda.

    Quais são os principais estilos de liderança?

    Os estilos de liderança mais comuns são frutos de fatores como a gestão organizacional, os desafios e objetivos de uma empresa, a formação do executivo e sua geração e tantos outros fatores.

    1. Estilo Autocrático 

    Esse estilo de liderança é centrado no líder, o qual toma as decisões e estabelece ordens, com pouca ou nenhuma abertura para questionamentos, ou sugestões vindas dos liderados.

    Por ser um tipo de gestão de caráter visionário, a relação entre liderança e time é totalmente hierarquizada. Inclusive, o comportamento do chefe pode chegar a ser rude e indelicado, quando caracteriza-se uma tendência coerciva, promovendo a tensão no ambiente organizacional. No entanto, se há uma situação crítica pontual e, naquele momento, o líder tem um time ainda despreparado para enfrentá-la, pode precisar ser mais enfático e incisivo para proteger a todos e o negócio dos riscos envolvidos.

    2. Estilo Liberal ou Afiliativo

    Contrária à anterior, a liderança liberal ou afiliativa oferece mais independência para os colaboradores, baseada no fato de que a equipe consegue desenvolver as atividades sem necessidade de monitoramento constante.

    Por um lado, o estilo favorece a autonomia dos funcionários e impede o microgerenciamento, adequado a times com ótimo domínio das tarefas a serem feitas. Por outro, a ausência constante da figura do líder numa equipe despreparada pode ocasionar o descontrole das atividades e entregas devido à baixa produtividade.

    3. Estilo Democrático

    Esse é um dos estilos de liderança mais participativos, em que o gestor está presente tanto na delegação de tarefas quanto nos feedbacks e na escuta ativa. Isso porque, na liderança democrática, a qualidade das entregas é tão importante quanto o bem-estar dos colaboradores.

    A participação de todos é considerada e por isso, muitas vezes, as tomadas de decisões são mais lentas.

    4. Estilo Coaching

    Um tipo mais recente, a liderança coaching é pautada no desenvolvimento dos membros do time por meio de feedbacks e feedforward. O objetivo do líder coach é melhorar a performance dos colaboradores, ajudando-os a identificar e trabalhar seus pontos fortes e os pontos de melhoria para alcançarem seus objetivos de carreira futuros.

     E afinal, o que é a Liderança Situacional?

    A liderança situacional é a que se  flexibiliza entre todas as aqui citadas, pois parte de uma análise do perfil do liderado em relação aos pontos a serem resolvidos e à circunstância em que se encontra o negócio e/ou respectivo mercado. As dimensões a serem avaliadas no colaborador são as competências técnicas e o compromisso/motivação.

    O que se busca, portanto, é adaptar a abordagem do líder para com o liderado frente à determinada situação, como necessidade de forte crescimento, crise mercadológica ou institucional, etc.

    Nesta perspectiva, o líder precisa estar atento a adaptar o estilo adequado para cada colaborador individualmente, considerando que cada um está em um estágio de desenvolvimento técnico e em um grau de comprometimento diferentes, nos diferentes cenários.

    Qual a relação entre os estilos de liderança e a produtividade dos colaboradores?

    A liderança carrega a responsabilidade de orientar os funcionários individual e coletivamente em prol dos objetivos organizacionais. Ou seja, é o elo entre o quadro de colaboradores e a alta gestão da empresa. Sendo assim, o tipo de liderança é uma das partes de maior influência nos resultados da companhia, pois pode determinar o modo como o time recebe essas metas.

    Uma gestão autoritária, por exemplo, prejudica a relação entre os profissionais, afetando o clima organizacional e, consequentemente, a força de vontade para execução do trabalho.

    De fato, não há quem goste de trabalhar em um ambiente denso e pouco aberto a opiniões e sugestões. Esse cenário desmotivador ocasiona a baixa produtividade, além de bloquear a possibilidade de surgimento de ideias e soluções inovadoras.

    Em contrapartida, como já abordamos brevemente acima, uma liderança que oferece liberdade exacerbada também pode incidir negativamente sobre a produtividade. Isso quando aplicada a equipes inexperientes, em que a presença do líder é essencial.

    Agora, se a gestão for voltada para a melhoria do desempenho dos liderados e do próprio líder, a produtividade só tende a aumentar. O desenvolvimento contínuo é uma das características da liderança coaching, e o papel do líder é gerar motivação, incentivo e ser visto como um exemplo.

    Quando o líder escolhe a abordagem ideal para cada caso, pensando na maturidade do funcionário em questão, há grandes chances de obter retorno positivo.

    Qual o papel da liderança situacional neste contexto?

    Entre os estilos de liderança, a situacional se destaca por reconhecer individualidades e tratá-las estrategicamente. Certamente, é uma abordagem que valoriza o colaborador, promovendo seu melhor desempenho em cada diferente situação do negócio.

    Isso porque ele se vê diante de desafios que lhe foram dados com base nas suas competências, ou seja, é algo que valida sua credibilidade na organização. O líder, após analisar a situação, executa sua função através de uma destas abordagens:

    • Apoiar
    • Orientar
    • Delegar
    • Direcionar

    Por que exercer a liderança é mais que gerenciar pessoas?

    Exercer a liderança é compreender as diferenças que coexistem no meio corporativo. É buscar entender todos os aspectos da sua equipe (limitações, potencialidades, perfis comportamentais, conexões, etc) e atuar para alinhá-los aos propósitos e à cultura organizacional.

    Um líder de sucesso também precisa estar preparado para lidar com os fatores externos que impactam os negócios. Para todas essas situações, a Unblur ajuda executivos a se posicionarem adequadamente, adaptando sua abordagem para alcançar seus objetivos.

    O nosso Workshop Estilos de Liderança é formado por atividades e dinâmicas desenvolvidas a partir das experiências dos próprios líderes participantes, além de possuir embasamento teórico a fim de promover este desenvolvimento.

    Gostou desse artigo? Não pare por aqui! Leia mais sobre liderança situacional.

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