Como potencializar seu resultado e encontrar equilíbrio na primeira liderança?

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    Como potencializar seu resultado e encontrar equilíbrio na primeira liderança?

    Liderança  está em seus planos ou este é seu desafio recente?  Então, vem com a gente!

    Fomos desafiadas pelo #Linkedin #Creators a construir  um conteúdo em colaboração. Escolhemos um tema que nos apaixona e que pode trazer insights e reflexões úteis:

    Como potencializar seu resultado e encontrar equilíbrio na primeira liderança?

    Em uma roda de conversas online, Alessandra Filippini Taís Albuquerque e Salete Deon, especialistas em Carreira, compartilharam algumas perspectivas e pontos de vista sobre a tão desejada carreira de liderança.

    O olhar complementar de cada uma das consultoras ao responder perguntas de sua área de expertise, busca trazer reflexões e insights para que a sua primeira liderança seja bem sucedida.

    Alessandra Filippini – Especialista em Performance e Bem Estar, se questiona:

    O que eu preciso fazer para ser mais produtivo de forma sustentável na minha carreira?

    Primeiro é preciso entender que produtividade não é fazer mais em menos tempo, mas sim fazer o que precisa ser feito de forma inteligente. Ou seja, você precisa ter suas metas muito claras e definidas, criar um plano de ação e focar nas atividades que farão com que você, diariamente, dê um passo em direção à conquista de seus objetivos.

    Se suas tarefas não estão relacionadas com essas metas, por mais atividades que você faça, não estará passando de um “fazer de tarefas”.

    Outro ponto a ser compreendido é que certamente você não quer ser produtivo apenas hoje ou nos próximos meses, mas sim durante toda a sua vida. Logo, para a performance ser sustentável, não adianta você se privar do sono, comer de forma errada ou pular refeições, abrir mão do autocuidado ou do cuidado com a família. Uma hora a conta chega! Sim, para todos, inclusive para você.

    Com isso em mente, você ainda tem que considerar que a principal função do seu cérebro não é fazer com que você seja produtivo, mas sim te manter vivo. O bom funcionamento de todos os seus órgãos, metabolismo, fisiologia é que proporcionarão a condição ideal para a produtividade. Sem isso, você pode ter certeza que seus resultados poderiam ser muito melhores do que estão hoje, ainda que você tenha a percepção de que está tudo indo bem.

    E para que você desenvolva essa base, aqui vão alguns pontos para introduzir na sua rotina:

    • Mantenha bons hábitos. Descarte ou transforme todos aqueles que você identifica que só prejudicam a sua jornada. É um processo, logo, crie um plano de ação, dê um passo por vez e tenha paciência;
    • Cuide da sua mente. Treinar a mente com boa leitura, meditação e estudo é tão importante quanto exercitar seu corpo;
    • Faça atividade física. Exercícios moderados são poderosos para desenvolver também o cérebro, gerar química que proporciona bem-estar, mantém o bom funcionamento do corpo, além de dar mais disposição e energia;
    • Durma. O adulto precisa em média de 8 horas, bem dormidas, de sono. Dormir pouco, muito ou mal é prejudicial para o desempenho e para a saúde, tendo impactos que você provavelmente nem imagina, como na fertilidade e o desenvolvimento de infecções crônicas;
    • Alimente-se com nutrientes. Evite processados, gorduras, açúcares e muito sal. Apenas comida de verdade (frutas, verduras, legumes, cereais…)  irá te proporcionar vitalidade necessária para a boa performance;
    • Administre suas emoções. Enquanto não temos bom entendimento do que sentimos, não é possível gerenciá-los e isso irá nos consumir. Como ter foco e performance após uma discussão, não é mesmo? A respiração consciente e profunda ajuda em momentos de alto nível de stress e ansiedade, uma vez que atua diretamente no nosso sistema nervoso central.

    Organize desde já seu tempo para introduzir essa rotina no seu dia-a-dia e ter uma base mínima para sua produtividade. Você irá se surpreender como sua performance irá aumentar. Inclusive irá sobrar tempo e sua liderança será de muito mais qualidade e inspiradora.

    Taís Albuquerqueespecialista em carreira, pondera:

    Como me preparar tecnicamente e quais as habilidades comportamentais eu preciso ter, para não cair na lenda do emprego perfeito?

    Um dos erros que mais vejo nos processos seletivos que conduzo, são as pessoas se inscreverem para vagas de liderança, mas não terem as hard e soft skills necessárias (conhecimento técnico e comportamental), errando em pontos importantes e simples, mas que sem eles a aprovação não vem. 

    Por isso eu sempre dou 3 sugestões: 

    1- Pesquisar muito a área e a empresa que está se candidatando, para saber o que ela pede, tanto de conhecimento técnico quanto comportamental. Exemplo: a vaga pede inglês avançado e alguma certificação específica para aquela área e você não tem, não adianta se candidatar, pois são os critérios avaliados e você vai ser eliminado, ou na inscrição ou na entrevista. 

    2- Entenda suas motivações para aquela vaga: querer um cargo de liderança não é apenas ter uma posição importante no time, esse cargo requer várias soft skills importantes, como a comunicação, a empatia, o trabalho em equipe, o autogestão, a inteligência emocional e eu sempre falo, que mais importante é saber o que te motiva a fazer o que você faz e como você faz, pois você pode ter ou não todas as habilidades necessárias, mas se não estiver motivado para agir, vai ser em vão.

    3- Ter o tempo como seu aliado e não inimigo: vejo diversas pessoas buscando o tão sonhado cargo de liderança antes dos 30 anos, e se colocando prazos irreais para alcançar, não conseguem controlar a expectativa com a realidade, ou seja, querem isso no curto prazo, mas não fazem a básico bem feito para isso acontecer. Para chegar nesse cargo você precisa entender o que fazer, como fazer e onde fazer. Exemplo: Quero trabalhar na área financeira e lá exige uma certificação que leva 6 meses para concluir, então antes disso não adianta se candidatar! Por isso seja justo com você e coloque prazos que você possa seguir. 

    E pra fechar, pense nisso: “trabalhar dá trabalho, por isso não crie expectativas irreais que esse cargo vai ser um mundo perfeito, pois isso não existe. O que existe é dedicação, comprometimento e foco, você está pronto?

    Salete Deon Consultora em Gestão de Carreira e Desenvolvimento de Liderança, trás a reflexão:

    A primeira liderança envolve  a mudança de contribuição individual para entrega através da equipe. Quais são os principais desafios nesta passagem de nível de carreira?

    A maioria dos profissionais começam suas carreiras com contribuições individuais. A performance e o exercício de suas habilidades individuais os levam a ser considerados como promovíveis pelas organizações. Embora seja uma transição natural, é aqui onde acontecem os grandes desafios de liderança.

    O novo líder pode se sentir tentado em continuar executando as atividades como contribuinte individual e tendo dificuldades em incorporar requisitos importantes para ser bem sucedido.

    Ram Charan em seu livro “Pipeline da Liderança” aponta uma série de aprendizados para o novo líder em relação a três pontos fundamentais:

    1 – Habilidades: O domínio técnico de uma  atividade, o uso de ferramentas, processos e procedimentos da empresa e o trabalho de equipe que suportaram a sua promoção precisam dar espaço para o aprendizado de novas habilidades, como: construção de relações com superiores, pares e subordinados; o gerenciamento da equipe desde a contratação, desenvolvimento, monitoramento de desempenho, delegação de tarefas, comunicação, engajamento, planejamento, etc.

    2 – Gerenciamento de tempo: O gerenciamento de prazos, atividades e metas estavam diretamente relacionados à sua disciplina e administração de seu próprio tempo. Como líder, estar disponível para a equipe, estabelecer comunicação com outras áreas, fornecedores, clientes, definir prioridades, gerir o orçamento e projetos exigem do líder um grande exercício de delegação e confiança.

    3 – Valores profissionais: O reconhecimento por entregas de alta qualidade e a obtenção de resultados por sua performance individual,  incorporando os valores da empresa passam por uma mudança substancial quando sua performance como líder passa a ser avaliada pelas entregas e resultados obtidos através das pessoas, através da equipe.O sucesso de sua equipe e da área são fatores importantes de sucesso aliados à sua integridade como gestor e líder inspirador.

    Um grande erro é considerar que profissionais altamente qualificados e com performance consistente  serão excelentes líderes. Investir no desenvolvimento destes 3 pontos fundamentais pode ser a diferença entre uma primeira liderança bem sucedida ou desastrosa.

     Então, considerando estas perspectivas, Como potencializar seu resultado e encontrar equilíbrio na primeira liderança?

    ALÊ:  O autocuidado precisa vir sempre em primeiro lugar, só assim você poderá ajudar os outros. Se você adoecer ou tiver um burnout, não poderá contribuir. Lembre-se que em um avião, você precisa colocar a máscara primeiro em você para depois ajudar o próximo.

    TAIS: Entender suas motivações, seus pontos fortes, como e onde desenvolver seus hard e softs skills, ter o tempo como seu aliado, fazer o seu melhor e focar no seu objetivo final, o processo pode ser difícil, mas não impossível.

    SASSÁ: Encarar como uma jornada que está apenas começando! Desapegue da sua função anterior! Busque desenvolver novos valores e habilidades profissionais, e gerencie seu tempo a seu favor e da sua equipe. 

    Se você quer seu primeiro cargo de liderança, qual ponto você entende que precisa desenvolver mais? 

    Comenta aqui, vamos adorar saber!

    / para ler em seguida

    Como lidar desde jovem com a expectativa dos outros com seu sucesso?

    A foto que ilustra este artigo está no Yearbook da escola americana onde estudei em Montevidéu, no Uruguai, em meados da década de 80. Todo ano faziam uma eleição...

    você tem que

    Quando escuto: “você tem que”

    Quando você escuta ou lê algo com a seguinte mensagem: “você tem que …” que sentimento inunda sua mente e coração? Somente eu posso fazer as minhas escolhas e...