Capacitação de líderes é prioridade para gestão de pessoas ainda em 2022, segundo GPTW

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    Liderança

    Capacitação de líderes é prioridade para gestão de pessoas ainda em 2022, segundo GPTW

    O mundo passou por mudanças em ritmo acelerado e, como resultado, vimos implicações nos ambientes de trabalho, principalmente na capacitação de líderes e gestão de pessoas. É fato que as empresas precisam incorporar uma abordagem mais humana, se quiserem avançar e ter o melhor desempenho daqui para a frente.

    A pandemia global foi, com certeza, o catalisador para muitos negócios e profissionais se questionarem sobre o que realmente importa para o futuro. As prioridades mudaram, o status quo foi desafiado e novos valores foram adotados.

    Com isso, no início deste ano, a Great Place to Work Institute (GPTW) divulgou um relatório de tendências de gestão de pessoas, no qual destacamos as principais prioridades, preferências e desafios esperados ainda em 2022.

    Vamos conferir?

    Quais os impactos da falta de capacitação de líderes nas empresas?

    Colaboradores procuram líderes em busca de orientação, apoio e crescimento. Porém, quando pessoas em posição de autoridade não estão preparadas para assumir seu papel, o que vemos são equipes desengajadas e insatisfeitas… e infelizmente isso ainda é uma realidade. Isso se manifesta no dado apontado pela GPTW: somente 37% das empresas percebem a relevância do desenvolvimento das lideranças.

    Quando gestores não recebem treinamento adequado, sua confiança e capacidade ficam em cheque. Essa falta de confiança afeta negativamente a forma como eles interagem com os membros da equipe, levando a:

    • Aumento do turnover;
    • Burnout;
    • Baixa produtividade;
    • Baixo engajamento.

    6 soft skills para líderes nos dias atuais

    As principais habilidades que um gestor visionário precisa, na verdade, são atemporais e independem do setor em que atuam. São elas:

    1. Autoconsciência na gestão de pessoas

    Significa simplesmente entender seus pontos fortes e fracos. Ajuda a tomar melhores decisões, dando mais autoconfiança e, por isso, comunicação com clareza e intenção. Isso permite entender as coisas de várias perspectivas, o que liberta de suposições e até preconceitos.

    2. Comunicação

    Uma boa liderança inspira mudanças positivas, capacitando aqueles ao seu redor a trabalhar em direção a objetivos comuns. Na verdade, a ferramenta mais poderosa é a comunicação. Vital para ganhar confiança, alinhar esforços na busca de objetivos e inspirar essas mudanças.

    3. Agilidade de aprendizagem

    Essa é uma habilidade que também envolve aprender com os erros, fazer perguntas perspicazes e estar aberto ao feedback. Para resumir, agilidade de aprendizagem é a habilidade de se adaptar a mudanças, é uma das chaves para o futuro.

    4. Cultive a inovação

    A inovação é crucial para qualquer empresa que queira permanecer relevante e bem-sucedida em seu campo. Gerir com inovação requer facilitar as operações cotidianas. Especificamente, um bom supervisor identifica inovadores dentro de sua empresa e lhes dá espaço e motivação para expressar suas ideias.

    5. Gestão emocional

    A inteligência emocional é uma habilidade importante para reconhecer e ajudar a resolver os problemas dos membros de equipes. É por isso que a inteligência emocional é uma parte importante de muitos estilos de liderança.

    Identificar lacunas e pontos de melhoria nessa jornada, possibilita potenciais para aprender, crescer e mudar. Veremos a seguir como compreender o novo momento da gestão de pessoas.

    Gestão de pessoas é a peça-chave para o futuro das empresas

    O futuro depende de líderes e gerentes que reconheçam que o ambiente de trabalho passou por mudanças significativas e essa progressão exige olhar para frente, não mais para trás.

    De fato, o relatório da pesquisa da Great Place to Work revelou que em um período tão desafiador, o otimismo ainda prevalece na maioria das empresas, mesmo com uma crescente mistura de incerteza, mostrando que a pandemia influenciou as intenções de muitas delas.

    Atualmente, há uma demanda maior por trabalho flexível e as empresas precisam considerar que, se não permitirem que seus colaboradores trabalhem remotamente ou, pelo menos, tenham algum nível de flexibilidade, outra empresa o fará.

    Com a adoção do formato híbrido ou até mesmo remoto, continua um grande desafio para as empresas, que precisam encontrar as tecnologias adequadas para dar conta de manter o fluxo de informações.” – Relatório da Great Place to Work, 4ª edição.

    Assim, a capacitação de líderes para a gestão de pessoas pode ajudar a tornar os ambientes de trabalho mais diversos, inclusivos e produtivos.

    Se deseja conhecer mais conteúdos sobre assim, não deixe de ler nosso artigo sobre Liderança Situacional.

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