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Afinal, o que é Personal Branding?
Sua marca pessoal é aquilo que falam quando você não está por perto. É a primeira impressão que você deixa. É o que as pessoas sentem quando pensam em você.
Todo mundo tem uma marca. Mas nem todos têm clareza sobre ela e a dominam de forma efetiva e consistente. Quando você toma consciência de quem você é e o que te faz único, suas atitudes se alinham com seus valores e isso é expresso na forma como você se comunica. Com isso, você deixa marcas que realmente impactam as pessoas. Não por ser perfeito, mas por ser autêntico e verdadeiro.
Personal Branding significa “gestão da marca pessoal”. A palavra marca está no gerúndio – branding – porque é algo contínuo e precisa ser ativo. Sua marca precisa ser gerida. O seu Personal Branding não pára. É tudo o que você faz, como você faz e porque você faz. E sobre tudo isso, é importante ter consciência.
Podemos dividir o processo de trabalho para iniciar a gestão de sua marca pessoal em 3 etapas:
- Entender quem você é e o que tem de único
- Definir o que você quer e porquê
- Planejar como você se comunica
Muitas pessoas nos procuram certas de que já sabem quem são e o que querem. Precisam apenas de apoio na etapa 3, para deixar claro seu posicionamento e comunicá-lo da melhor forma em seus canais de comunicação. Pode ser o currículo, a biografia resumida e a própria página do LinkedIn. E pode também ser o famoso “elevator pitch” (aquela apresentação rápida sobre você que pode ser feita no tempo que dura uma “viagem” de elevador) ou uma preparação para entrevista.
Mas às vezes, nesta jornada, se dão conta que estão no piloto automático, fazendo o que fazem e repetindo o mesmo discurso porque nunca pararam para pensar que poderia ser diferente. Nunca pensaram que seria importante ter uma coerência entre os caminhos profissionais que escolheram e o seu jeito de ser; entre as atividades que precisam executar diariamente e seus talentos e paixões; entre as pessoas que precisam conviver sempre por conta de seu trabalho e aquelas que lhe fazem bem.
É nessa hora que precisamos voltar, começar do início e fazer algumas perguntas importantes para entender “quem você é”. Refletir sobre seus valores, sua auto-imagem, seus talentos, suas crenças; avaliar seus aprendizados ao longo de sua história e entender quais são suas vulnerabilidades; e se dar conta de todas aquelas coisas que raramente paramos para pensar mas que fazem toda a diferença quando temos consciência delas em nossa mente.
E quando tudo isso está claro, a segunda etapa é definir o que você quer e entender o porquê você quer. Neste momento, falamos sobre propósito, motivações e impacto de nossas escolhas, pois são elas que irão nos nortear em um mundo cheio de possibilidades.
Como dizia o gato de “Alice nos País das Maravilhas”, para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve.
A partir daí, tudo fica mais simples. Quando temos auto-conhecimento e sabemos para onde queremos ir e porquê, o COMO fazer e como se comunicar fica muito fácil!
Para quem é executivo, empreendedor ou profissional liberal, sua imagem e reputação é seu maior ativo. Cada hora investida em conhecê-la e desenvolvê-la vale muito a pena. O Importante é que você tome as rédeas da sua imagem e faça a gestão de sua marca pessoal.
Certamente você já deve ter feito vários cursos para aprender a FAZER algo. Que tal colocar seu foco agora em entender todo o potencial que você tem para SER suas melhores versões?
Oscar Wilde, um dos dramaturgos ingleses mais populares do século XIX, tem um frase famosa que diz “Be yourself. Everybody else is already taken”.
Sem dúvida, mostrar o que você tem de único e especial será sempre a melhor opção.
Flavia Perez e Salete Deon são sócias da Unblur, atuam como Coaches executivas e de vida e são especialistas em Personal Branding.