/ receba nossos conteúdos
Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.
Culture Book: O que é o Manual de Cultura Organizacional?
É bem provável que você já tenha ouvido falar em cultura organizacional, não é mesmo? O termo é bem difundido e já virou um jargão conhecido no meio empresarial.
No entanto, trabalhar a cultura organizacional é algo bem maior que simplesmente escrever um texto bonito e publicar no site ou colar no mural da empresa. É preciso buscar meios para que os valores culturais em que a empresa acredita sejam realmente aplicados entre os colaboradores.
Criar um culture book, ou seja, um manual de cultura organizacional, é o primeiro passo para começar a fazer com que os valores da marca sejam aplicados em todos os níveis.
Para você saber mais sobre o assunto e compreender, de fato, o que é um culture book, como desenvolvê-lo e aplicá-lo, escrevemos este artigo. Continue a leitura e confira!
Saiba o que é o Manual de Cultura Organizacional
Antes de tudo, é importante que você realmente entenda o conceito de cultura organizacional. Em suma, o manual é um documento que transmite todo o contexto de valores e práticas culturais da organização de maneira clara, que atraia a atenção dos colaboradores e objetiva.
No livro “Comece pelo Porquê?”, Simon Sinek escreveu: “Culturas são grupos de pessoas que se unem em torno de um conjunto de valores e crenças… Uma empresa é um grupo de pessoas unidas igualmente em torno de um conjunto de valores e crenças. Não são produtos e serviços que a unem. Não é seu tamanho ou potência que a tornam forte. É a cultura compartilhada entre todos, do CEO a recepcionista.”
A cultura de uma região, por exemplo, está relacionada com o modo de vida de seus habitantes, assim como as suas expressões orais e escritas, que são passadas de geração a geração. Trazendo essa realidade para dentro de uma empresa, temos a cultura organizacional. Esse fenômeno pode ser definido como o conjunto de valores, princípios éticos e normas em que a companhia acredita.
O culture book nada mais é que um livro ou manual, que reúne todas essas informações. A ideia é que todos os colaboradores e pessoas que representam a marca de alguma forma tenham uma fonte de consulta sobre os valores da empresa.
Isso é muito útil para que a empresa siga um padrão ao abordar os clientes e prospects em atendimentos, por exemplo.
Conheça os benefícios da aplicar do Manual de Cultura Organizacional nas Empresas
Criar e aplicar um manual de cultura organizacional nas empresas traz diversos benefícios para as organizações. Veja, a seguir, alguns deles.
- Definição de uma linguagem e estilo
Quando a empresa tem um culture book, podem ser trabalhadas questões como a linguagem e o estilo da marca.
Uma empresa focada no público jovem pode ter uma linguagem mais despojada e descontraída nas redes sociais e no atendimento telefônico, por exemplo.
Por outro lado, uma companhia que atende executivos e tem um perfil mais sério, deve ser bem mais formal.
Questões como essas são trabalhadas no manual de cultura organizacional da empresa.
- Padronização dos atendimentos
Quando os funcionários conhecem bem a cultura de uma empresa, o atendimento pode ser padronizado, seguindo uma série de padrões e protocolos.
Isso é muito utilizado em franquias ou empresas com mais de uma unidade. Se você for em uma lanchonete do McDonalds, em qualquer lugar do mundo, receberá o mesmo padrão de atendimento, por exemplo.
Essa padronização só é possível porque todos os colaboradores têm acesso a um manual de cultura organizacional muito bem feito, contendo todas as informações que eles necessitam sobre a marca.
- Exemplificando a Cultura da Empresa
Todos os registros das práticas culturais das empresas devem ser apontados e nada deve ser esquecido.
No entanto, existem alguns pontos importantes que merecem destaque no manual. É o caso das políticas de assédio, relacionamento com o time, feedbacks, preocupação com a saúde dos colaboradores, etc.
Assim, podemos dizer que o manual de cultura organizacional é importante para transparecer, de forma clara e objetiva, como a empresa age e como os funcionários devem se portar diante de circunstâncias como essas.
Além disso, o manual de cultura organizacional é ferramenta de apoio para identificar se os colaboradores e candidatos sempre apresentam níveis de compatibilidade com as crenças e comportamentos almejados pela organização. Logo, é possível selecionar a melhor opção em relação ao fit cultural da corporação.
Confira um exemplo de Manual de Cultura Organizacional
Agora que você já sabe mais sobre o que é um manual de cultura organizacional, deve estar curioso para ver como é esse documento, certo? Por isso, trouxemos um exemplo prático.
Veja o culture book da Netflix e confira como a gigante do streaming organiza os seus aspectos culturais que são repassados aos colaboradores.
Desenvolver um manual de cultura organizacional trará muitos resultados positivos para o seu negócio. Por isso, não perca mais tempo e comece a elaborar esse documento o quanto antes.
Outra tendência interessante para você ficar de olho é a Metodologia DISC. Leia agora o nosso artigo sobre os 4 tipos comportamentais da ferramenta!