Feedback e Feedforward: conheça 5 aplicações nas corporações

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    Liderança

    Feedback e Feedforward: conheça 5 aplicações nas corporações

    Entre tantos conceitos do universo corporativo, os de feedback e feedforward são fundamentais para fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

    Você já deve estar familiarizado com a ideia de feedback, que é basicamente uma devolutiva que os funcionários recebem por seu trabalho. Já o feedforward, menos conhecido que o anterior, ainda deixa algumas dúvidas entre os profissionais.

    O termo foi cunhado pelo coach e autor best-seller Marshall Goldsmith, que escreveu o livro intitulado “FeedForward” e muitos outros. Assim, o especialista em gestão de pessoas desenvolveu uma das mais importantes ferramentas de valorização do capital humano.

    Neste artigo, vamos abordar ambos os conceitos, feedback e feedforward, e explicar como eles funcionam na prática. Ficou interessado? Siga a leitura!

    Feedback e Feedforward: definição e características

    O que esses termos têm em comum? Bom, ambos são ferramentas de gestão aplicadas nas organizações e estabelecem a comunicação entre liderança e funcionário. Todavia, existem diferenças entre as duas práticas. Veja os próximos tópicos e entenda!

    Feedback

    Seu objetivo é avaliar o desempenho, acontecimentos e comportamentos de determinado colaborador que ocorreram em algum momento no passado. Essas ações podem ser consideradas positivas ou negativas, e é isso que vai guiar o tom do feedback.

    O feedback consiste em fornecer uma resposta à performance ou ao comportamento do funcionário, fundamental para reconhecer os esforços bem-sucedidos, bem como as questões que demandam melhoria.

    Feedforward

    O feedforward, por sua vez, tem como foco as ações que estão por vir, tem foco no futuro. Em outras palavras, serve para encaminhar o colaborador ao aperfeiçoamento de suas habilidades. Muito usado para desenvolver soft skills, o feedforward concentra-se no que pode ser feito de agora em diante para conquistar melhores resultados.

    Existe semelhança entre as duas abordagens, mas há uma diferença significativa. Enquanto o feedback se baseia em fatos passados, o feedforward direciona para o futuro. Ambos os métodos são construtivos e possuem suas vantagens, inclusive, pode-se dizer que se complementam.

    5 aplicações do Feedback e Feedforward nas organizações

    Para demonstrar como é a aplicação de feedback e feedforward no dia a dia das empresas, elaboramos a lista a seguir. Confira!

    1. Saiba quando usar cada um

    No ambiente corporativo, o ideal é combinar as duas técnicas. A partir do momento em que a liderança identifica lacunas a serem preenchidas após avaliar o desempenho do colaborador, o próximo passo é tomar medidas de aprimoramento.

    A primeira etapa diz respeito ao feedback, e a segunda, ao feedforward.

    Na prática, o feedback funciona como reuniões individuais e periódicas (ou por livre demanda), nas quais o líder comunica ao colaborador sua percepção. A parte comunicativa do feedforward pode acontecer logo após o feedback, com o intuito encontrar a solução para a questão levantada inicialmente.

    E, então, é só partir para a ação: treinamentos e cursos de qualificação são boas formas de potencializar a performance do funcionário.

    2. Entenda o comportamento do colaborador

    Um líder precisa ver seu time como um todo e, ao mesmo tempo, saber diferenciar seus membros. A princípio, é preciso analisar a individualidade de cada profissional e só assim compreender como ele age em equipe.

    Diferentes perfis comportamentais exigem diferentes abordagens de feedback e feedforward. Por isso, antes de dar o retorno e as orientações devidas, busque entender o que deve ser enaltecido e o que deve ser aprimorado em cada um.

    3. Estimule a autorreflexão

    Tanto o feedback quanto o feedforward são mais funcionais quando o colaborador está realmente interessado em se desenvolver. Portanto, a participação ativa é indispensável para o êxito da aplicação dessas ferramentas.

    Nesse sentido, o líder deve levantar questões que despertem a autorreflexão, por exemplo:

    • O que você sente que precisa melhorar?
    • Como pretende alcançar seus objetivos?

    4. Estabeleça um plano de ação

    Após as conversas com o colaborador, é preciso agir para concretizar as transformações necessárias. A estratégia só se torna completa quando se coloca em prática aquilo que foi dito.

    Uma vez ciente dos aspectos de melhoria, um plano de ação deve ser elaborado e acompanhado pela gestão.

    5. Promova a cultura de feedback e feedforward

    É interessante que as abordagens sejam parte da cultura organizacional, e não apenas ações pontuais. Dessa forma, é possível observar o desenvolvimento de cada um ao longo do tempo, além de que os colaboradores compreendem a atitude como um hábito.

    Vale mencionar que o feedforward pode ser feito em grupo, de modo que o time possa compartilhar suas metas e anseios, além de ações para endereçar os pontos de desenvolvimento..

    Qual a importância do Feedforward nas empresas?

    Olhar para o futuro é algo intrínseco nas empresas, afinal, todos esperam colher bons frutos. Nesse contexto, o feedforward contribui para fortalecer as projeções da companhia através do estímulo e motivação que promove nos funcionários.

    Além disso, o método:

    • Favorece a comunicação e as relações interpessoais no trabalho;
    • Impulsiona o engajamento das equipes;
    • Fortalece a cultura organizacional;
    • Reduz a taxa de turnover;
    • Aumenta os resultados satisfatórios.

    Com este conteúdo, você pôde compreender como funciona o feedback e feedforward nas corporações. Caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, leia nosso artigo em que te contamos o que é feedforward e qual a diferença para feedback.

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