Personal Branding: qual importância para carreiras e organizações?

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    Personal Branding: qual importância para carreiras e organizações?

    “Cada pessoa é um mundo. Cada pessoa tem sua própria chave e a dos outros nada resolve…”. Antes mesmo de termos como personal branding dominarem os meios corporativos, a icônica Clarice Lispector já ilustrava bem o assunto que vamos tratar no artigo de hoje.

    De fato, cada pessoa é única, e é disso que se trata a marca pessoal, um grande ativo que cada pessoa pode ter se souber trabalhar bem e cuidar da sua imagem. Veja, segundo artigo científico intitulado Personal Branding: Antecedentes e Consequentes da Marca Pessoal ¹ – e publicado na “Revista Gestão em Análise” – a gestão de marca pessoal é um diferencial no mercado de trabalho e grande fator para o sucesso profissional.

    O personal branding oferece benefícios que vão além dos ganhos pessoais e neste artigo vamos apresentar como imagens de indivíduos podem fortalecer marcas institucionais. Continue a leitura!

    O que é personal branding e quais os seus benefícios?

    Aquela ideia de que “a primeira impressão é a que fica” tem tudo a ver com o Personal Branding. Afinal, o conceito diz respeito à maneira como você se apresenta diante de quaisquer pessoas, sejam amigos, vizinhos, colegas de trabalho, clientes etc.

    A verdade é que não leva tanto tempo para que as pessoas criem uma ideia inicial sobre alguém, concorda? Fazendo você ou não um trabalho de gestão de marca pessoal, as pessoas desenvolvem uma impressão sobre você.

    Por outro lado, o Personal Branding é um processo: é o ato contínuo de construção de uma marca pessoal, seja para fins profissionais ou não. Trata-se da criação e gestão de uma estratégia e de uma ferramenta poderosa para profissionais que desejam construir uma boa reputação e carreira.

    Quem faz a gestão de sua marca pessoal tem domínio sobre a marca que deixa por aí e, assim, consegue transmitir seus valores, personalidade e habilidades de forma consciente.

    Como resultado, recebe mais oportunidades devido à autoconfiança que demonstra ao se posicionar de forma clara e autêntica sobre si mesma. Isso aumenta a credibilidade do profissional e, consequentemente, a credibilidade e impacto positivo da empresa na qual atua.

    Como fazer a gestão de marca pessoal

    A estratégia reúne atitudes e métodos a serem trabalhados para ser realmente efetivo. Vamos elencar, em seguida, algumas maneiras de desenvolver sua marca pessoal.

    1. Entenda o que é marca pessoal

    Primeiramente, tenha consciência de que branding pessoal não é a mesma coisa que marketing pessoal. Estabelecer sua marca não é uma ferramenta de autopromoção, é uma expressão do seu protagonismo em sua vida e carreira.

    O foco aqui é o que as pessoas pensam e dizem sobre você, isto é, a impressão que você deixa nelas. Todos terão uma imagem sobre você. E é seu papel trabalhar para garantir que essa imagem seja coerente com sua identidade ou com características reais suas que deseja destacar para o outro.

    2. Descubra quem você é: autenticidade e autoridade

    A marca pessoal notável é aquela que transmite autenticidade e autoridade, portanto, esses são os principais aspectos a serem desenvolvidos.

    Antes de tudo, é preciso entender quem você é, para, então, comunicar sua identidade ao mundo. Nesse ponto, vale atentar-se às suas características mais genuínas e espontâneas.

    3. Tenha compreensão do entorno: essencial para o personal branding

    Este tópico diz muito sobre a maneira como você irá se comunicar. Aqui temos dois vieses:

    • Sua linguagem pessoal
    • O ambiente no qual você está inserido.

    É importante estabelecer seu tom de comunicação a partir desses dois pontos para ser possível haver o diálogo correto. Afinal, é disso que se trata a comunicação – transmitir uma mensagem de forma clara e sem ruídos possíveis.

    4. Utilize ferramentas para lapidar o seu discurso e se comunicar

    Há diversas ferramentas que podem te ajudar a lapidar o seu discurso pessoal. Veja as principais:

    Golden Circle

    Simon Sinek, escritor do livro Start with Why (Comece com o Por quê) defende que alguns líderes conseguem inspirar mais do que outros porque raciocinam e agem conforme o Golden Circle (Círculo de Ouro), que se divide – de dentro para fora – em:

    Fonte da imagem

    Quando se tem clareza sobre suas motivações (porquê) e sua maneira de fazer as coisas (como), o quê você faz e como você se comunica para o mundo fica muito mais fácil!

    Storytelling e personal branding

    Storytelling é uma técnica tão antiga quanto a humanidade. A narrativa de histórias está presente desde os registros das antigas civilizações, permitindo que hoje tenhamos conhecimento de culturas que estão milhares de anos distantes de nós.

    Através do storytelling você conta a sua trajetória, inspira e expressa a sua autoridade na área em que atua para as pessoas que deseja.

    Até aqui, abordamos como as pessoas podem começar a desenvolver sua marca pessoal, vamos agora entender como as marcas pessoais podem ser positivas para as empresas.

    Como a marcas pessoais podem ser positivas para empresas

    Os consumidores modernos, também chamados consumidor 4.0 ou consumidor digital, são os mais criteriosos da nossa história recente.

    Hoje, devido à relativa popularização da internet e dos smartphones, muitos segmentos de mercado possuem públicos altamente criteriosos, que não consomem somente marcas, mas toda a experiência que ela oferece.

    Dentro dessa realidade, existem os pontos de autoridade e referência, que podem ser influenciadores que chancelam a validade de produtos, serviços e de imagens das marcas. E isso se dá não somente com o consumidor final, mas também com outros stakeholders, como parceiros de negócios, investidores e todo ecossistema nos quais os negócios estão inseridos.

    Nesse contexto, nunca foi tão imperativo que as empresas tenham figuras humanas estrategicamente bem posicionadas as representando. O rosto de uma pessoa real, com qualidades, defeitos, histórias e relacionamentos fortalece o aspecto abstrato das marcas, afinal, indivíduos de importância e notoriedade passam a representá-las.

    Estudo de caso de marca pessoal

    Um exemplo de personalidade pública que faz bom uso do personal branding é Luiza Trajano, empresária e Presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza.

    Luiza lidera a imagem da empresa e, de fato, a personifica (lembre-se do avatar criado nas redes sociais, a Magalu). E ela vai além, atuando em pautas pertinentes ao seu propósito e engajando milhares de pessoas nas redes sociais todos os dias, aliás, foi Top Voice no LinkedIn em 2020.

    Este é um exemplo poderoso de gestão de imagem pessoal, mas ele não se manifesta somente em grande escala. Sobretudo nas mídias digitais, há funcionários, gerentes e CEO’s de empresas de diversos segmentos e portes liderando trend topics e posicionando-se sobre determinadas pautas. Essas mesmas pessoas também participam de eventos corporativos, palestrando em seus nomes e levando a marca de suas empresas consigo.

    A mesma presença pessoal também é notada em casos delicados que exigem posicionamentos, como foi no início da Pandemia do novo Coronavírus em 2020, em discussões pertinentes e até mesmo em pronunciamentos.

    Mas, atenção, é muito importante frisar que fazer a gestão de sua marca pessoal exige um preparo!

    Não basta simplesmente aparecer nas mídias digitais e encontros de negócios, é preciso haver um excelente planejamento sobre a imagem dessas pessoas e como elas se relacionam com o nome das organizações que representam. Luiza Trajano certamente fez isso!

    Em suma, tanto líderes quanto colaboradores que investem em gestão de marcas pessoais são altamente beneficiados com a estratégia.

    A Unblur desenvolveu uma metodologia própria para gestão de marcas pessoais, criada a partir de toda a base de conhecimento, formação e experiência de nossas sócias-fundadoras. Conheça a Unblur e o serviço de Personal Branding.

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