Tipos de Startups: conheça as mais relevantes e descubra qual é a sua!

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    Tipos de Startups: conheça as mais relevantes e descubra qual é a sua!

    Você sabia que existem diversos tipos de startups? Quando falamos em empreender, o conceito startup — empreendimentos que tem um modelo de negócios escalável e repetível — logo vem à mente.

    Nas palavras de Neil Blumenthal, co-fundador da companhia americana que já foi considerada uma startup, a Warby Parker, o conceito diz respeito a uma “empresa que trabalha para solucionar um problema cuja resposta não é óbvia e cujo sucesso não é garantido”.

    De modo geral, elas nascem de ideias, passam por processos como o MVP — Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável — e podem ser auxiliadas por aceleradoras, incubadoras, mentores, investidores e tantos outros agentes e órgãos que acreditam em seu potencial.

    O propósito de muitas startups é crescer rapidamente, chegando a ser uma Scale Up.

    Esse modelo tem ganhado tanta visibilidade que um estudo da Embrapa apontou que somente em 2020 mais de uma startup foi criada por dia no Brasil

    Ainda, segundo estimativa da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), há no Brasil pelo menos 6 mil startups, mas isso não quer dizer que todas são bem resolvidas, ao contrário.

    Planejar estratégias para impulsionar o empreendimento e realmente entender em que modelo essa ideia se encaixa é um dos pilares para o sucesso do negócio. Por isso, hoje, vamos apresentar os principais tipos de startups que existem.

    Conheça os 6 Tipos de Startups:

    1. Scalable startups ou Startups Escaláveis

    Em tradução livre, uma Scalable Startup é uma Empresa Escalável. Grandes exemplos são o Google, Facebook, Skype, Uber e Airbnb.

    Para serem consideradas scalable startups, elas se mantêm de capital de risco, geralmente já estão em pleno funcionamento e têm ainda mais potencial de crescer.

    São negócios que já identificaram um modelo replicável, tem muito potencial para crescer, mas ainda necessitam de investimento para expandir, chegar em outro nível de execução, isto é, captar novos clientes, contratar novos talentos, treinar seus colaboradores e, consequentemente, conquistar mais rendimento.

    Como na maioria dos modelos, as scalable startups visam gerar receita e manter custos baixos.

    2. Large company startups ou Startups de Grande Porte

    Sabe as empresas que lançam produtos “fora da curva”, revolucionários, e mudam como a sociedade lida com as soluções e tecnologias? Essas são as Large Company Startups.

    Trata-se de projetos autossuficientes e que se adaptam rapidamente, portanto devem acompanhar as mudanças sem folga! 

    Um bom exemplo do que estamos tratando é a Apple, fundada em 1976 e reinventou como as pessoas se relacionam com seus computadores pessoais — transformando-os em mais do que um simples produto!

    Como são autossuficientes, se adaptam e crescem com novas demandas, tendências e transformações. A própria Apple desde seu primeiro computador lançado, em 1976, não  parou de inovar. 

    Vemos que, mesmo após 40 anos de mercado e o falecimento de seu idealizador e CEO, Steve Jobs, a large company startup, consolidada e líder de mercado, busca inovar em seu modelo de negócio, superando a si mesma.

    3. Buyable startups ou Startup Adquirível 

    Vamos falar de grandes ideias de alto risco. Essas são as Buyable Startups ou, em tradução livre, Empresas “Compráveis”.

    Elas podem precisar do auxílio de investidores para ganhar impulso, se instrumentalizar e crescer. E aqui os investidores têm um papel muito importante, pois são eles que viabilizam a ideia, mais uma vez, de alto risco.

    Além de passar por fases de investimentos, as buyable startups podem ser compradas por gigantes, como o Facebook, que adquiriu o Instagram e o WhatsApp, integrando essas redes sociais ao seu leque de produtos.

    Aliás, esse é o caso de muitas startups que desenvolvem aplicativos móveis.

    4. Lifestyle startups

    Como o próprio nome indica, as Lifestyle Startups são empreendimentos movidos por um estilo de vida, algo que nasce de seus idealizadores. 

    Da mesma forma como as demais, há uma grande ideia envolvida nesse tipo de empreitada, mas o seu objetivo não é somente crescer e lucrar em escala.

    Os empreendedores, nesse modelo, buscam por profissionais com as mesmas visões de mundo, estilo que se identificam com o negócio — o que é um grande fator motivacional e torna o ambiente de trabalho mais positivo e engajado.

    A grande essência de quem desenvolve uma lifestyle startup é a paixão pelo que faz e o seu estilo de vida é aplicado na condução da empresa.

    Um exemplo das lifestyles startups é a iSurfer, fundada por Matthew Jones, ex-surfista e professor de surf. 

    Assim, não somente o sucesso da empreitada, mas a paixão de seu idealizador e CEO, motivou outros profissionais surfistas e simpatizantes do estilo a se juntarem a ele.

    5. Social startups ou Startups Sociais

    Seguindo, de certa forma, a mesma linha de raciocínio dos tipos de startups que mencionamos no tópico acima, as Social Startups, ou Startups Sociais, são empreendimentos que desejam ajudar determinado nicho de pessoas ou problema, realizando um trabalho social.

    Aqui, não importa se essas organizações têm ou não fins lucrativos; e sim o resultado do que fazem para determinada comunidade, região etc. Ainda assim, ela pode ter fins lucrativos, ou não, ou unir esses dois modelos.

    As pessoas que trabalham numa social startup podem fazê-lo como um trabalho voluntário ou, ainda, receber um salário, custeado por investidores, governos, entidades privadas etc.

    Alguns exemplos desses tipos de startups são a Quero Bolsa, Diaspora.black, Colab: e O Polen.

    6. Small business startups ou Startups de Pequeno Porte

    Apresentamos grandes e ostentosas companhias, o faz parecer que todas as startups devem obrigatoriamente ser gigantes e multimilionárias, mas não se engane.

    Elas também têm o papel de movimentar a economia local, e o seu porte não determina o seu valor. Esse é o caso das Small Business Startups, negócios pequenos, geralmente criados e administrados por micro e pequenos empreendedores, e têm pouquíssimos funcionários.

    Um traço característico das small business startups é a pouca experiência e até mesmo uma visão um pouco limitada à gestão da startup. Seu capital vem de seu próprio trabalho e das economias do administrador.

    Podem ser negócios familiares e geralmente são tecnológicos, a exemplo trabalham com Marketing Digital, Programação e Desenvolvimento Web.

    Conforme o estudo “Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups”, da ABStartups e Accenture (2017), 63,5% são compostas de 1 a 5 membros.

    Afinal, em quais tipos de startup a sua empresa se encaixa?

    Conseguiu identificar quais tipos de startups podem se adaptar melhor ao seu produto ou serviço?

    Pode não ser tão simples, então uma dica é: comece excluindo as que de fato não fazem sentido para você. Por exemplo, se seu propósito não é fazer um projeto social, descarte logo de cara as social startups.

    Caso o seu negócio seja pequeno, entender-se como uma small business startup também faz sentido, mas vale ressaltar que não é necessário ficar preso a esse status, tudo depende de como a solução evolui e é aceita por seu público.

    Gostou da leitura? Nós falamos mais detalhadamente sobre Scale Up nesse artigo, confira!

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