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Geração Z: afinal, você sabe o que é e como gerenciá-los?
Se os millennials já vêm gerando impactos no mundo e no mercado de trabalho, a geração Z chegou para “causar” ainda mais. Esse grupo é a principal referência quando falamos em novos talentos: eles são completamente tecnológicos e sedentos por evolução na carreira.
Você sabia?
Boa parte dos jovens dessa geração almeja alcançar cargos de liderança, mais especificamente 47% das 2.120 pessoas entrevistadas pela Heach Recursos Humanos. O estudo indica, também, que 76% dos jovens entre 18 e 26 anos acreditam na importância de desenvolver habilidades sociais, como a inteligência emocional.
Tais dados revelam a necessidade de atentar-se ao perfil dos profissionais Z para que a gestão seja compatível com suas pretensões. Assim, o desenvolvimento destes pode garantir o futuro da organização, inclusive no que se refere à sucessão empresarial.
Siga esta leitura e saiba mais sobre a presença da geração Z no mercado de trabalho!
O que é a Geração Z?
A tão falada geração Z, ou simplesmente gen Z, inclui pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e 2010. São verdadeiros nativos digitais, já que vieram ao mundo em meio à consolidação da era digital e popularização dos dispositivos mobile.
Os integrantes da gen Z tiveram contato com variados recursos tecnológicos, sobretudo os smartphones, desde muito cedo. Por isso, são ainda mais familiarizados com a tecnologia em comparação à geração anterior (geração Y), que acompanhou a transição do analógico ao digital.
Aliás, a relação com as redes sociais, aplicativos e outras ferramentas é uma característica inerente a esse grupo. A comunicação é ágil, tal qual a busca por informação facilitada pelo amplo acesso à internet.
Embora a tecnologia seja o ponto forte desses jovens, eles não se resumem a isso, afinal de contas, são também despojados no modo de se vestir e bastante ligados a causas sociais e ambientais.
Os principais comportamentos da Geração Z no trabalho
A chegada desses jovens no mercado de trabalho pode até ser impactante para aqueles que já atuam há décadas e estão habituados a costumes tradicionais. No entanto, é preciso enxergar com outros olhos as mudanças que os novos talentos propõem direta ou indiretamente à liderança.
Para te ajudar nessa missão, selecionamos as principais características dos profissionais da gen Z no ambiente corporativo:
- São imediatistas;
- Gostam de flexibilidade;
- Prezam pela autonomia;
- Costumam rejeitar hierarquias;
- São criativos, comunicativos e inovadores;
- Possuem forte tendência ao empreendedorismo;
- Estão constantemente conectados às redes e afins;
- Não se apegam a empresas, priorizam empregos com os quais de fato se identificam em termos de valores e propósitos.
4 dicas para Gerenciar os colaboradores da geração Z
De acordo com dados publicados pela Forbes, os profissionais Z representarão 20% dos trabalhadores nos EUA nos próximos dois anos, o que corresponde a nada menos que 61 milhões de pessoas.
A tendência é que o cenário brasileiro seja análogo ao dos Estados Unidos e, então, surge o questionamento: como proceder para reter talentos e mantê-los engajados no trabalho?
1. Invista no desenvolvimento
Conhecimento é o que move as novas gerações em direção ao futuro. Sendo assim, proporcionar o desenvolvimento de soft skills e habilidades técnicas é uma boa prática que você pode aplicar no gerenciamento de funcionários Z.
Isso pode ser feito através de treinamentos corporativos, cursos de idiomas, ou qualquer outra alternativa que permita a continuidade da capacitação intelectual e técnica dos colaboradores.
2. Evite autoritarismo
Este é um ponto de atenção! É preciso encontrar o equilíbrio entre a liberdade dos jovens colaboradores e o posicionamento da liderança.
Já mencionamos que esses profissionais apreciam a autonomia, o que é vantajoso tanto para sua produtividade quanto para a cultura empresarial. Conduta autoritária na organização não combina com esse grupo e eleva a taxa de turnover.
Mas isso não significa que os líderes não devem cumprir seu papel, a verdadeira questão é como a liderança se relaciona com os novos talentos.
Com a atribuição de tarefas sem controle excessivo, feedbacks sinceros e, comunicação transparente e abertura ao diálogo, sua gestão se adequa à realidade da geração Z sem que você percader o foco nos resultados que precisam ser alcançados.
3. Apresente perspectivas de carreira
A ideia é fugir dos planos de carreira padronizados! O que eles almejam é enxergar possibilidades reais de evolução na empresa e isso os mantêm motivados.
Lembre-se que os jovens são mais desapegados e, se não enxergam oportunidades de crescimento, podem facilmente buscá-las em outra companhia. Por isso é importante traçar uma visão de futuro profissional dentro da organização, mas de forma personalizada às particularidades do indivíduo para que ele possa potencializar sua experiência e vontade de crescer profissionalmente.
4. Permita a flexibilidade
Tenha em mente que os profissionais da geração Z não apreciam os modelos de trabalho extremamente engessados. Horários flexíveis e o home office são grandes atrativos para esse público, mas é evidente que modalidades alternativas de trabalho dependem da realidade da empresa.
Portanto, é essencial considerar a probabilidade de flexibilizar a jornada de trabalho, tendo em vista que os colaboradores Z se tornam mais dedicados e proativos diante de um modelo mais adaptável.
Estratégias de gerenciamento são fundamentais para lidar com a geração Z no trabalho, uma vez que o ambiente organizacional é perfeitamente ajustável desde que se compreenda o perfil dos novos profissionais.
Se você quer aprofundar ainda mais no assunto, conheça também os tipos de funcionários e como lidar com eles!