17 gestores em 30 anos. Ep.#8 “Um profissional de sucesso é 200%: 100% focado no que faz e mais 100% focado nas oportunidades.”

/ receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail e receba nossos próximos conteúdos exclusivos.

    Career

    17 gestores em 30 anos. Ep.#8 “Um profissional de sucesso é 200%: 100% focado no que faz e mais 100% focado nas oportunidades.”

    “Um profissional de sucesso é 200%! Ou seja, 100% focado no que faz e mais 100% focado nas oportunidades.” – palavras de um antigo gestor que nunca mais esqueci.

    Eu estava muito no início da minha carreira quando ouvi esta frase de um diretor do banco onde eu trabalhava. Ele estava exercendo sua função de líder, naqueles momentos mágicos em que os grandes chefes vão dar umas palavras motivacionais para o time todo. Alguns, como ele, sabem que todos buscam satisfazer aos seus objetivos pessoais e que uma carreira bem planejada também traz resultados significativos para as organizações.

    Eu tinha poucas oportunidades na época de ouvir pessoas como ele falarem. Depois de tantos anos, ainda me lembro que ele nos fazia refletir sobre o que estava sob o nosso controle e esta frase nunca saiu da minha cabeça. Inclusive, propaguei a minha interpretação dela inúmeras vezes em que era eu quem estava ali frente ao time, pensando no que poderia dizer para fazer diferença na carreira daquelas pessoas.

    Estar 100% focado no que fazemos, para mim, é buscar o meu melhor a cada dia. Perceber momentos de acomodação e decidir se é hora de dar um tempo para respirar ou de fato caí na zona de conforto. “Buscar o meu melhor” não é apenas referindo-me a minha performance individual, mas também no impacto que gero à minha volta, na marca que deixo, nas contribuições que faço, nas conexões que fortaleço, nas lições que aprendo e nos resultados que produzo para o negócio e consequentemente para minha família.

    Estar 100% focada nas oportunidades, para mim, é estar atenta ao próximo passo, onde posso chegar e o que preciso desenvolver para alcançar isso. É ampliar a visão de futuro, pensar com positividade, buscar autoconfiança e criar desafios. As chances de sucesso vão depender do meu preparo, da minha reputação, dos meus relacionamentos, da minha flexibilidade, de como me comunico e do quanto eu acredito em mim mesma.

    Eu senti aquela frase desta forma e sigo minha carreira exatamente assim até hoje, mesmo depois de ter alcançado cargos de diretoria e agora estar empreendendo e investindo em empresas. Busco ser “200%” sempre. Confesso que muito mais fácil foi quando entendi o que eu gostava de fazer. À medida que descobria meus talentos foi tornando-se mais fácil ainda fazer escolhas certas, performar, gostar de mim mesma e ser feliz no trabalho.

    Um grande líder impacta muito positivamente quando faz bom uso do poder de suas mensagens. Mas, cabe a cada um de nós buscarmos o autoconhecimento necessário para encontrar o foco que nos faz feliz.

    / para ler em seguida

    economia da paixao

    A Economia da Paixão: gerando renda com o que amamos fazer

    Há tempos falar em "Economia da Paixão'' podia parecer algo utópico e muito longe de nossa realidade. Trabalhar com o que se ama? Saiba mais!

    A empregabilidade e os desafios da carreira

    A empregabilidade e os desafios da carreira

    O que já vinha ocorrendo antes da pandemia se intensificou. Assim, empregabilidade e os desafios da carreira foram trazidos à tona.